saúde

São Gabriel terá centro para tratamento de câncer a partir de 2019

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Marcio Vaqueiro (Divulgação)
Centro funcionará no mesmo local onde antes era o Pronto-Socorro 24h, em anexo à Santa Casa de Caridade

Os pacientes em tratamento contra o câncer de São Gabriel que precisam ir até outras cidades para fazer quimioterapia estão mais perto de ter um novo local, bem mais perto, para realizarem os procedimentos em saúde. A obra do Centro Oncológico Marina Ramos ficou pronta há cerca de 15 dias. A previsão é de que o local seja inaugurado no início de 2019, entre o final de janeiro e início de fevereiro.

O Centro Oncológico terá capacidade para atender cerca de mil pacientes por mês. Atualmente, segundo o secretário de Saúde do município, Ricardo Lannes Coirolo, são aproximadamente 220 pacientes encaminhados mensalmente para tratamento oncológico em Uruguaiana, Santa Maria e Porto Alegre. Esse será o primeiro Centro Oncológico com miligramagem do Estado.

- A parte física já está pronta, inclusive a parte do laboratório e da farmácia. Esse sistema de miligramagem proporciona a utilização da dosagem correta para cada paciente, e será manipulado na própria farmácia, proporcionando uma economia de até 30% da medicação - explica Cairolo.

São Gabriel investe R$ 200 mil para criação de Centro de Oncologia

O Centro Oncológico funcionará no antigo Pronto-Socorro 24h da Santa Casa de Caridade, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, numa área de 235 m², onde foram construídos espaços para 11 cabines individuais para aplicação de quimioterapia, num investimento total de R$ 1,2 milhão.

A reforma do local foi executada por meio de uma parceria entre a Santa Casa e uma empresa do ramo farmacêutico, que ficará responsável pela manipulação do medicamento para quimioterapia. A próxima etapa é a realização de um processo de aquisição do mobiliário. Ao todo, três médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e um farmacêutico irão compor o quadro de funcionários, além dos recepcionistas e da equipe multidisciplinar que já atua na Santa Casa.

ATENDIMENTOS

Conforme Cairolo, o serviço, inicialmente, será aberto para atendimento por convênios e particulares. A ideia é que, até a metade de 2019, o Centro já esteja atendendo entre 80% e 90% via Sistema Único de Saúde (SUS).

- Para habilitar o serviço, temos de estar com o ele funcionando. Assim que o Centro for inaugurado, daremos entrada no pedido para credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Nosso objetivo é não deslocar mais esses pacientes para outras cidades. O grande sofrimento deles é ter que viajar quilômetros, ficar mais de cinco horas em uma van e voltar no mesmo dia. É uma tortura - disse.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores de São Gabriel vai lançar painel histórico digital Anterior

Câmara de Vereadores de São Gabriel vai lançar painel histórico digital

Motorista é detido por embriaguez ao volante em São Gabriel Próximo

Motorista é detido por embriaguez ao volante em São Gabriel

são gabriel