coluna marcelo martins

Santa Maria está na mira dos investimentos da rede de hotéis Laghetto

Foto: site hotel Laghetto

Com um plano de investimento traçado e extremamente arrojado, a rede de hotéis Laghetto de Gramado, na Serra gaúcha, pretende chegar ao centro do Estado. À frente de uma expansão - que se fará presente em Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Pelotas, Sant'Anna do Livramento e Xangri-lá -, a ideia é que Santa Maria também entre nesse seleto grupo de municípios escolhidos.

A coluna conversou com José Justo, da Laghetto Hotéis e um dos diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), que afirmou que Santa Maria é "objeto de desejo da empresa". E, mais do que palavras, a rede trata com empreendedores locais - do segmento da construção civil - a possibilidade de aportar aqui uma unidade.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Conforme a coluna apurou, a prospecção - que está em andamento - mapeou duas áreas: no centro da cidade (em endereço não divulgado para evitar especulação) e em anexo ao shopping Praça Nova, às margens da BR-158. Essa, contudo, não é a primeira vez que a Laghetto vê em Santa Maria a possibilidade de investimento. Ainda durante a gestão do então prefeito Cezar Schirmer, algumas conversas aconteceram. Porém, condições apresentadas à época pela administração teriam feito a empresa recuar. 

Mas, agora, a direção da rede tem tido uma receptividade e um interesse maior de empresários locais que, inclusive, têm investimentos na Serra e que estariam propensos a trazer a Laghetto para o maior município do centro do RS. Para que o investimento seja exitoso e, principalmente, rentável, explica Justo, o hotel deve ter, ao menos, 80 apartamentos, salão de eventos (para 200 pessoas), restaurante e estacionamento. A obra, se na vertical ou horizontal ou o número de andares, não chega a ser um limitador, tranquiliza. 

O investimento é estimado em cerca de R$ 15,6 milhões. Mas isso depende do número de quartos, então, a cifra varia conforme o tamanho do empreendimento. Justo enfatiza que, além da marca e da expertise, a Laghetto entra também a força de vendas, a consultoria e os padrões construtivos. 

A ideia é que os empreendedores locais banquem o investimento. Porém, em alguns casos, é comum, por exemplo, que a rede da Serra adquira algumas cotas e, assim, se torne sócia do empreendimento.

Independentemente da forma que se der e quem fizer o investimento, Santa Maria tem só a comemorar e a torcer para que as tratativas avancem e, claro, que a rede venha. Afinal, o município ganha com geração de postos de trabalho e renda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'A cinematografia sempre abordou a história pela esquerda', diz ex-capitão do Bope Anterior

'A cinematografia sempre abordou a história pela esquerda', diz ex-capitão do Bope

Reforma de telhado do Restaurante Popular passará por segunda licitação Próximo

Reforma de telhado do Restaurante Popular passará por segunda licitação

Marcelo Martins