Ronei (Paula Vieira) Lopes é militante petista há muitos anos, sempre integrando o Diretório Municipal e assessorando ocupantes de cargos eletivos. Mas desde outubro de 2023 é o presidente do PT em Santa Maria. Foi eleito, junto com um novo Diretório, para substituir Sidinei Cardoso Pereira, dirigente há cerca de uma década e que concorreria (com sucesso) a uma cadeira de vereador.
Pois Ronei Lopes foi ouvido pela coluna nesta semana. Para saber sua opinião sobre como foi a agremiação, derrotada no segundo turno com o candidato a prefeito Valdeci Oliveira, mas que elegeu a maior bancada individual da Câmara, com quatro cadeiras conquistadas. Ele faz um balanço do pleito e também projeta o que vem por aí, na vida partidária. Acompanhe:
Claudemir Pereira: já foi feita uma avaliação do desempenho e do resultado do partido, na eleição de outubro? Em caso positivo, qual é essa avaliação?
Ronei Lopes: é necessário fazer uma avaliação profunda do cenário em que estamos inseridos. Até o final do mês vamos reunir o diretório, de forma ampliada, juntamente com os nossos filiados. Inicialmente já conversamos entre a executiva do partido e a bancada de vereadores eleitos.
CP: como o PT, que se consolida como o maior dos partidos de oposição, pretende agir em relação ao governo, na Câmara de Vereadores?
RL: seremos uma oposição responsável, cobrar a execução de tudo o que foi prometido durante a campanha e não vamos abrir mão de propor ações efetivas ao Executivo. Afinal, temos uma responsabilidade com a cidade.
CP: em relação à Federação, com PC do B e PV, a ideia é mantê-la ou mesmo ampliá-la no futuro?
RL: Não é uma decisão municipal e, sim, nacional. No que estiver ao nosso alcance, estaremos trabalhando para manter a relação política e a proximidade que construímos nos últimos anos. É o nosso desejo de ampliar e fortalecer as pautas que temos em comum em consonância com os anseios da população de Santa Maria.
CP: o PT de Santa Maria pretende lançar outros nomes à Assembleia ou à Câmara dos Deputados em 2026, diante do fato de o deputado federal Paulo Pimenta concorrer ao Senado ou ao Piratini?
RL: o PT de Santa Maria terá um candidato a deputado federal e a estadual. Sabemos da importância da cidade para o Estado e temos um compromisso com a nossa região. Há anos temos uma representatividade que trouxe bons frutos para a nossa cidade. Estamos trabalhando para renovar os quadros e ampliar a nossa capacidade de diálogo com as bases. Sobretudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.