eleições 2020

Governistas usam a mesma estratégia: a aposta nos nomes dos candidatos

18.386

Ancorados em dois gurus do marketing político, as candidaturas de Sergio Cechin (Progressistas) e de Jorge Pozzobom (PSDB) deram a largada de forma acertada em relação aos demais concorrentes. Óbvio que, aqui, é a opinião do colunista. Ao utilizarem uma linguagem simples e, ao mesmo tempo, envolvente e cativante, Cechin e Pozzobom - que representam duas candidaturas governistas - mostram que não vieram a passeio para este pleito.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O vice-prefeito, que busca o protagonismo ao comandar o Executivo municipal, tem no comando Zeca Honorato que, recentemente, foi o responsável por ter feito a campanha de Luis Carlos Heinze (PP) ao Senado. Ele também coordenou, em um passado recente, as campanhas eleitorais de Onyx Lorenzoni (DEM), Germano Rigotto (MDB) e Olívio Dutra (PT). Também esteve à frente da campanha do tenente-coronel Zucco (PSL), o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul em 2018.

Cechin colocou nas redes sociais o jingle da campanha dele que foi pelo caminho que se imaginava: o de reforçar o nome do progressista. Tanto é que o refrão explora "agora é 11, agora é Cechin". Há, ainda, espaço para o nome do vice, Francisco Harrisson (MDB), que concorre ao lado de Cechin.

SEMELHANÇAS
A outra candidatura, a de Jorge Pozzobom (PSDB), tem a condução do publicitário Fábio Bernardi que fez a campanha vitoriosa do tucano Eduardo Leite ao Piratini, em 2018. Bernardi também esteve, em 2016, envolvido na campanha de Nelson Marchezan (PSDB) à prefeitura da capital gaúcha. 

A letra e a melodia do jingle de Pozzobom foram de Fábio Bernardi, a Radioativa produtora ficou responsável pela gravação e arranjos. A tônica de todo o jingle remete ao nome de Pozzobom, e elenca, já na largada, duas realizações da administração municipal. A primeira é a central telefônica do Samu que Pozzobom, em 2016, disse que traria. E, também na área da saúde, o jingle credita ao governo dele a abertura do Hospital Regional.

No check-list do candidato, constam ainda avanços nas áreas educacional (com a contratação de mais professores) e da pavimentação. A música traz que "Santa Maria mudando, tá ficando legal" graças ao "filho bom". Aliás, o sufixo "bom" o mote de todo o jingle que aposta o refrão "meu prefeito é bom, é Pozzobom".


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aos poucos, candidatos vão usando expressões e discursos vazios Anterior

Aos poucos, candidatos vão usando expressões e discursos vazios

O que o primeiro dia de propaganda reserva ao eleitor? Próximo

O que o primeiro dia de propaganda reserva ao eleitor?

Marcelo Martins