Fala-se, na política tradicional, que “o bem se faz aos poucos e o mal de uma só vez”. Talvez a expressão valha, se o que se diz nos bastidores for confirmado na prática. O prefeito eleito santa-mariense Rodrigo Decimo estaria se mostrando disposto a encarar a eventual impopularidade inicial, com duas propostas arrasa quarteirão já no começo da nova Legislatura.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
São dois enroscos dos grandes a ser enfrentados. Um, o tão falado déficit crescente do IPASSP (Instituto de Previdência dos Servidores) e a própria dívida da prefeitura para com ele. Outro, a defasagem da planta de valores dos imóveis, base para a fixação de um dos principais tributos municipais, o IPTU.
Ambos, mais a reforma administrativa (com, no mínimo, a criação das secretarias de Segurança Pública e Turismo), seriam enviados à apreciação dos vereadores já no comecinho de 2025.
No caso dos imóveis, desde os anos 1990 que a planta não é atualizada. A ideia seria propor isso agora, com o que haveria de incremento nas finanças públicas já a partir de 2026.
Quanto ao IPASSP, o projeto preveria contribuições maiores para quem ganha mais e faria dar sua parte quem hoje não contribui.
Confirmada a determinação de levar os dois temas à discussão pública, na Câmara, dá pra dizer que o ano, no mínimo, vai começar animado.
Luneta
ROSE E GILVAN
Dez entre dez analistas não têm dúvida: se há secretários que, a menos que não queiram, estão garantidos no próximo governo estes são os atuais titulares da Cultura, Rose Carneiro, e Esporte, Gilvan Ribeiro. O que os faria seguir seria, além da qualidade individual do trabalho, a grande capacidade que possuem de gerar recursos para fazer o trabalho de suas pastas, as de menor orçamento no governo.
PDT EM CONVENÇÃO
Depois de cerca de 10 anos com direções provisórias, o PDT santa-mariense realiza segunda-feira convenção municipal em que elegerá comando permanente, com mandato de três anos. Além do Diretório (com 80 titulares e 24 suplentes) e da Executiva, no encontro que acontece das 16h às 21h no plenarinho do Palacete da Vale Machado, também serão eleitos Comissão de Ética e Conselho Fiscal.
BURMANN SEGUE
Diretório a ser eleito pelo PDT na convenção de segunda também definirá a Executiva. A ideia é contemplar as principais líderanças do partido, inclusive com o atual presidente Paulo Burmann seguindo no cargo. Em torno dele, em funções variadas, devem estar, entre outros, a vereadora Luci Duartes, o edil eleito Luiz Cuozzo Lemos, a recém-chegada Cida Brizola e o histórico Marionaldo Ferreira.
COLATERAL
O que a coluna afirmou, sobre Admar Pozzobom assumir a presidência da Câmara no primeiro ano da próxima Legislatura continua a valer. Mas há quem diga que o acordo governista pode começar a ruir já no ano seguinte, por conta das discussões polêmicas em torno, por exemplo, da ideia de retirar recursos do IPASSP para garantir as emendas impositivas. E esse seria só um dos pontos de atrito. A conferir.
PARA FECHAR
A especulação vale, claro. Inclusive porque rende “cliques” nas redes sociais. Isto é, Rudys Rodrigues ou Adelar Vargas, do MDB, e Luiz Carlos Fort, do PP, mesmo partido de Pablo Pacheco, qualquer um deles pode virar secretário. E até mesmo todos podem estar no primeiro escalão. Certo, mesmo, porém, é que os dois partidos terão espaço no próximo governo. Independentemente do nome do secretário.