marcelo martins

Quem é o secretário que aguarda a titularidade do prefeito Pozzobom?

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: (Arquivo pessoal)
Secretário interino de Meio Ambiente, Guilherme Rocha (na foto, de branco, ao lado do prefeito) tem acompanhado ações de sanitização em toda a cidade

Quando se fala em estar na linha de frente, quem segue à risca esse ditado é o secretário interino de Meio Ambiente, Guilherme Rocha (na foto, de branco), que tem conduzido e acompanhado todos os serviços de sanitização de espaços públicos e privados de Santa Maria. O geógrafo, com formação pela UFSM, é desde o último dia 2 de abril o titular de forma interina da pasta, o que aconteceu depois que a então secretária Sandra Rebelato deixou a função para se somar à pré-candidatura do vice-prefeito Sergio Cechin (Progressistas) à prefeitura. Ainda na condição de adjunto, na época de Sandra Rebelato, já era Rocha quem conduzia a secretaria por ser um técnico.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Há um mês, quando a prefeitura iniciava a formatar o decreto (com restrição ao comércio) de enfrentamento ao novo coronavírus, Rocha encaminhou um ofício à Casa Civil colocando a necessidade de que fosse promovida uma ampla sanitização de ambientes com grande circulação de pessoas e de veículos. O que foi prontamente atendido por Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil, que, junto com o prefeito, conduz as questões mais nevrálgicas da Covid-19. 

Com a participação de empresas e pessoas voluntárias e de servidores, a secretaria tem realizado os trabalhos de higienização sempre ao fim da tarde e começo da noite. Quem, aliás, está sempre no front com ele é o prefeito Pozzobom que, em nenhum momento, deixou de estar na rua acompanhando os trabalhos de proteção à população.

O COMEÇO
Técnico, Rocha ingressou na administração pública em 2016 a convite de Schirmer. Rocha, à época, cobrava o Executivo a desapropriação da posse definitiva do que viria a ser o chamado Parque do Morro, que se não fosse a Covid-19 já estaria aberto à população com obras físicas sendo executadas. Esse, aliás, é um capítulo iniciado em 2009 e que só foi ter desfecho apenas em 2015 com o município obtendo a posse da área de 150 hectares.

Rocha era diretor do Grupo Bandeirantes da Serra e conhecido da prefeitura por fazer cobrança quanto ao tema. Foi Schirmer que o convidou e o desafiou: "coloque os conhecimentos técnicos na prática dentro da secretaria". Algo que ele vem cumprindo.

O que é feito por ele, desde então, que conduz demandas e assuntos espinhosos de forma técnica e criteriosa. O saldo disso tudo é que o passivo de pendências e filas em temas ambientais foi, nestes últimos cinco anos, praticamente zerado junto a órgãos reguladores, como MP e TCE, que vão com lupa para cima das prefeituras.     

EXAUSTIVO
À frente dos serviços de sanitização de espaços públicos e privados e também dos transporte coletivo, Guilherme Rocha é conhecido pelo perfil de poucas palavras e por agir. O que fica comprovado com as 12 horas diárias de trabalho frente à pandemia. O comprometimento, que carrega no currículo, lhe rendeu, em novembro de 2016, quando Pozzobom já havia vencido o pleito, o convite para seguir na pasta.   

- Não sou político nem pretendo ser. Também não sou filiado e muito menos indicação de quem quer que seja. Eu trabalho e é o que faço desde sempre - assevera o secretário interino. 

Ao somar o último ano do governo Schirmer (2016) e mais os quatro anos da gestão Pozzobom (2017-2020), Rocha foi o adjunto de três secretários. Em cinco anos, tem sido o fiador de secretários e o porto-seguro para assuntos técnicos. Espera-se que, agora, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) dê a Rocha o devido reconhecimento que ele merece: a titularidade da pasta. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O desafio (que não é só de Pozzobom) de manter a régua elevada e atentar à economia Anterior

O desafio (que não é só de Pozzobom) de manter a régua elevada e atentar à economia

Em meio à pandemia, Estado promete abertura de leitos do Regional Próximo

Em meio à pandemia, Estado promete abertura de leitos do Regional

Marcelo Martins