Jaqueline Silveira

Giovani Cherini convida o vice Rodrigo Decimo para se filiar ao PL e anuncia sua pré-candidatura a prefeito

Giovani Cherini convida o vice Rodrigo Decimo para se filiar ao PL e anuncia sua pré-candidatura a prefeito

Fotos: Jaqueline Silveira

Decimo disse à coluna que deverá anunciar a decisão nos próximos dias

Em encontro regional do Partido Liberal (PL) realizado, na manhã deste sábado, em Santa Maria, o presidente gaúcho do PL, deputado federal Giovani Cherini, não perdeu tempo. Além de fazer o convite oficial ao vice-prefeito Rodrigo Decimo para se filiar ao partido, já o lançou como pré-candidato à prefeitura em 2024.


“Fizemos um convite para o vice-prefeito Rodrigo Decimo vir para o PL e ser o candidato a prefeito por Santa Maria”, afirmou Cherini, momento em que ocorreram aplausos.


Mais cedo, antes de iniciar o evento na Câmara de Vereadores, o dirigente estadual e o vice tomaram café juntos. Decimo e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) prestigiaram o encontro e ambos se manifestaram. “Fiquei muito honrado e lisonjeado com seu convite” disse o vice-prefeito, acrescentando que “estamos fazendo o melhor de nós” para governar Santa Maria e citou algumas das ações realizadas no município.


 

Conforme os organizadores, encontro reuniu cerca de 130 pessoas


Já Pozzobom, que convidou Decimo para ingressar no PSDB, frisou que não interfere na escolha do companheiro de administração. “Jamais vou me meter na decisão do meu vice”, afirmou o prefeito.


Depois de se pronunciar no encontro, Decimo disse à coluna que deverá anunciar a decisão nos próximos dias depois de uma avaliação com seu grupo.


“Mas me sinto em casa com as pessoas que acompanham esse partido. Estou muito inclinado a aderir, cerrar fileiras no PL”, ressaltou o empresário, que também ouvirá “meu conselheiro e que me trouxe para a vida pública", referindo-se a Pozzobom. O vice-prefeito está, ainda, filiado ao União Brasil, que já rompeu com governo tucano e se alinhou com o PT na disputa à prefeitura.


Tônica do evento

Com foco nas eleições municipais, o encontro do PL teve como tônica a união dos partidos de direita para “derrotar a esquerda” em Santa Maria, no caso o pré-candidato do PT, deputado Valdeci Oliveira. Também predominou a exaltação das bandeiras do partido, como a “família conservadora” e ao líder maior, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo Cherini, “o sistema pode ter derrubado ele, mas não derrotou o bolsonarismo” numa referência ao fato de o capitão estar inelegível por decisão do Tribunal Superior eleitoral (TSE). A ex-primeira-dama foi outro nome referenciado, a quem o presidente gaúcho se referiu como “o fenômeno chamado Michelle Bolsonaro”. E, claro, sobraram muitos críticas ao governo do presidente Lula (PT).


 
Filiação de prefeita

Durante o encontro ocorreu a filiação da prefeita de São Pedro do Sul, Ziânia Bolzan

​Durante o encontro, que reuniu cerca de 130 pessoas, conforme os organizadores, ocorreu a filiação da prefeita de São Pedro do Sul, Ziânia Bolzan, que, antes, era do PTB. Estiveram presentes ao evento partidário, entre outras lideranças, os deputados federais Ubiratan Sanderson e Marcelo Moraes e a deputada estadual Adriana Lara. Representantes de outras siglas também prestigiaram o encontro, entre eles do do Republicanos e do Progressistas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eventos como a Calourada ainda precisam de investimento público Anterior

Eventos como a Calourada ainda precisam de investimento público

Enfim, perícia sobre obra da Câmara de Vereadores de Santa Maria deve começar Próximo

Enfim, perícia sobre obra da Câmara de Vereadores de Santa Maria deve começar

Jaqueline Silveira