Marcelo martins

Legislativo pode ter dado freio à safra das denúncias

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Sempre que um prefeito se aproxima do fim do mandato e, por consequência, do período eleitoral, denúncias contra o mandatário do momento surgem. A constatação, lúcida e bem resumida, foi dada à coluna pelo advogado e presidente da subseção local da OAB, Péricles Lamartine da Costa. Jorge Pozzobom (PSDB) foi, apenas, o mais recente deles. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Mas, no passado, os prefeitos Valdeci (PT), Schirmer (MDB) e Farret (ex-PP) foram alvo de tentativas de "colar" neles denúncias improcedentes. Talvez o maior "contemplado" disso tudo tenha sido Valdeci, que comandou o município de 2001 a 2008. Durante o primeiro mandato, justamente por ter minoria na Casa, o petista foi alvo de tentativas, sem êxito, de tirá-lo do governo.

Ao sepultar uma denúncia infundada, a Câmara mostrou grandeza e maturidade. E não se trata apenas deste caso específico do Pozzobom, mas, sim, de o Legislativo acender uma luz de alerta. Não se pode permitir que, a cada ano quando se avizinha uma eleição, denúncias infundadas sejam ventiladas.

Isso não é blindar o mandatário. O papel do Legislativo é justamente este: estar vigilante aos atos do Executivo. Porém, não se pode banalizar um instrumento - seja uma comissão processante ou uma CPI - com fins nada nobres. Ainda mais quando Santa Maria está, a exemplo do Rio Grande do Sul e do país, na batalha de enfrentamento a um inimigo que tem deixado um rastro de vidas ceifadas e uma economia em frangalhos. 

Como bem sinalizaram os vereadores, em uma lucidez raramente vista, o futuro político da cidade e, claro, de Pozzobom, deve ser decidido nas urnas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arquivamento de denúncia faz justiça a dois nomes técnicos da Guarda Municipal Anterior

Arquivamento de denúncia faz justiça a dois nomes técnicos da Guarda Municipal

O preço que Pozzobom paga por não ter articulação política Próximo

O preço que Pozzobom paga por não ter articulação política

Marcelo Martins