Jaqueline Silveira

Vereador se lança de vice, outro lança críticas para todos os lados

A eleição 2024 só ocorre em 6 de outubro de 2024, mas o fato de o cenário se antecipar pela futura dobradinha Valdeci Oliveira (PT) e José Farret (União Brasil), e o PL anunciar o convite de filiação do vice-prefeito Rodrigo Decimo, hoje no União Brasil, ao partido e já o tratar como pré-candidato, esquentou o debate na sessão de terça-feira (8). Teve parlamentar se lançando, outro, que mira o Executivo, disparando críticas para todos os lados, e vereadores trocando farpas lá e cá. Confira:


Vice da “centro-direita”

No espaço de comunicação de liderança na sessão da última terça-feira, o vereador Manoel Badke, Maneco, disse que permanece no União Brasil (UB), pelo menos, por enquanto, até março. E se colocou à disposição para ser pré-candidato.

 
“Eu estou colocando meu nome pelo União Brasil como candidato a vice-prefeito de Santa Maria”, afirmou. Como a cúpula estadual do partido decidiu romper com o governo Jorge Pozzobom (PSDB) e se aliar ao PT –com José Farret, filiado ao UB para compor a chapa do deputado Valdeci Oliveira (PT) –, há um impasse.

 
Badke disse que espera conversar com o novo presidente do UB na cidade, o agora ex-pedetista Marcelo Bisogno, sobre a situação e que caberá ao diretório decidir, futuramente, em que lado o União Brasil estará na eleição: direita ou esquerda. “ (...) Hoje é União Brasil e até março. E candidato a vice-prefeito pela centro-direita concluiu o vereador, sobre sua situação. Bisogno informou que tem uma “boa relação” com o parlamentar e que o procurará para uma conversa.


Volto a essa tribuna não para falar da política, porque eu nem sei como está o meu partido, eu estou procurando achar meu partido por aí. O PDT vai e sobe, como dizia o Brizola, basta uma gotinha de orvalho para ressurgir. Essa é, ainda, minha esperança

Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, sobre a crise interna na sigla, que culminou com a saída do ex-presidente Marcelo Bisogno, descontente com a direção estadual e com o presidente indicado, o ex-reitor Paulo Burmann.




​Eu estou me convencendo, estou profundamente convencido, com toda sua clara evidência, que vossa excelência (Tony Oliveira) é o único oposicionista de verdade neste Parlamento.

Werner Rempel, PCdoB, em tom de ironia ao papel de Tony Oliveira.




O Dr. Farret, que eu tenho um respeito muito grande, veterano do grande passado da política de Santa Maria, não era do Progressistas. (...) Evidente que, agora, causa um impacto muito grande saber que ele está do lado do Lula, da esquerda.

João Ricardo Vargas, Coronel Vargas, líder da bancada do Progressistas, esclarecendo que o ex-prefeito José Farret não trocou o seu partido pelo União Brasil (UB), uma vez que se desfilou do Progressistas há muito tempo.



Discutir ideologia nessa Tribuna não é bobagem, as pessoas precisam entender o que impacta na sua vida. Entender o que a esquerda, o que a direita pretende, é muito importante. (...). Falar sobre isso (ideologia) significa fazer as pessoas entenderem como a política funciona. Às vezes, as pessoas não entendem como as parcerias acontecem. O Dr. Farret, por exemplo, agora, está querendo ser vice do Valdeci. Um ícone da direita, agora vira um vice da esquerda (...).

Roberta Leitão, do Progressistas, defendendo a discussão sobre ideologia para que a população possa entender o que é direita e esquerda e seus desdobramentos e impactos.



A politicagem nessa cidade é uma vergonha total. Os políticos grandões desta cidade ficam fazendo fotinhos e falando da campanha eleitoral do próximo ano. É com isso só que estão se preocupando. No próximo ano, vão vir 50 santos e todo mundo vai salvar Santa Maria, e todo mundo vai salvar a saúde de Santa Maria. Até quando essa política da antiga vai enganar o povo de Santa Maria?.

Tony Oliveira, do Podemos, criticando o fato de uma paciente, de mais de 70 anos, estar, segundo ele, há três semanas com o braço quebrado na UPA, aguardando a cirurgia. Cotado para concorrer a prefeito ou a vice, o parlamentar mirou, especialmente, os governos petistas e tucanos.



Na oposição (PT), um leão. Na situação, sempre um gatinho. Eu vejo coisa! 

Tony Oliveira, ao disparar críticas à postura do PT como governo e opositor.



Eu tenho um grande respeito por todos os colegas desta Casa, independente das posições políticas, mas eu não posso deixar passar a acusação de que eu me vendi para o governo para ser presidente desta Casa.

Valdir Oliveira, PT, rebatendo insinuações feitas pelo vereador Tony Oliveira em relação aos apoios, principalmente do PSDB, para sua eleição de presidente do Legislativo, em 2022.



Eu não sei qual a razão, tamanho apavoramento, de a imprensa ter se antecipado e ter falado que já existem algumas candidaturas sendo colocadas, pré-candidaturas e de vários partidos, quem faz a escolha é o povo.

Valdir Oliveira, PT, referindo-se aos nomes pré-lançados à prefeitura em 2024 e que teriam provocado críticas e até acusações.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Partido Novo lança pré-candidato às eleições de 2024 Anterior

Partido Novo lança pré-candidato às eleições de 2024

Articulações para 2024: bloco da direita se reúne e decide o óbvio Próximo

Articulações para 2024: bloco da direita se reúne e decide o óbvio

Jaqueline Silveira