marcelo martins

O que significa que uma candidatura está 'indeferida' ou tem recurso?

18.386

A coluna conversou, nos últimos dias, com especialistas para entender as situações e cenários que envolvem as candidaturas que, porventura, esbarrem em demandas judiciais. Santa Maria tem 340 candidatos a vereador na eleição de 2020. O número é cerca de 60% maior do que o registrado no último pleito, em 2016, quando 213 nomes concorreram ao Legislativo.

Até quinta-feira à tarde, de acordo com o TSE, para além dessas, havia outras 11 candidaturas consideradas indeferidas. Ou seja, que não reuniram as condições necessárias, tiveram o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral de forma definitiva e, assim, não irão aparecer na urna. Há ainda ainda o caso de uma renúncia, de uma candidata que desistiu de concorrer.

Inicialmente, em Santa Maria, haviam três candidaturas indeferidas com recurso, o que não há mais de acordo com a última atualização do site do TSE na tarde de quinta-feira. Os candidatos recorreram judicialmente e dois deles conseguiram o deferimento, isto é, seus nomes estarão na urna, o que não acontece com os indeferidos definitivamente. Mesmo assim, frente a tantas dúvidas, a coluna buscou quem entende do tema.

16 linhas de ônibus serão reforçadas no domingo de eleições em Santa Maria

EXPLICAÇÃO
De acordo com o advogado e jornalista Cláudio Brito, a Justiça Eleitoral pode indeferir ou, até mesmo, cassar uma candidatura quando julgar que "falta elegibilidade" ou há a "presença de inelegibilidade". Apesar de serem expressões parecidas, juridicamente elas servem para identificar irregularidades diferentes. Quando o político não se filiou ao partido dentro do prazo legal para concorrer, de até seis meses antes da eleição, é constatada a "falta de elegibilidade", entre outros motivos. A ilegibilidade pode ocorrer quando um candidato já foi condenado por improbidade administrativa, por exemplo. Diante do julgamento contrário ao pedido de registro, o candidato tem até três dias para recorrer.

Se, mesmo após o recurso, for decidido pela manutenção do indeferimento, antes da eleição e da preparação das urnas, o nome do candidato não aparecerá na tela do equipamento. Caso contrário, ainda será possível votar no político.

Brito explica que, se o julgamento do recurso ao indeferimento seja feito após a eleição e a decisão for contrária à validação do registro, isto é, se o indeferimento for mantido, os votos recebidos por aquele candidato são anulados para todos os efeitos e deixam de ser contabilizados, inclusive, para o partido. Para o Legislativo, se o concorrente em questão tiver sido eleito enquanto aguardava a decisão da Justiça sobre o recurso, ele perde o mandato e um outro vereador assume o seu lugar, não necessariamente da mesma sigla. Veja abaixo, os cenários possíveis em caso de pendências judiciais.

VÍDEO: projeto lança selo de área antirracista para promover o respeito no comércio

CENÁRIOS

Vereador

  • Candidatura foi considerada indeferida pela Justiça Eleitoral e o candidato recorreu da decisão, porém, o recurso é julgado apenas depois da eleição - Será possível votar no candidato, porém, se o indeferimento for mantido pela Justiça em um segundo julgamento, os votos deles são anulados para todos os efeitos e nem o partido aproveita
  • Situação da candidatura está como "aguardando julgamento", ou seja, ainda não foi julgada pela Justiça Eleitoral nenhuma vez - Será possível votar no candidato e, caso a candidatura seja indeferida depois da eleição, os votos ainda poderão ser aproveitados pelo partido

Prefeito

  • Candidatura foi considerada indeferida pela Justiça Eleitoral e o candidato recorreu da decisão, porém, o recurso é julgado apenas depois da eleição. Será possível votar no candidato, porém, se o indeferimento for mantido pela Justiça em um segundo julgamento, caso eleitos, prefeito e vice perdem o mandato e uma nova eleição é realizada. Se faltar menos de seis meses para acabar o mandato, a Câmara de Vereadores realiza uma eleição indireta e escolhe alguém para ser o "tampão"

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça Eleitoral manda retirar veiculação sobre pesquisa eleitoral Anterior

Justiça Eleitoral manda retirar veiculação sobre pesquisa eleitoral

Júri dos réus do caso Kiss deve ocorrer em março de 2021 Próximo

Júri dos réus do caso Kiss deve ocorrer em março de 2021

Marcelo Martins