coluna marcelo martins

Santa Maria terá Centro Integrado com BM, delegacia e videomonitoramento

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Serviço funcionará no prédio da antiga Justiça Federal Militar

Na reta final do 2019, a Avenida Medianeira passará a ter um QG da segurança pública. E não se trata de qualquer exagero. Mas, sim, de uma tratativa que vinha sendo construída, nos últimos anos, e será edificada junto à antiga sede da Justiça Federal Militar de Santa Maria. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

No local irá funcionar o Centro Integrado de Operações e Emergência (Ciope) de Santa Maria. O imóvel, ainda em 2018 foi doado pela União à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Funcionará, no prédio, a Central de Videomonitoramento (investimento da prefeitura), o serviço de emergência do 190 da BM e a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento.

Ainda assim, neste mês, foi renovado por 12 meses o contrato de aluguel de onde funciona a DPPA, na Rua dos Andradas, a um custo de R$ 14 mil/mês. O delegado regional, Sandro Meinerz, projeta que até o fim do ano, o imóvel seja entregue e os serviços passem a ser despachados já do novo endereço. O Ciope representará um ganho em agilidade e promessa de eficiência no combate à criminalidade com tamanha integração entre os agentes da segurança pública. 

O Ciope é uma central única de despacho e de atendimento de ocorrências de urgência e emergência. O conceito em torno do Ciope surgiu ainda em 2010. Mas foi durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, que se teve uma expansão desse tipo de serviço.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Para que Santa Maria não tenha (mais) janelas quebradas

Próximo

Pozzobom vai, aos poucos, reavendo recursos perdidos

Marcelo Martins