coluna marcelo martins

25 mil pessoas devem passar pela nova edição do Descubra UFSM

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Primeira edição ocorreu ainda em 2014. E, de lá para cá, todo ano são mais de 20 mil visitantes

O Descubra UFSM 2019 já tem data marcada. A atividade, que está no calendário acadêmico da instituição, ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro no campus principal, no Bairro Camobi. Ao chegar à sexta edição, o pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador do evento, Jeronimo Tybusch, adianta que são esperadas, no mínimo, 26 mil pessoas. Ao longo dos três dias do Descubra, são aguardados de 200 a 300 ônibus com alunos do Ensino Médio de escolas de Santa Maria e região, e também de Santa Catarina e do Paraná. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ainda na terça-feira, a UFSM publicou, no Diário Oficial da União, dois editais para a venda de espaços - dentro do Centro de Eventos - para instituições de Ensino Superior e do Ensino Médio que queiram participar com estandes da edição.

O outro edital é para a venda de espaço junto à praça de alimentação (que receberá food trucks). Desde o ano passado, a universidade abriu o Descubra para a participação de outros segmentos. Assim, na 5ª edição (em 2018), empresas - como cursos preparatórios - e instituições de Ensino Superior - como a Universidade Franciscana (UFN), a Faculdade Palotina (Fapas) e o Instituto Federal Farroupilha (IFF) - participaram do Descubra.   

- A ideia, ao agirmos assim, é formar uma rede de contatos e agir de forma colaborativa. Estamos trabalhando de forma conjunta com as demais instituições. Apenas na UFSM, por ano, são 5 mil pessoas que ingressam na nossa universidade. Imagina, agora, que temos 26 mil pessoas, em média, visitando (o Descubra). Há, aí, um nicho de mais de 20 mil pessoas que podem ingressar em outras instituições - avalia Tybusch.

Desde a primeira edição do Descubra, em 2014, o público sempre superou a marca de mais de 20 mil visitantes. Durante a atividade, os quatro pavilhões recebem alunos e professores que explicam o funcionamento dos 130 cursos de graduação e ainda do Colégio Técnico Industrial, o CTISM, e o Colégio Politécnico. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Kiss: defesa e acusação têm cinco dias para manifestação no processo Anterior

Caso Kiss: defesa e acusação têm cinco dias para manifestação no processo

UFSM abre licitação para instalar sistema de detecção de incêndio Próximo

UFSM abre licitação para instalar sistema de detecção de incêndio

Marcelo Martins