marcelo martins

PSDB de Jorge Pozzobom deve ter nome para vice do DEM

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), candidato natural à reeleição, embora ainda não tenha admitido que irá tentar mais um mandato, deve ter na corrida eleitoral como vice-prefeito o nome de Rodrigo Menna Barreto. Aliado de primeira hora dos tucanos, o DEM está ao lado de Pozzobom desde 2016, quando ele era então candidato à prefeitura.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Com a saída do Progressistas do Executivo municipal - que terá candidatura própria com Sergio Cechin -, ficou aberto espaço para que o DEM ocupasse o vácuo deixado. As negociações, que já vinham ocorrendo de forma reservada, intensificaram-se nesta semana. Tanto que ontem, Menna Barreto entregou carta de exoneração ao prefeito.

A partida de Menna Barreto não é uma mera saída da prefeitura. Ele ocupou a pasta por 11 anos e seis meses. Ou seja, ele esteve no comando das questões do campo durante os dois mandato do então prefeito Cezar Schirmer (MDB), de 2009 a 2016, e, agora, de 2017 em diante, já na gestão Jorge Pozzobom. Ao ter mais de uma década de serviços prestados à zona rural de Santa Maria, Menna Barreto imprimiu uma agenda técnica e assertiva neste período. O que não o impediu de ter que enfrentar gargalos. 

Um deles foi o Caminhão do Peixe, que ficou quatro anos parados (voltou neste ano), após uma série de problemas acerca do veículo. Ao mesmo tempo, a piscicultura foi um dos setores que mais se desenvolveram no município, neste período, em que ele comandou a pasta. 

FRENTES DE TRABALHO
Assim, com o desafio de aumentar a produção agrícola de Santa Maria - uma vez que, historicamente, o município mais importa do que exporta -, Menna Barreto esteve à frente da criação de uma série de programas para estímulo e apoio à produção primária. Ao todo, foram mais de 10 programas, entre eles: como Pró-Fruta; Pró-Leite, Pró-Frango, Pró-Peixe, Pró-Ovino, Pró-Horta, Pró-Agroindústria, Pró-Calcário e também o programa municipal de inseminação artificial.

A etapa seguinte foi quanto à abertura de mercados (eventos e feiras) para assegurar a comercialização da produção da agricultura familiar. Neste contexto, com a participação da então secretária Norma Moesch (Turismo), colocou em prática o Pátio Rural e tantas outras feiras com enfoque municipal e regional. Ou seja, abriu-se um espaço e, com ele, novos nichos foram oportunizados a quem vive do campo.

Menna Barreto, desde a época de Schirmer quanto agora, sempre foi um defensor de aportar recursos no campo justamente para impedir ou, ao menos, minimizar o êxodo rural. Já a mais recente frente de trabalho, que ele vinha capitaneando, é quanto às melhorias de infraestrutura no campo. Desta forma, atribuições como melhorias em pontes e bueiros, que eram até então de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, foram incorporadas pelo Desenvolvimento Rural.

De 2017 até o começo deste ano, foram 2,5 quilômetros de estradas recuperadas por meio de serviços de empedramento, patrolamento e compactação. Além de R$ 8 milhões investidos na compra de equipamentos e de maquinários para o campo de Santa Maria, no mesmo período. Menna Barreto tem se valido da proximidade com a família Lorenzoni: do ministro Onyx (Cidadania) e do filho dele, Rodrigo (deputado estadual) para assegurar recursos para a zona rural. 

- Deixo a pasta com o sentimento de ter contribuído para uma realidade que sempre foi adversa, e, que, felizmente, os avanços aconteceram. Agora, se houver entendimento entre o DEM e o PSDB, queremos construir um projeto juntos para Santa Maria do campo à cidade.   

Com a proximidade, cada vez maior, entre DEM e PSDB, Pozzobom e Menna Barreto devem estar juntos no pleito. 

CURRÍCULO
Formado em Medicina Veterinária pela UFSM, Rodrigo Menna Barreto é ainda agropecuarista e, antes de entrar para a política, presidiu a Associação Rural e o Fórum das Entidades Empresariais. Filiado em 1999 ao então PFL, que em 2007 virou DEM, Menna Barreto concorreu apenas uma vez a um cargo eletivo: foi, em 2006, a deputado estadual, mas não se elegeu.

Com a saída dele, que observa o prazo de desincompatibilização para compor na majoritária, Antoniangel Zanini, adjunto da pasta, assume interinamente. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 5 mil famílias de Santa Maria não receberam auxílio emergencial Anterior

Mais de 5 mil famílias de Santa Maria não receberam auxílio emergencial

A inquietante pergunta que nenhum vereador fez no caso da Guarda Municipal Próximo

A inquietante pergunta que nenhum vereador fez no caso da Guarda Municipal

Marcelo Martins