Santa Maria, uma das cidades mais pujantes do Estado, acaba de ganhar um espaço único e exclusivo dedicado à conexão dos atores da economia criativa. O LabCriativo nasceu no Distrito Criativo Centro-Gare, idealizado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria a iniciativa conta com o apoio do Sebrae que será responsável por realizar diversas capacitações no local com foco nos empreendedores do setor de Economia Criativa, assim como o apoio do Sicredi. A iniciativa se posiciona como um dos principais expoentes do empreendedorismo na Região Central do Estado. O espaço está situado no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2038) e será inaugurado no dia 3 de agosto, às 18h. Estamos em um passo importante para conectar a cidade cada vez mais com uma das tendências que movimentam o Brasil.
Conceito
Com destaque como um dos pilares do desenvolvimento econômico e cultural em diferentes regiões do mundo, a economia criativa engloba diversos setores, tais como cultura, moda, música, design, artesanato, tecnologia e inovação, televisão, cinema, rádio e fotografia. A sua base é a criatividade e a capacidade de gerar valor a partir de ativos intangíveis, como ideias, inovação e cultura. Além disso, é importante considerar soluções que envolvam o aspecto humano e a sustentabilidade.
Movimento na economia
Alguns dados significativos são essenciais para compreender o cenário da economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) no Brasil. Em abril, o Observatório Itaú Cultural divulgou números que indicam o movimento de R$230,14 bilhões em 2020, o que equivale a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB).
Contexto local
No ano de 2021, a Prefeitura de Santa Maria deu início à implementação do primeiro Distrito Criativo da região, situado na região Centro-Gare, local de grande importância histórica e com uma presença significativa de empreendimentos criativos. Desde então, uma série de iniciativas vem sendo realizadas com o intuito de fortalecer e desenvolver, contando com a ativa participação de entidades locais.
Em 2023, com apoio do Sebrae, foi estabelecido uma parceria para a execução de um Projeto de Articulação de Economia Criativa. Essa iniciativa tem como objetivo principal capacitar empreendedores criativos, proporcionando maior visibilidade, competitividade e valor agregado aos negócios criativos de Santa Maria.
O papel do LabCriativo
Um dos diferenciais do local é a busca ativa por empreendedores com perfil criativo. O LabCriativo une inovação, empreendedorismo e criatividade como uma oportunidade para acelerar o desenvolvimento e potencializar a reabilitação urbana no Centro Histórico de Santa Maria. Um espaço integrador que cria, compartilha, capacita e empreende. Com o apoio do Sebrae RS, será realizado capacitações, conteúdos, palestras, cursos, workshops e outras ferramentas para a formação de donos de negócios.
Impacto
A economia criativa é um dos expoentes do empreendedorismo gaúcho, com amplas oportunidades para quem quer se profissionalizar e atuar neste segmento. Com o LabCriativo, teremos mais uma ferramenta para capacitar empreendedores criativos, aumentando a visibilidade, a competitividade e o valor agregado aos seus empreendimentos. O projeto está em total consonância com as estratégias de desenvolvimento regional baseadas no foresight – que visualiza possibilidades futuras e considera as diversas realidades (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).
Oportunidade
Em Santa Maria, o segmento já se apresenta como uma força motriz, impulsionando a geração de empregos, atração de investimentos e o fortalecimento da identidade cultural da região. Ao olharmos para o panorama brasileiro, temos agora um espaço dedicado a potencializar e fomentar ainda mais esse cenário promissor, agora com o desdobramento na nossa cidade.