Caso Gabriel

Caso Gabriel: julgamento dos três PMs acusados de homicídio é marcado para julho

Depois de concluir a fase de depoimentos de testemunhas no processo que apura a morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, que ocorreu em São Gabriel, em agosto de 2022, a Justiça Militar, por meio da juíza Viviane de Freitas Pererira, marcou as datas de 19 e 20 de julho, respectivamente, para interrogatório e julgamento.

Na mesma decisão, a magistrada revogou a prisão dos três PMs no processo militar. No entanto, eles devem permanecer presos porque têm outro mandado de prisão expedido pela justiça comum.

Apesar das audiências terem ocorrido na sede da Auditoria Militar de Santa Maria, no Bairro Dores, o julgamento será realizado em Porto Alegre para atender a família, que mora em Guaíba.

Os interrogatórios dos réus, os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso, e o sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen, que respondem nas duas esferas (civil e militar), vão ocorrer no dia 19 de julho. Na militar, eles são acusados de terem escondido o corpo de Gabriel (ocultação de cadáver) e de terem inserido informações falsas no sistema da Brigada Militar (falsidade ideológica).

Na justiça comum, eles respondem por homicídio triplamente qualificado – motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Este processo ainda está na fase de instrução.

O jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu na noite do dia 12 de agosto de 2022 em São Gabriel, após ser abordado por três policiais militares. No dia 19 de agosto, o corpo do jovem foi encontrado submerso em um açude no interior do município.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre aos 7 anos Aisha Saldanha, que lutava contra Atrofia Muscular Espinhal Anterior

Morre aos 7 anos Aisha Saldanha, que lutava contra Atrofia Muscular Espinhal

Caso Gabriel: réus têm prisão preventiva revogada e aguardam interrogatórios no último dia de depoimentos Próximo

Caso Gabriel: réus têm prisão preventiva revogada e aguardam interrogatórios no último dia de depoimentos

são gabriel