
Foto: Nathália Schneider (Diário)
Promovido pela Federação das Associações de Municípios (Famurs), o 41º Congresso de Municípios iniciou nesta segunda (5) no Hotel Recanto Business Center – Centro de Eventos, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca e teve continuação nesta terça-feira (6).
O segundo dia de evento contou com diversos painéis ao longo da tarde, além da assinatura do Termo de Cooperação entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a cidade de Restinga Sêca.
O prefeito de São Vicente do Sul e também presidente da AM Centro, Fernando Paim, presente no local, reforçou a importância desse evento, que também é uma forma de "capacitação para os prefeitos":
– Cada prefeito tem sua formação, mas quando entramos em uma prefeitura, entram problemas de várias áreas. Esses eventos ajudam na nossa capacitação para lidar com qualquer tipo de problema. A gente tem que estar atualizado e as questões trazidas no evento desta tarde (uma delas afeta o meu município, que é sobre o transporte municipal) é perfeito para eu levar o que foi debatido aqui para a minha cidade.
Mas a grande expectativa estava em cima da troca de comando da Federação, com a posse de Luciano Orsi (PDT) prefeito de Cambo Bom no lugar de Paulo Salerno (MDB), chefe do Executivo de Restinga, com a presença do Governador Eduardo Leite.
Cerimônia de posse
Diversas autoridades estavam presentes no local, entre elas o prefeito de Restinga Sêca.... Os vice-presidentes da gestão anterior receberam uma simbólica homenagem de Paulo Salerno. Logo após, foi entregue o mérito municipalista. Essa homenagem é dada pelo esforço permanente dessas figuras na busca pela melhoria nas cidades, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.
Foram homenageados: Paulo Sérgio Pinto, Roberto Servo Melão, Rosane de Oliveira e Vilmar Zanchin e o ex-vice governador Randolfo Vieira Jr.
Paulo Ricardo Salerno fez seu discurso de despedida. Ele agradeceu os homenageados com o mérito municipalista, reforçando a importância que cada um deles possui para o fortalecimento da municipalização.
– Ser presidente da Famurs e prefeito não é uma tarefa fácil. Mas eu consegui com o apoio de todos. Esse é o perido em que vou retornar e dar uma contribuição final ao meu município. É hora de retribuir. Obrigada comunidade de restinga por entender muitas vezes a ausencia do prefeito. Obrigada a minha família também.
Ele também reforça o patamar alcançado pela entidade nos últimos tempos:
– Tenho certeza do quanto avançamos como entidade e trazemos ela para outro patamar. E reforço: a luta não pode parar, pois a cada ano a demanda é maior. Precisamos seguir fortes e unidos defendendo os municípios gaúchos para melhorar a qualidade de vida dos nossos habitantes e seguir com as obrigações que são atribuídas a nós todo ano.
Ele sai do cargo de presidência, mas não da Famurs. Agora ele assume como presidente do Conselho Fiscal.
Logo depois, o termo de posse foi assinado, tanto pela gestão anterior quanto pela nova gestão, tendo Luciano orsi como novo presidente. Após a assinatura, ambos posaram para fotos. gestão 2023-2024. Após assinatura, os vice-presidentes da nova gestão foram chamados, um a um, para assinatura do termo também. O novo conselho fiscal também assinou o termo e foi empossado.
O governador Eduardo Leite discursou também. De forma breve, usou o momento para reforçar os programas do governo focados nas cidades gaúchas e também anunciou um reforço justamente aos municipios:
– Fazemos um governo de caráter municipalista. Uma semana atrás estive com o Haddad e demandamos a ele assim que tiver o acordo de compensação, faremos um acordo: o que signigica ficar mais um tempo sem pagamento da dívida do estado com a união. Perdemos mais de 3 bilhões em seis meses e teremos a compensação em cerca de dois anos. Fizemos uma arquitetura de forma que o estado não vai pagar mais a divida, mas precisa pagar aos municipios, a cota do ICMS. 250 milhões de reais aos municipios.
Orsi concedeu seu primeiro discurso como novo presidente da Famurs.