coluna marcelo martins

Parque dos Morros de Santa Maria dever ser aberto à população em 2020

Foto: Guilherme Rocha (Arquivo pessoal)
Parque dos Morros, em Santa Maria, tem uma área total de 150 hectares

O Parque Natural Municipal dos Morros, em Santa Maria, deve ser aberto à população em 2020. A projeção é da Secretaria de Meio Ambiente. Se isso, de fato, for confirmado, trata-se de um avanço marcante ao parque, que contabiliza uma década de tratativas para que o local passe a ser um espaço de práticas turísticas ao ar livre ou, simplesmente, para se apreciar uma das vistas mais belas da cidade.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Desde 2009, quando a prefeitura se valeu de um decreto de desapropriação amigável - que se deu entre a prefeitura e os donos da área -, muito se avançou. Nessa linha do tempo, em 2011, o Executivo obteve a posse definitiva e, três anos depois, veio a titularidade plena da área. Porém, a conquista recente foi mesmo em 2016, quando o poder público teve a confirmação e, mais, a superação de todos esses trâmites que se traduziram em conquista da área.

Ao contrário de outros projetos de parques da cidade, como o da Jockey Club e do Itaimbé, que são urbanos ou de áreas de convívio, o Parque dos Morros tem, desde 2018, um selo extremamente importante: ele está inserido no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (UCs) junto à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Não se trata de um mero registro. Bem pelo contrário. Essa credencial faz com que o Parque dos Morros seja uma das 26 Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul registradas no sistema do Estado. Ou seja, essa conquista, na prática, possibilita à prefeitura ter acesso a recursos do Fundo do Meio Ambiente, além de estar apta a obter repasses de compensação ambiental.

150 HECTARES
O parque, com mais de 150 hectares (o equivalente a 150 campos de futebol), fica na região norte da cidade. Na área, há dois biomas característicos do Rio Grande do Sul. Um deles é o Pampa (composto por campos) e o outro, da Mata Atlântica (que tem florestas, manguezais e restingas). O local é considerado rico em fauna e flora, por conta da mistura dos dois biomas.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e gestor do parque, Guilherme Rocha, afirma que já há a garantia da liberação de uma verba de mais de R$ 300 mil, proveniente da Câmara Estadual de Compensações Ambientais, para dar início à estrutura do Parque do Morro. O recurso, inicialmente, possibilitará a construção de um espaço de administração. Isso dará condições à prefeitura a promover a abertura do parque de forma semanal. É claro que haverá necessidade de se ter a presença da guarda municipal e de vigilantes. Mas se trata de um avanço extremamente importante e significativo.

Na sequência, com mais recursos, o secretário e gestor do parque explica que serão feitas outras obras. São elas: centro de visitantes, infraestrutura (de apoio, de segurança, de combate a incêndio florestal) e, ainda, um viveiro. Entusiasta do tema e, claro, do que o parque representará para a cidade, Rocha fala sobre a abertura à população já no próximo ano:

- Será algo, sem dúvida alguma, que impactará a população. O acesso ao local e o que ele (parque) representa, com toda sua beleza natural e a vista da cidade, irá surpreender a todos.  

Hoje, quem quer conhecer o parque precisa, primeiro, obter uma autorização especial, que é dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O secretário explica que a autorização vale para os mais variados fins: visitas de escolas, de instituições e pesquisas desenvolvidas por universidades. Quando o propósito é turismo e esportes, é preciso entrar em contato com o Grupo Bandeirantes da Serra, que é responsável pela visitação turística. As autorizações especiais também são fornecidas a grupos desportivos (para fins de caminhada, escalada, entre outros).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura vai licitar serviço para castrar 2,4 mil cães e gatos de rua Anterior

Prefeitura vai licitar serviço para castrar 2,4 mil cães e gatos de rua

VÍDEO: moradores criam mascote para protestar contra os buracos em Santa Maria Próximo

VÍDEO: moradores criam mascote para protestar contra os buracos em Santa Maria

Marcelo Martins