opinião

O grande erro que não é só de Pozzobom

18.386

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) errou ao encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores ao pedir a obrigatoriedade de uso de máscara facial em Santa Maria. O chefe do Executivo tem conduzido muito bem os rumos do município, até aqui, frente à pandemia da Covid-19. Soube montar um forte aparato de leitos nas redes pública e privada e, em tempo, soube o momento de fechar as escolas. E, mais recentemente, ensaia uma retomada da abertura do comércio, ainda que não na velocidade que muitos queiram.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O projeto de lei, como o proposto por Pozzobom, é meritório ao querer que a população use máscaras de proteção facial. Contudo, a matéria é totalmente ineficaz. Uma lei inócua foi replicada aqui em Santa Maria, a exemplo de tantos outros municípios brasileiros. A preocupação do gestor local é notória, até porque Santa Maria já beira quase três dezenas de mortes pelo novo coronavírus.

A aplicação de uma matéria dessas, na prática, é cercada de problemas. Não haverá fiscalização em quantidade suficiente. Os fiscais, ainda, terão de lidar com o levante e a ira daqueles - os ditos estudados e esclarecidos - que não usam e seguirão não usando por crerem que, ao tomarem vermífugo e vitamina D, estarão imunes à Covid-19.

O uso da máscara deve ser balizado por um único critério: lucidez e sensatez. Para isso, não há coquetel que chegue a tempo. O melhor medicamento, em qualquer época, é ter responsabilidade. O resto é histeria e grito - situação, que, aliás, não precisamos. Mas que nossos ouvidos já se habituaram. 

ALIÁS...
Não precisaríamos de projeto de lei ou de um decreto para que todos fizéssemos o óbvio: usar máscara. Um simples gesto, mas que está carregado de um simbolismo maior, o do respeito à vida. Trata-se de uma questão de civismo e de cidadania.

Princípios republicanos, infelizmente, esquecidos em nosso país. Para alguns, ser patriota resume-se em vestir verde e amarelo, acompanhado de um canto nervoso do hino nacional em cima de carros de som. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A pandemia virou o álibi perfeito para alguns candidatos Anterior

A pandemia virou o álibi perfeito para alguns candidatos

Em vídeo, Jader Maretoli reforça ideia de candidato da família Próximo

Em vídeo, Jader Maretoli reforça ideia de candidato da família

Marcelo Martins