Com prazo encerrado para ficar em dia e votar em outubro, eleitor só pode solicitar 2ª via do título

Com prazo encerrado para ficar em dia e votar em outubro, eleitor só pode solicitar 2ª via do título

Foto: Miguel Cardoso (Diário)

Eleitores tinham até esta quinta-feira (23) para regularizar a situação eleitoral. Quem não procurou os cartórios até as 19h e tinha alguma pendência com a Justiça Eleitoral não poderá votar na próxima eleição, prevista para 6 de outubro o 1º turno. O prazo oficial encerrou em 8 de maio, porém, no Rio Grande do Sul, em virtude das enchentes, o período foi prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais 15 dias que terminou nesta quinta-feira. A partir de agora, os únicos serviços disponíveis são solicitação da segunda via do título eleitoral e certidões.

​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O movimento no cartório da Zona Eleitoral 135, em Santa Maria, foi movimentado no último dia. Segundo o chefe do órgão, Vinicius Teixeira, devido aos acontecimentos climáticos, a locomoção das pessoas ficou prejudicada até o prazo padrão. 

– Foi uma boa decisão essa prorrogação por parte do TSE – avalia ele.


Primeiro título eleitoral foi um dos serviços mais procuradosFoto: Miguel Cardoso (Diário)


Entre os atendimentos mais procurados, estavam a emissão da primeira via do título, serviço que pode ser solicitado por jovens que completarão 16 anos até o dia do pleito. Nessa faixa de idade, conforme a Justiça Eleitoral, 152 milhões de brasileiros estariam aptos.  Como o caso do estudante Henrique Vagner, 17 anos, que pretende votar em outubro. O jovem Vitor Hugo Bonacho, 18 anos, estudante, também foi outro a fazer o primeiro título eleitoral. Ele estava acompanhado da avó Léa Bonacho, 74 anos, aposentada, que disse fazer questão de votar, mesmo que, após os 70 anos, seja facultativo.


Cidadania 

Assim também pensa Lucy Oliveira Peres, 98 anos, aposentada, que acompanhada da neta Jamile Peres, 44 anos, jornalista, foi fazer a transferência do domicílio eleitoral. A idosa veio de Cruz Alta, após perder o filho com quem residia. Ela, que nasceu na época em que as mulheres não votavam (vota foi liberado no Brasil em 1932).

– Desde que foi liberado, eu voto. Ainda mais quando o candidato é simpático com a gente – afirma ela.


Mesmo sem a obrigatoriedade do voto, aos 98 anos, dona Lucy faz a transferência do domicílio eleitoralFoto: Miguel Cardoso (Diário)


Transferência de domicílio também foi o serviço procurado por Antônio Celso Mendes, 42 anos, contador que veio de Restinga Sêca, há três anos para Santa Maria. Ele destacou o bom atendimento recebido e a importância em votar:

 – Vamos exercer o nosso direito nesse ano para o nosso município também se desenvolver cada vez mais.


Biometria

Um serviço procurado, mas que foi suspenso foi o cadastramento da biometria. Em razão das enchentes, a coleta foi suspensa no Rio Grande do Sul, porém, mesmo quem não tiver o cadastro, desde que esteja com o restante da situação em dia, não será impedido de votar.


Este ano, os eleitores irão eleger prefeito, vice-prefeito e vereador. Nos casos das cidades com mais de 200 mil habitantes, que seja necessário segundo turno, a data do pleito será 27 de outubro. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.


Para mais informações, acesse o atendimento via WhatsApp da Justiça Eleitoral gaúcha, que está centralizado no número (51) 2312-2015.


Leia também

​​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que prevê o pacote federal para ajudar a população do RS; há verbas específicas para Santa Maria Anterior

O que prevê o pacote federal para ajudar a população do RS; há verbas específicas para Santa Maria

Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho Próximo

Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho

Política