Jaqueline Silveira

Jornalistas agredidos: cena lamentável em Brasília

A cúpula dos líderes sul-americanos ocorrida em Brasília, nesta terça (30), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de anfitrião foi ofuscada, ao final, pela agressão a jornalistas por seguranças do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e por agentes do Gabinete Institucional da Presidência (GSI) após sua coletiva, no Palácio do Itamaraty. 

No meio da confusão em que os seguranças tentavam impedir a aproximação dos jornalistas a Maduro, a repórter da TV Globo Delis Ortiz foi atingida com um soco no peito. O GSI prometeu investigar e tomar providências sobre o episódio.

Na ditatura da Venezuela, os seguranças são acostumados, infelizmente, a tratar os jornalistas com truculência – isso quando não acabam preso. Só que o Brasil é um país democrático com imprensa livre. Lula, que pretende se consolidar como líder no cenário mundial, perdeu essa oportunidade por suas declarações infelizes. Afirmou que o país vizinho é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. Vítimas, sim, são os venezuelanos oprimidos pelo regime e que fogem para países da fronteira como o Brasil.

O Brasil deve, sim, manter relações institucionais com a Venezuela por questões econômicas, ambientais e humanitárias. Agora, não pode passar a mão na cabeça de ditador.

Comemoração ao lado do vice

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) comemorou o aniversário de 53 anos, na noite de terça, no CPF Piá do Sul, lugar já tradicional de suas confraternizações. Decorado nas cores do PSDB, o local ficou superlotado por cargos de confiança da prefeitura, políticos e familiares.

De volta ao trabalho e a todo vapor

O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra (Progressistas), já retornou ao trabalho e a todo vapor depois de afastar do Executivo, no final de abril, para a cirurgia de remoção de um carcinoma papilar (tumor na tireoide). Ele deveria ficar de licença por 30 dias, mas reassumiu a prefeitura após 15 dias.

Terra foi muito transparente ao chamar uma coletiva para anunciar o afastamento devido ao tumor descoberto em exames de rotina. Na terça (30), ainda um pouco rouco e poupando a voz, o prefeito concedeu entrevista à Rádio Tupã e se disse emocionado com tantas mensagens recebidas.

– Realmente, a saúde tá muito bem graças a Deus e eu quero, mais uma vez, agradecer a nossa comunidade, as milhares de manifestações. Eu jamais imaginei um carinho tão grande, uma consideração tão grande da comunidade, foram, literalmente, milhares de manifestações em Facebook, WhatsApp e Instagram, ligando, com orações, desejando rápida a recuperação. E isso foi muito emocionante para mim, eu tenho certeza que graças a isso que voltei antes do tempo – afirmou ele, acrescentando que passou por uma avaliação do processo cirúrgico, semana passada, e que está recuperado.

Uma ótima notícia ver o prefeito – que tomou a vacina (foto) da gripe também na terça-feira e incentivou à população a fazer o mesmo –, recuperado e bem disposto para seguir seu trabalho em Tupanciretã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudo sobre fundo de aposentadoria aponta déficit de R$ 3,5 bilhões Anterior

Estudo sobre fundo de aposentadoria aponta déficit de R$ 3,5 bilhões

Cúpula estadual intervém e costura acordo para Burmann assumir PDT Próximo

Cúpula estadual intervém e costura acordo para Burmann assumir PDT

Jaqueline Silveira