Restinga Sêca

Com a presença do governador Eduardo Leite, Luciano Orsi assume a posse da Famurs

Com a presença do governador Eduardo Leite, Luciano Orsi assume a posse da Famurs

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Promovido pela Federação das Associações de Municípios (Famurs), o 41º Congresso de Municípios se iniciou na segunda-feira (5) no Hotel Recanto Business Center – Centro de Eventos, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca e teve continuação nesta terça-feira (6).


O segundo dia de evento contou com diversos painéis ao longo da tarde, além da assinatura do Termo de Cooperação entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a cidade de Restinga Sêca.


O prefeito de São Vicente do Sul e também presidente da AM Centro, Fernando Paim, presente no local, reforçou a importância desse evento, que também é uma forma de "capacitação para os prefeitos":


– Cada prefeito tem sua formação, mas quando entramos em uma prefeitura, entram problemas de várias áreas. Esses eventos ajudam na nossa capacitação para lidar com qualquer tipo de problema. A gente tem que estar atualizado e as questões trazidas no evento desta tarde (uma delas afeta o meu município, que é sobre o transporte municipal) é perfeito para eu levar o que foi debatido aqui para a minha cidade. 


Mas a grande expectativa estava em cima da troca de comando da Federação, com a posse de Luciano Orsi (PDT), prefeito de Campo Bom, no lugar de Paulo Salerno (MDB), chefe do Executivo de Restinga Sêca, com a presença do governador Eduardo Leite.


Cerimônia de posse

Diversas autoridades estavam presentes no local. Os vice-presidentes da gestão anterior receberam uma simbólica homenagem de Paulo Salerno. Logo após, foi entregue o mérito municipalista – essa homenagem é dada pelo esforço permanente dessas figuras na busca pela melhoria nas cidades, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. Foram homenageados: Paulo Sérgio Pinto, Roberto Servo Melão, Rosane de Oliveira, Vilmar Zanchin e o ex-vice governador Randolfo Vieira Jr.


Paulo Ricardo Salerno fez seu discurso de despedida. Ele agradeceu os homenageados com o mérito municipalista, relembrando a importância que cada um deles possui para o fortalecimento da municipalização. Por fim, agradeceu.


– Ser presidente da Famurs e prefeito não é uma tarefa fácil. Mas eu consegui com o apoio de todos. Esse é o momento em que vou retornar e dar uma contribuição final ao meu município. É hora de retribuir. Obrigada comunidade de Restinga por entender muitas vezes a ausência do prefeito. Obrigada à minha família também.


Agora, como presidente do Conselho Fiscal da Famurs, Salerno reforçou o patamar alcançado pela entidade nos últimos tempos:


– Tenho certeza do quanto avançamos como entidade e trazemos ela para outro patamar. E reforço: a luta não pode parar, pois a cada ano a demanda é maior. Precisamos seguir fortes e unidos defendendo os municípios gaúchos para melhorar a qualidade de vida dos nossos habitantes e seguir com as obrigações que são atribuídas a nós todo ano.


Logo depois, o termo de posse da nova gestão de 2023-2024 foi assinado. Após a assinatura, tanto o novo presidente quanto o anterior posaram para fotos; depois, os vice-presidentes da nova gestão foram chamados, um a um, para assinatura do termo também.


O governador Eduardo Leite usou o momento para reforçar que seu governo tem como foco potencializar as cidades gaúchas:


– Fazemos um governo de caráter municipalista. Temos um olhar para as cidades, porque é lá que a vida acontece. É um questionamento frequente do nosso governo sobre como podemos desenvolver nossos projetos prestigiando os municípios. 


Ele também aproveitou para contar o acordo que fez com o Ministro da Fazenda Fernando Haddad para que o Estado fique mais um tempo sem pagar a dívida que tem com a União:


– Vamos operacionalizar esse acordo de compensação da dívida, pois vamos descontar R$3 bilhões desse débito que temos. Proporcionalmente ao que deveríamos repassar a União, vamos repassar, mensalmente, aos municípios os 25% referentes ao ICMS. Já no final desse mês, deve haver uma cota extra desse imposto às cidades gaúchas. Serão cerca de R$250 milhões adicionais aos municípios por conta dessa compensação. Ou seja, não pagamos diretamente para a União, deixamos esse dinheiro aqui no Rio Grande do Sul, espalhado pelas localidades.


Ele também avisou que em breve deseja anunciar mais investimentos focados nas cidades gaúchas e finalizou afirmando que "ser prefeito é um ato de coragem".


Orsi concedeu seu primeiro discurso como novo presidente da Famurs. Ao agradecer a presença das autoridades, ressaltou a importância desse momento, que "gera expectativas, mas também obrigações".


– Esse sonho de hoje é um sonho coletivo, é um dos dias mais especiais da minha vida, principalmente da minha vida politica; sou entrelaçado ao PDT, partido também da minha família. Isso me emociona e me orgulha muito.


Emocionado, afirma que deseja fazer política com "ideais e ideias". Também traçou alguns planos a serem feitos a partir de agora:


– Quero potencializar os setores de pesquisas e fazer uma radiografia em todas as cidades gaúchas. Também pretendo, junto ao Ministério da Educação (MEC), tentar o credenciamento da escola Famurs para se tornar uma escola de gestão pública. 


E finalizou ao dizer que agora é hora de união para que se faça uma gestão qualificada:


– O municipalismo é uma bandeira só.


Gestão da Famurs 2023-2024

  • Presidente: Luciano Libório Baptista Orsi (PDT) / prefeito de Campo Bom - Amvag

Vice-presidentes: 

  • Jonas Fernando Hauschild (PDT) / prefeito de Tucunduva – Amufron
  • Marcelo Arruda – (PTB) / prefeito de Barra do Rio Azul – Amau
  • Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP) / prefeito de Dom Pedrito – Assudoeste
  • José Alberto Panosso (MDB) / prefeito de Frederico Westphalen – Amzop
  • Carlos Alberto Bohn (PSDB) / prefeito de Mato Leitão – Amvarp
  • Evandro Luis Massing (PT) / prefeito de Palmeira das Missões – Amzop
  • Gilson Adriano Becker (PSB) / prefeito de Vera Cruz – Amvarp

 

Conselho Fiscal 2023/2025

  • Presidente: Paulo Ricardo Salerno / prefeito de Restinga Sêca
  • 1º Titular: Jones Jehn da Cunha / prefeito de Horizontina
  • 2º Titular: Everaldo Bueno Rolim / prefeito de Inhacorá
  • 1º Suplente: Rodrigo Jacoby Trindade / prefeito de Mormaço
  • Rodrigo Amadeo Battistella / prefeito de Nova Santa Rita
  • Daniel Pereira Almeida / prefeito de Butiá

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em entrevista à CDN, Valdeci Oliveira enaltece geoparques, fala sobre a relação com governo federal e despista sobre as eleições de 2024 Anterior

Em entrevista à CDN, Valdeci Oliveira enaltece geoparques, fala sobre a relação com governo federal e despista sobre as eleições de 2024

Troca de posse da Famurs ocorre nesta tarde em Restinga Sêca Próximo

Troca de posse da Famurs ocorre nesta tarde em Restinga Sêca

Política