Entrega da quarta etapa da obra no Centro de Eventos é prorrogada para julho

Fotos: Beto Albert

Há 17 anos, o Centro de Eventos, localizado junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM), é aguardada pelos santa-marienses. A obra, iniciada em 2007, passa pela quarta etapa, que está 37% concluída. Devido às enchentes registradas na Região Central, a previsão de entrega foi prorrogada para julho. Após essa fase, uma licitação deve ser lançada para contratar a empresa que será responsável pela realização da última parte do serviço.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Quem passa pelo local percebe a obra inacabada que se reflete no cinza da concretagem ainda por finalizar, nas telhas que tampam o acesso às entradas ou até nos tijolos jogados no entorno. Também é possível observar o barulho das máquinas que aos poucos instala as esquadrias e reveste algumas partes da estrutura.

Nesta etapa, conforme a Secretaria de Esporte e Lazer, estão sendo feitas instalações elétricas, alvenaria, revestimentos, instalações sanitárias, instalação de esquadrias, contenção da rampa norte e revestimento da fachada norte. Com a finalização dessa etapa, a ideia é que o local possa ficar mais fechado e seguro para receber as instalações previstas na sequência da obra.

No entorno da estrutura, tijolos e telhas indicam que a obra ainda está em andamento


Mais um prazo prorrogado

Com data de conclusão para julho de 2024, o trabalho na quarta etapa da obra já havia sido iniciado em 2020, com previsão inicial de conclusão de 10 meses e investimento de R$ 2,7 milhões. Os serviços atrasaram e o prazo contratual com a Bragagnolo Construção Civil Ltda, de Erechim, terminou na metade de 2021, quando houve a rescisão do contrato.

Assim, em 2023, uma nova licitação foi lançada. A empresa Eletrotec Soluções de Energia Ltda foi contratada e, no segundo semestre, a obra foi retomada. Inicialmente, o prazo de término da quarta etapa era março, mas a empresa pediu um aditivo de 60 dias e, por isso, a entrega foi prorrogada para maio.

Por conta das chuvas históricas registradas no último mês, mais uma vez esse prazo foi prorrogado. Conforme a pasta responsável pela obra, a empresa deve finalizar a quarta etapa em julho. 


Em julho, novo processo licitatório e a espera da comunidade

Após a conclusão da etapa em andamento, uma última ainda está prevista. Nela, será feita a instalação elétrica do segundo pavimento, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e os acabamentos na parte interna do prédio. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, a abertura de uma licitação para fazer o PPCI do CDM está prevista para ocorrer em 2 de julho.

Mesmo com as obras, a pista de caminhada segue funcionando em torno da estrutura. Apesar de alguns pontos de alagamento, especialmente após a chuva, e baixa iluminação, o espaço é procurado pela população para a prática de atividade física - seja para caminhada, seja para exercícios na academia ao ar livre.

O entorno do espaço é utilizado para a prática de atividade física

Assim, a inauguração do espaço revitalizado é esperada pela comunidade, especialmente por quem já frequenta o local. Marcelo Luccas, 30 anos, é uma das pessoas que utiliza o espaço para realizar as caminhadas rotineiras e não vê a hora de ver o Centro de Eventos pronto. O mesmo sentimento é compartilhado pelo militar Jean de Lima Chaves, 34 anos. Pelo menos uma vez por semana, ele usa a pista em torno do local para praticar exercícios físicos.

– É bom o espaço aqui, eu gosto bastante, mas claro que poderia ficar melhor. Com a conclusão da obra, acredito que vá mudar bastante – afirma Jean. 


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre aos 67 anos o cantor Chrystian, que fazia dupla com Ralf Anterior

Morre aos 67 anos o cantor Chrystian, que fazia dupla com Ralf

Mortes por dengue sobem para 253 no Estado; Santa Maria é a 5ª cidade com mais óbitos Próximo

Mortes por dengue sobem para 253 no Estado; Santa Maria é a 5ª cidade com mais óbitos

Geral