em santa maria

Justiça nega pedido de vereadores para desativar controladores de velocidade

Mauricio Araujo

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Maria indeferiu o pedido dos vereadores Pablo Pacheco (PP) e Tubias Callil (MDB), que haviam ingressado com ação popular referente para desativar os controladores de velocidade em noves pontos do perímetro urbano da cidade.

Contratos da coleta de lixo em Santa Maria se encerram no fim do mês

A decisão é assinada pela juíza de Direito Inaja Martini Bigolin de Souza que, em despacho de sete páginas, reforça não haver materialidade de eventual ilicitude por parte do Executivo municipal. Em um dos trechos, ela traz que "nesse contexto arrecadatório oriundo dos instrumentos controladores de velocidade, ainda que alvo de alegadas irregularidades relativas à periodicidade bienal e à (in)existência de responsabilidade técnica (ART) do estudo técnico basilar dos aparelhos fixos controladores de velocidade, ressalto que inexiste lesão ao patrimônio público, seja material ou moral".

Na sequência, a magistrada também destaca que "entendo que o aludido ato administrativo em apreço Estudo Técnico e os próprios aparelhos fixos controladores de velocidade não apresenta a característica da lesividade ao patrimônio público - em nenhuma de suas diversas modalidades: material, moral, ambiental, histórico e cultural -, de forma que impossibilita o ajuizamento da ação popular".

Anúncio oficial da Escola de Sargentos das Armas sairá em outubro

MANIFESTAÇÃO
À coluna, o procurador jurídico da prefeitura, Guilherme Cortez, destacou que a decisão evidencia que a prefeitura agiu de forma correta, técnica e legal:

- A decisão confirma que não há qualquer lesão ao patrimônio público. E que a ação, quando analisada do ponto de vista jurídico, não deve prosperar. O indeferimento do pedido e a extinção reforçam a correção dos atos do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em cinco anos, prefeitura demite 15 servidores

Próximo

UFSM tem a chance de romper com o atraso sindical e corporativo

Marcelo Martins