marcelo martins

Senador Heinze encampa bandeira da ESA para Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Luiz Carlos Heinze (PP) (à esq.) esteve reunido com o general Edson Pujol, comandante geral do Exército, para alinhar demandas para o Senado

Provável candidato ao governo do Estado, em 2022, o senador Luis Carlos Heinze (PP, foto) entrou na briga pela vinda da Escola de Sargentos das Armas (ESA) para Santa Maria. À coluna, o maior nome do Progressista gaúcho disse estar à frente de uma ampla mobilização da bancada gaúcha federal, em Brasília, para fazer todo o possível para que o único município gaúcho, na disputa, seja o escolhido pelo Exército Brasileiro (EB). Até porque a preferência, pela cidade encravada no centro do Estado, geraria frutos à metade sul do Rio Grande do Sul. E, como provável candidato ao Piratini, Heinze também quer ter participação nesse processo. Além de uma eventual ajuda na economia do Estado e maior visibilidade das Forças Armadas, o solo gaúcho, valorizado, seria mais chamativo para investimentos privados, e, daria um reforço no caixa do Piratini.

ENCONTRO

Recentemente, o senador esteve reunido com o general Edson Pujol, comandante geral do Exército, para tratar da causa, e recebeu pedidos de apoio específicos. O general solicitou ao senador articulação junto à bancada gaúcha para assegurar recursos para o projeto da ESA - o que contemplaria demandas como residências e quadras esportivas para a família militar. A estrutura e recursos para instalação da escola no município, em um período inicial de até cinco anos, são considerados fundamentais na decisão. Heinze se comprometeu a viabilizar os pedidos.

Também à coluna, o senador conta que, no momento, está trabalhando junto da bancada para reservar uma fatia do orçamento previsto para 2021, que foi votado ainda neste ano e que já tem a comissão instalada.

_ Já estou alinhando, junto de meus pares na bancada, a maneira pela qual podemos garantir apoio à causa. Contribuição, esta, que fará diferença na análise da comissão do Exército para a escolha entre as cidades que disputam, embora não saibamos a quantia garantida pelos demais Estados _ fala Heinze.

O retorno em relação ao sucesso da empreitada, bem como os valores conquistados, serão anunciados em cerca de três semanas, conforme o senador.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Está na hora de o prefeito se descolar mais do governador Anterior

Está na hora de o prefeito se descolar mais do governador

Covid-19 e auxílio emergencial foram as principais pautas na Câmara Próximo

Covid-19 e auxílio emergencial foram as principais pautas na Câmara

Marcelo Martins