MDB estará no futuro secretariado. E ofereceu seis nomes. Rudys é um

O prefeito eleito quer, o MDB também. Isso é suficiente para afirmar que o emedebismo voltará formalmente ao poder, ainda que em posição menor – afinal, governou a cidade por oito anos, antes da assunção do tucanato.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Dito isto, já se sabe que o partido deverá ter uma secretaria para chamar de sua. Pode ser a Desenvolvimento Social. Pode. Como também seja possível que outra pasta seja oferecida. Também pode ser Rudys Rodrigues, o vereador de 3.796 votos, quem ocupará a função. A ele teriam perguntado se aceitaria. Ao que ele disse sim. Mas formalmente convidado ainda não foi. Se for, abre espaço para Marcelo Acosta, com 1.223 votos conquistados, assumir no Legislativo.

 
Mas, atenção: o colunista apurou que, questionado por Decimo, o MDB alcançou uma lista com a sugestão de pelo menos seis nomes. Rudys, obviamente, é um deles. E quem não está é Adelar Vargas (ex-secretário no governo Schirmer), que opta por apenas exercer o mandato parlamentar.

 
Resumo da ópera: o MDB estará no governo. Mas com quem e em que posição, embora o favoritismo do “confirmadíssimo”, talvez seja melhor esperar para afirmar.


Luneta
2026 NA MIRA  
Partidos e políticos competentes pensam no longo prazo, e mesmo atitudes de hoje miram no futuro. Que, no caso, é o pleito de 2026. Creia: já começam a despontar possíveis candidatos a deputado estadual e federal. Mais importante, porém, é se perceber o interesse das grandes agremiações de Santa Maria em apresentar nomes locais. Mesmo que seja para ganhar experiência. E prescindindo dos forasteiros.


2026 NA MIRA II
O caso mais notável de mudança de comportamento começa a ser notado no MDB, um histórico patrocinador de candidaturas alheias à Boca do Monte, especialmente para a Câmara dos Deputados. Pois fontes credenciadas do partido chegam a propor punições a quem não seguir a orientação partidária. E assim se consolida a ideia de uma dobradinha local, com Beto Fantinel a estadual e Rudys Rodrigues a federal.


2026 NA MIRA III
Outro grande partido também tem que dar um jeito na vida, ou continuará a ser sucursal de “estrangeiros” que entregam meia dúzia de patacas na forma de emenda parlamentar e garantem cabos eleitorais locais. No caso, o PP, que, desde José Farret, ainda no início do século, esqueceu o que é ter deputado de Santa Maria, optando pelos forasteiros para federal e rifando os concorrentes daqui à Assembleia.


2026 NA MIRA IV
A partir de manifestações aqui e ali, e de algumas respostas evasivas das lideranças do PT, é possível supor que Valdeci Oliveira não concorrerá à reeleição à Assembleia. Sim, ele estará na urna eletrônica de 2026, mas talvez a deputado federal – ocupando o espaço de Paulo Pimenta, que vai buscar uma vaga no Senado. Primeiro: é isso mesmo? E segundo: se for, quem substituirá Valdeci? Hein?


2026 NA MIRA V
O próprio Jorge Pozzobom já disse que concorrerá a deputado estadual – e não a federal, como houve quem cogitasse. Assim, pelo menos metade da tarefa tucana está resolvida em Santa Maria. O prefeito que deixa o cargo buscará retomar a vaga que tinha antes de assumir o Centro Administrativo. E a outra metade? Quem vai ajudar a legenda do PSDB no município, como candidato à Câmara dos Deputados?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vem aí um quarteto promissor na briga por vaga na Assembleia Anterior

Vem aí um quarteto promissor na briga por vaga na Assembleia

Um quarteto de (atuais) edis para ocupar cargos na gestão Decimo Próximo

Um quarteto de (atuais) edis para ocupar cargos na gestão Decimo