Jaqueline Silveira

Após ficar inelegível por oito anos, Farret está livre para se filiar e até concorrer a cargos políticos

Após ficar inelegível por oito anos, Farret está livre para se filiar e até concorrer a cargos políticos

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Ex-prefeito e ex-deputado estadual José Farret está, a partir de agora, apto a se filiar a sigla e até a concorrer – se assim desejar – na eleição municipal de 2024. Isso porque terminou, na última semana, a sua inelegibilidade de oito anos, consequência de uma condenação pela Justiça Federal relacionada à profissão dele, a de médico, envolvendo a família de um paciente com Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Farret sempre disse que acreditou “na boa-fé “das pessoas e que a pena foi pesada demais comparada à de políticos que desviam recursos públicos.

 
Mas, agora, está livre para voltar à política partidária e convites não faltam. É cortejado por muitos representantes de legendas que vão até sua casa.

– São visitas de cortesia – desconversou ele, sobre os convites de siglas que tem recebido. 

Do alto dos 81 anos e com enorme vivência política, Farret não tem pressa para escolher um partido, porém deixa claro que “não está aposentado”. Certamente, aparecerá na campanha de 2024, seja como cabo eleitoral, seja como candidato a algum cargo. O ex-prefeito, aliás, esteve na Câmara (foto), na última quarta-feira, acompanhando a entrega dos Títulos de Benemerência, especialmente do médico Renor Beltrami, seu ex-secretário da Saúde.

 
A guinada

Ultimamente, o ex-vice-prefeito de Cezar Schirmer (MDB) deu uma guinada da direita para esquerda. Após apoiar o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no segundo turno das eleições municipais de 2020, no ano passado, ele apoiou a dobradinha petista Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira a deputado federal e estadual, respectivamente. Muitos ficaram surpresos com esse posicionamento, justificado por Farret pelo trabalho dos petistas em prol de Santa Maria. Ele se aproximou de Valdeci e, inclusive, é cotado para ser seu vice à prefeitura no ano que vem ou, então, ser cabo eleitoral. Recentemente, almoçou com Valdeci na casa de um aliado do petista e também o acompanhou, durante um final de semana, em algumas visitas a eleitores. O futuro do ex-prefeito, que tem uma capital eleitoral na cidade, será um dos capítulos do aquece do pleito municipal.


Comarca de São Pedro do Sul com juiz titular


Depois de três anos com trabalho de juiz substituto, a Comarca de São Pedro do Sul terá magistrado titular, partir de 18 de maio. A juíza Walkyria Maria Alvares dos Prazeres Campos de Sousa Cabral, que trabalhava na 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Passo Fundo, assumirá o cargo no Fórum da cidade, que, em, 2022, registrou uma média de 9 mil processos, contabilizando também os casos judiciais de Dilermando de Aguiar, Quevedos e Toropi.

 Em entrevista à coluna no mês de março, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Giovanni Conti, prometeu para maio um juiz titular para cidade, enfatizando que a situação de São Pedro do Sul – com atedimento só de casos urgentes – não era isolada, já que há déficit de magistrados no Estado.

 A nomeação de um magistrado titular para o Fórum é uma conquista da comunidade, representada, principalmente por membros da prefeitura, da Câmara e da OAB. É inadmissível uma comarca com o volume de processos como a de São Pedro ficar por tanto tempo na dependência de substituto.


Estiagem em debate


Na próxima quarta (10) e quinta-feira (11), ocorrerá, em Porto Alegre, o 1º Fórum Estiagem em Foco, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento ocorrerá na Famurs durante o 30º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link (clique aqui).

Recorrente no Estado, a estiagem precisa ser tratada como política pública de Estado e não de governo, e a médio e longo prazo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Convocado pela Câmara de Vereadores, secretário de Infraestrutura falará na sessão desta terça-feira

Não se fala de outra coisa Próximo

Não se fala de outra coisa

Jaqueline Silveira