Jaqueline Silveira

Eventos como a Calourada ainda precisam de investimento público

Eventos como a Calourada ainda precisam de investimento público

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Hoje, começa mais uma edição da Calourada na Gare com a recepção dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições de ensino. Mais uma vez há uma grande estrutura física e um aparato de segurança para receber o público, que, em março, reuniu quase 60 mil nos quatro dias. Diferentemente do que ocorria na Praça Saturnino de Brito, conhecida como Praça do Brahma, a festa, agora, é organizada e planejada. Não é no improviso como aconteceu, algumas vezes, no antigo lugar em que adequações eram realizadas de uma noite para outra à medida que problemas ou reclamações surgiam.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com vários órgãos envolvidos, a expectativa e a torcida é para, novamente, a Calourada ser um sucesso. E, sim, terá recursos públicos para bancar o evento – a prefeitura irá divulgar os valores após o fim da festa. E não há como organizar sem a participação do poder público, inicialmente. E depois, não se trata de um gasto, uma vez que os estudantes impulsionam a economia – comprovado pela comemoração da volta do Vestibular e o aquecimento do setor no final de semana em que ocorreram as provas na UFSM.


Além disso, a primeira edição mostrou que uma parte do público não era de estudantes, mas da população, especialmente da periferia, que não tem acesso à cultura e muito menos condições de assistir a shows gratuitos. E, claro, o investimento é fundamental para proteção dos estudantes, afinal a vida é o bem maior e mais precioso.


O ideal é uma festa bancada apenas pela iniciativa privada, e a prefeitura já mira no horizonte essa possibilidade. Mas, enquanto isso, não há como promover um evento dessa dimensão sem verba pública. E, sobre a segunda edição, que todos possam se divertir e voltar para suas casas em segurança.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com o PT de aliado, Farret e Bisogno ingressam oficialmente no União Brasil Anterior

Com o PT de aliado, Farret e Bisogno ingressam oficialmente no União Brasil

Giovani Cherini convida o vice Rodrigo Decimo para se filiar ao PL e anuncia sua pré-candidatura a prefeito Próximo

Giovani Cherini convida o vice Rodrigo Decimo para se filiar ao PL e anuncia sua pré-candidatura a prefeito

Jaqueline Silveira