marcelo martins

Mais um nome pode despontar na corrida à prefeitura de Santa Maria

18.386

O DEM, aliado de primeira hora do governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), quer estar na cabeça de chapa com o tucano. Prova disso foi dada, ainda neste mês, quando Rodrigo Menna Barreto anunciou a saída da Secretaria de Desenvolvimento Rural e, assim, apresentou-se como sendo o nome do Democratas para compor com Pozzobom. Acontece que como o calendário eleitoral está às avessas, há, ainda que remota, a chance de que alguns prazos possam ser, novamente, estendidos. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Se realmente essa situação for concretizada, ainda que o TSE não cogite no momento essa hipótese, a desincompatibilização - que é o abandono definitivo do cargo ou o afastamento temporário do exercício do cargo ou da função (mediante renúncia, exoneração ou licença) - poderia ocorrer por meio de uma nova oportunidade. Em caso de essa situação prosperar, o DEM local pode ter mais um nome no páreo: o de Ewerton Falk, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A coluna conversou com pessoas ligadas à administração municipal e, claro, ao próprio partido que afirmou que essa aproximação, caso ocorra, agrada uma ala significativa do núcleo duro do governo. Falk foi para o DEM neste ano. No passado recente, ele era filiado ao PDT, onde concorreu, em 2016, à prefeitura como vice do então candidato, o pedetista Marcelo Bisogno. 

Os relatos obtidos pela coluna dão conta que a ida de Falk para o Democratas teria observado a vontade dele em querer estar no páreo da corrida eleitoral deste ano. Falk foi procurado há um ano pelo DEM, que demonstrou querer tê-lo no quadro partidário.  

PAUTAS
Acontece que, quando se esgotou o prazo de sair do governo, Falk teria dito aos correligionários e àqueles mais próximos da administração que não deixaria a pasta do Desenvolvimento Econômico por ter ainda pautas, que ele julga prioritárias, "em aberto e, outras, em encaminhamento". São elas: a reforma do Calçadão; a licitação da gare; a obra de ampliação do aeroporto (foram garantidos R$ 10,5 milhões para os serviços); e, mais recentemente, o pacote de estímulo ao microempreendedor frente à pandemia.  

Porém, "como ele as deixou bem encaminhadas", disse uma fonte à coluna, Falk poderia agregar à pré-candidatura de Pozzobom, afirma essa fonte:

- Ele não fala abertamente nem fica se colocando como um nome para compor com o prefeito. Mas ele certamente seria agregador.

INTENÇÃO
Agora, em havendo margem para sair do Executivo para concorrer, Falk já teria deixado isso bem claro. Discreto, ele, que é empresário e fez sua estreia na máquina pública na gestão de Pozzobom, deixa a entender que quer contribuir com o debate eleitoral:  

- Quero contribuir ao debate e, principalmente, com ações que tornem nosso município próspero, competitivo e, principalmente, a ajudar no emprego e renda, que será o desafio de todos os gestores no pós-pandemia. O DEM, em algum momento em decorrência do próprio calendário eleitoral, poderá analisar os nomes colocados e, inclusive, o meu. E, se o prazo de desincompatibilização for dilatado, colocarei meu nome à disposição do partido.

PORÉM, JÁ HÁ UM NOME
Por enquanto, o DEM desponta com o nome de Rodrigo Menna Barreto, que ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Rural por mais de uma década. Ele assumiu a pasta, em 2009, quando o prefeito, à época, era Cezar Schirmer (MDB).  

O médico veterinário e agropecuarista, que é próximo da poderosa e influente família Lorenzoni, tem dito que o DEM terá protagonismo no pleito. Nem que, para isso, tenha de buscar espaço em voo solo.

Será que, daqui a pouco, em caso de o PSDB não fechar com os democratas, não haveria margem para uma chapa pura entre Menna Barreto e Falk? Pouco provável afirmar que isso ocorra e, ainda, mais imprevisível saber quem seria o vice nessa, distante e quase improvável, coligação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Administrar Santa Maria exigirá posições fortes Anterior

Administrar Santa Maria exigirá posições fortes

Legislativo propõe alteração ao orçamento do próximo ano Próximo

Legislativo propõe alteração ao orçamento do próximo ano

Marcelo Martins