Santa Maria deve ter uma maratona de trabalho e de discussões que busquem soluções criativas e alternativas para velhos problemas da administração pública. Esse tipo de atividade cada vez mais usual, no meio empresarial, tem ganhado força no meio de órgãos governamentais. O Hackathon, como é conhecido e que significa "maratona de programação", deve ser replicado em Santa Maria até o fim deste semestre. A ideia é que em junho a atividade ocorra, o que tem sido tratado conjuntamente entre a prefeitura e o Tecnoparque.
Leia outras colunas de Marcelo Martins
A prefeitura, neste caso, seria um case para mostrar problemas a serem solucionados. E o positivo deste tipo de iniciativa - que era, até então, comum a fóruns privados - é que quem queira contribuir, pode participar. Ou seja, é muito comum que empresários, empreendedores, acadêmicos, gestores (das iniciativas pública e privada) e hackers se somem às atividades. As atividades preveem a realização de debates, oficinas e cursos.
O positivo, se bem aproveitado, é que sejam apontados, por exemplo, aplicações práticas e eficazes na utilização de recursos públicos e de soluções e ferramentas que despontam mercado afora.
Além disso, durante a imersão, a palavra-chave é uma só: inovação. A ideia é que, além de gestores públicos e empresariado, especialistas em inovação, startups e cidades inteligentes agreguem valor e conhecimento à atividade.
Vale lembrar que, em 2009, a prefeitura junto com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) realizou uma atividade para "traçar a visão de futuro" para o município em 2020. Era o que, à época, se chamou de "A Santa Maria que queremos" e que virou, depois, um documento.
Mas, lá atrás, não houve uma execução de forma colaborativa de tudo que foi planejado. Agora, com o Hackathon, a ideia e o diferencial é que resultados concretos sejam materializados. Ou seja, uma startup, por exemplo, pode desenvolver de forma compartilhada - entre poder público e iniciativa privada - uma solução criativa, com um software, para enfrentar problemas da área da saúde.