marcelo martins

Calendário eleitoral traz mudanças no governo Pozzobom

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) terá mudanças no secretariado. Isso observa o calendário eleitoral do pleito de 4 de outubro deste ano - que, até o momento, segue mantido conforme o TSE. A troca de cadeiras obedece a data de amanhã, que marca o fim do prazo para que servidores - sejam cargos em comissão (CC) ou efetivos com função gratificada (FG) - renunciem para que possam se candidatar a vereador.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O primeiro a deixar a prefeitura foi João Chaves, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Social, e que agora retorna à Câmara. Com a volta dele à vereança, a pastora Lorena Santos, também do PSDB, deixa o Legislativo, já que ela era suplente. Chaves foi peça chave no governo Pozzobom. É creditado a ele a reabertura do Restaurante Popular que, por longos quatro anos, esteve com as portas fechadas. Quem assume a Secretaria de Desenvolvimento Social é Leonardo Kortz, que foi por dois anos adjunto da pasta. Conhecedor da secretaria, o advogado foi, ainda no ano passado, procurador jurídico da Câmara de Vereadores por indicação da bancada governista. 

RECONHECIMENTO
Outra secretaria que passa a ter novo comando é a do Meio Ambiente. O geógrafo Guilherme Rocha, que era adjunto da pasta, assume interinamente. Nome técnico da secretaria, ele tem sido o nome referência da área desde o governo Cezar Schirmer (MDB), quando foi nomeado para ocupar a função como CC. Rocha já conduzia a pasta, trata-se apenas de uma formalização. Ele tem estado na linha de frente na atuação contra a Covid-19 ao coordenar as atividades de sanitização de espaços públicos e privados.  

DESEMBARQUE
Rocha assume no lugar de Sandra Rebelato, filiada ao Progressistas, que saiu em férias da secretaria e já anunciou que não voltará. Até porque o PP já desembarcou do governo, uma vez que o vice-prefeito Sergio Cechin concorrerá ao lado do vereador Francisco Harrisson (MDB), que foi secretário de Saúde do governo tucano. 

CAMINHO A SEGUIR
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, comandada por Rodrigo Menna Barreto, também deve ter novo titular. Menna Barreto, que é do DEM, conduz a pasta desde o governo Schirmer e deve ser candidato neste pleito. O partido e Menna Barreto ainda estão por bater o martelo se ele irá à vereança ou à prefeitura pelo DEM ou numa eventual composição com o PSDB. De qualquer maneira, o nome do substituto de Menna Barreto virá de indicação dele ao prefeito. 

OUTRAS ALTERAÇÕES
Outro que está de saída é o secretário Orion Ponsi, da Mobilidade Urbana. Ele, que é CC do governo, irá concorrer a vereador pelo PSDB. Ponsi teve o trabalho elogiado no período em que esteve no comando da secretaria. Ele substituiu, ainda em 2018, o então secretário, à época, João Ricardo Vargas, que é vereador. Agora, no lugar de Ponsi, assume o adjunto Rui Fabrin. Filiada ao PP, Anita Costa Beber deixa a Assessoria Superior de Políticas do Interior para concorrer a vereadora.  

Por enquanto é isso, a engrenagem vai se ajustando. Até porque o foco do governo é fazer a travessia que a pandemia reserva a Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O risco, que é real, de comprometer o que já foi feito até aqui

Próximo

Prefeitura colocará à venda dois imóveis por R$ 1,6 milhão

Marcelo Martins