A área de comunicação da Câmara de Vereadores, que se diga, agiu bem rapidamente (em outras ocasiões, a paquidermice foi a norma). O resultado é que a nova Legislatura já é mostrada, com todos os seus parlamentares titulares, no site oficial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Detalhe importante
O pessoal se puxou na elegância, é possível notar pelas fotos. Com o adendo do brilho e das cores, no caso específico das mulheres. Como curiosidade, no caso masculino, apenas um dos parlamentares, e isso é possível verificar na foto que ilustra esta nota, está desengravatado – sem prejuízo, aliás.
Alguém dirá
Ora, colunista, o que isso tem a ver com política? Ao que o escriba responde: tem, e muito. Afinal, muito do que você faz está na forma como é visto.
Em tempo
A página oficial da Prefeitura Municipal na internet, que se diga, também está devidamente atualizada, o que, “noutros” momentos, não se viu. Estão lá, direitinho e rapidamente, todos os novos secretários, com os devidos links para as respectivas pastas. Trabalho eficiente, que se registre.
Para constar
O que se imagina possa acontecer, e é natural e desejável, é uma mudança completa do visual do site do Executivo. Em acordo, obviamente, ao novo governo e com um novo slogan oficial.
O que sussurram os corredores do Palacete da Vale Machado
Confiança
Ainda não estão definidos todos os Cargos de Confiança da Mesa Diretora da Câmara. O que há, por enquanto, é a manutenção de alguns e a chegada de outros. Acredita-se que, até o fim do recesso, a lista estará fechada com os nomes já definidos e nomeados.
Em tempo
A indicação feita por um graúdo, depois de anunciada, acabou suspensa pelo presidente Admar Pozzobom. A reação interna (e externa) foi tamanha, que o tucano recuou.
Prioridade
Já se desenha a pauta principal do presidente Admar Pozzobom neste ano: a retomada da obra de ampliação do prédio da Câmara. A mobilização é para que se viabilize, neste primeiro trimestre, o processo licitatório para a contratação da empresa que fará o projeto arquitetônico/engenharia para a correção das “patologias” da obra.
Da mesma forma, corredores e gabinetes ilustres ponderam que as questões internas recebam maior atenção. Acredita-se pelo perfil de Admar, e por já ter sido presidente em 2017, fará com que dê maior atenção às pautas “da Casa”. Aliás, essa é uma queixa recorrente: os presidentes preferem jogar para a torcida do que olhar aos pleitos dos servidores. A ser verdade, a pergunta: o atual presidente mudará isso?
Luneta
Camomila
Constata-se nicho numericamente importante de descontentes com o que consideram lentidão do governo na nomeação dos ocupantes de Cargo de Confiança de segundo e terceiro escalões. Além daqueles que, de fato, ficarão de fora, há também os impacientes. Sabem que serão chamados, mas estão no limite da irritação. A uns, a lamentação; a outros a recomendação de um antigo observador é... chá de camomila.
Trimestre
Há o entendimento – discreto e sem queixas públicas, mas real – de edis alinhados com o governo, de que teria sido feito muito “alarde” com o anúncio dos integrantes do primeiro escalão e não se cuidou da base que dará suporte a esses secretários nas respectivas pastas. Expectativa é otimista, porém. Os mesmos vereadores creem que o primeiro trimestre seja suficiente para aparar as arestas. Logo...
Constantino
A operação Doação de Constantino, deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira, “com o objetivo de reprimir a produção de fake news” na eleição de 2024, trouxe de novo a campanha eleitoral à ordem do dia. E teve, entre outras, as palavras da vítima, o petista Valdeci Oliveira. Que não questiona o resultado do pleito perdido para Rodrigo Decimo (“isso já passou”), mas marca posição: “a mentira, a calúnia e a difamação não podem ficar impunes”.
Os gabinetes
A função em torno do sorteio dos gabinetes dos 21 edis ainda está rendendo. Alguns, que já estavam na legislatura passada, fizeram “acordos” com os não eleitos e se mudaram ao apagar das luzes. O fato causou incômodo e insatisfação aos que chegaram e ao veterano Werner Rempel. Ele acusa parte dos colegas de não respeitarem a democracia interna e adiantou que levará o tema ao Ministério Público, se preciso for.
Para fechar!
Sem suspense, a solução foi rápida. O governo Decimo/Lúcia nomeou Givago Ribeiro para a liderança na Câmara. O tucano em segundo mandato terá alguns desafios. Afora defender os interesses da prefeitura, precisa manter unido um grupo forte, mas com projetos próprios. Tarefa tão importante quanto defender as propostas do governo.