Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)
A 30° Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) ocorrerá de 12 a 14 de julho, no Centro De Referência De Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Medianeira, em Santa Maria. Na edição que marca três décadas de história, o evento também terá como foco contribuir para a recuperação de geração de renda dos gaúchos após a tragédia climática que assolou o Estado em abril e maio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conforme a organização, entre os mais de 500 inscritos estão pessoas e grupos de lugares fortemente afetados pelas chuvas, como distritos de Santa Maria, municípios da Quarta Colônia, Serra Gaúcha e Região Metropolitana.
– Nosso grande objetivo é fazer uma Feicoop com um sentido de acolhimento e reconstrução. Quando sofremos a questão das chuvas, não sabíamos se seria possível realizar a feira, porém, em conjunto a organização decidiu que ela sairia na data e trabalhamos para isso – explica o coordenador do projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peranconi.
A estrutura física da feira já está sendo montada. A abertura oficial está prevista para ocorrer no dia 12 de julho, às 16h. Já as bancas dos expositores devem funcionar das 7h às 19h durante os três dias de evento. A programação completa deve ser divulgada nos próximos dias. O período de inscrições para expositores, caravanas, artistas e voluntários se encerrou em 31 de maio.
Solidariedade que faz a economia girar
Desde 1994, a Feicoop movimenta a economia local e valoriza a agricultura familiar por meio da comercialização de produtos, oficinas e seminários formativos, que atraem pessoas de diferentes lugares do Brasil e até de outros países.
A Feicoop é promovida pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da prefeitura de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Para dúvidas e mais informações sobre o evento, o contato com a organização da Feicoop pode ser via o e-mail feicoopsantamaria@gmail.com, pelo Facebook ou os perfis de Instragram @ofeiraocolonial e @redeesperancacooesperanca, e pelo telefone: (55) 99974 4567.
Leia também
- Segunda edição da Maratona de Santa Maria já tem mais de 1,5 mil inscritos; saiba como participar
- Chocolate Garoto vai ganhar edição especial em homenagem ao Rio Grande do Sul e será vendido como “Guri”