Há outros nomes, claro. E eles estão na nota que se segue a esta, mais abaixo. Mas, que ninguém duvide: até onde alcançam a memória e os arquivos do colunista, há pelo menos três décadas, ou até mais, não se pintava quadro tão promissor para Santa Maria quanto à “safra” de candidatos à Assembleia Legislativa no pleito de 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sim, já é hora de pensar e agir em relação a isso, e os partidos não podem perder tempo. Sem descartar outras possibilidades, como se verá no próximo texto, a comuna terá pelo menos quatro candidatos fortíssimos a conquistar uma vaga no parlamento gaúcho e, com um otimismo bem realista, Santa Maria pode emplacar expressiva bancada no Palácio Farroupilha.
A seguir, saiba mais sobre as razões para esse prognóstico sobre os quatro, quem sabe, futuros deputados estaduais pela boca do monte.
Beto Fantinel (MDB) - Diferente do que ocorreu em 2022, quando longe esteve de ser unanimidade no partido e foi apenas o quinto colocado local, com 6.958 votos, agora é o líder inconteste da agremiação, o que lhe permitirá, se diz, melhorar o desempenho em Santa Maria, ao ponto de ultrapassar os 49.771 votos totais que o tornaram o segundo mais votado do MDB no Estado.
Giuseppe Riesgo (Novo) - Ex-deputado, é o primeiro suplente do Novo, na atual legislatura. Em 22, com 10.290 votos, chegou em Santa Maria atrás só de Admar Pozzobom, do PSDB, e Valdeci Oliveira, do PT. Agora, porém, será provavelmente o principal nome novista à Assembleia, o que lhe garantirá verba significativa do Fundo Eleitoral (algo que o partido não mais rejeita). São grandes as possibilidades de ampliar os 28.209 votos obtidos em todo o Rio Grande, há dois anos e, assim, retomar sua cadeira.
Jorge Pozzobom (PSDB) - A sorte acompanha quem trabalha. E o tucano mais ilustre da cidade está colhendo. Após seis anos como deputado, interrompeu o mandato para concorrer e vencer a eleição para prefeito de Santa Maria.
Deixa uma gestão bem avaliada e que garantiu a vitória de seu sucessor, estará em posição estadual na sequência e tem tudo para retomar a carreira parlamentar. Como curiosidade, na derradeira eleição para deputado, Pozzobom foi o segundo mais votado do PSDB gaúcho, com 48.244 votos, e o campeão em Santa Maria, com 27.239.
Valdeci Oliveira (PT) - O quarteto de fortes concorrentes locais à Assembleia Legislativa se fecha com o mais votado entre eles há dois anos. O petista é o último grande campeão da cidade, com 34.704 votos obtidos aqui – quase metade dos 70.580 feitos no Rio Grande inteiro, e que lhe garantiram a 7ª maior votação estadual e a primeira da bancada do PT no Estado.
Enfim, se a palavra existir, é favoritaço para a obtenção de mais um mandato por Santa Maria no Legislativo.