
Foto: Partido Novo (Divulgação)
O partido Novo se reuniu, na noite de quarta-feira, na Câmara de Vereadores, e lançou o ex-deputado Giuseppe Riesgo à prefeitura em 2024. Com a decisão, a legenda corrige um erro de estratégia do pleito de 2020 em que abriu mão da disputa eleitoral no munícipio onde tinha o único deputado no Interior do Estado – optou por lançar pré-candidaturas em Canoas e Caxias do Sul.
À época, o Novo perdeu a oportunidade de lançar Giuseppe e mostrar o partido e o trabalho do próprio deputado na grande vitrine que é o horário eleitoral.
Giuseppe, aliás, foi contrário à decisão, mas, como foi uma imposição da direção nacional restou a ele acatar. Agora, o advogado, que é o atual chefe de gabinete do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), é lançado com mais de um ano de antecedência. Apesar de o cenário eleitoral ter se antecipado com a definição de alguns nomes, o ex-deputado afirmou que já pretendia fazer o anúncio no início do 2º semestre, contudo acabou protelando para agosto para "fazer com calma e certeza".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Depois de anunciar a pré-candidatura, Giuseppe disse que, agora, irá trabalhar para viabilizar uma aliança, uma vez que hoje o Novo permite coligações – em 2022, inclusive, o governador Romeu Zema fez uma ampla aliança em Minas Gerais para sua reeleição. Na lista de possíveis aliados, estão siglas da "centro-direita", especialmente o Progressistas, presidido pelo vereador Pablo Pacheco, de quem Giuseppe é próximo e até o apoiou à Câmara de Vereadores na eleição de 2020. "Vou tentar convencer eles a participarem", afirmou o ex-deputado, referindo-se ao fato de que a decisão não é do presidente, mas do diretório do Progressistas. Tudo indica que essa coligação é muito viável e tende a se confirmar no ano que vem. Com 27 anos, ele poderá ser o candidato mais jovem na disputa de 2024.
O pré-candidato adiantou que o Novo também terá nominata a vereador e que a lista com 22 nomes está quase fechada.