Direção de escola de Santa Maria se pronuncia após briga com facões envolvendo adolescentes em frente à instituição; vídeo repercutiu nas redes sociais

Direção de escola de Santa Maria se pronuncia após briga com facões envolvendo adolescentes em frente à instituição; vídeo repercutiu nas redes sociais

Foto: Beto Albert (Diário)

No início da tarde da última segunda-feira (1º), o vídeo de uma briga envolvendo adolescentes, inclusive com facões, na calçada em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, repercutiu nas redes sociais. Após o fato, a direção da escola se pronunciou sobre o caso em seu perfil no Facebook e anunciou que fará uma manifestação sobre segurança, programada para a próxima segunda (8).


​​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Da mesma forma que a 8º Coordenadoria Regional de Educação (8ºCRE) já havia confirmado ao Diário na segunda, a escola reforçou que a briga envolveu alunos e jovens que não seriam do colégio. Justamente os menores vistos na confusão usando facões não seriam alunos da escola. 


– Os dois menores, que são alunos da escola, estão bem, na medida do possível. Um deles teve cortes nas duas mãos, enquanto o outro, somente em uma delas – afirmou a diretora Maribel Dal Bem.


Além disso, também reforçou que medidas foram tomadas no dia posterior ao fato e que "não possui verba específica para contratar seguranças nem funcionários disponíveis para essa função". Confira o texto na íntegra:



A diretora Maribel Dal Bem afirmou que será realizada uma manifestação sobre segurança em frente à escola. O evento estava programado para esta sexta (5), mas com a previsão de chuva, foi remarcado para a próxima segunda (8), às 9h30min. 


– Professores e alunos confeccionam cartazes, expondo seus desejos, opiniões e anseios em busca de uma escola segura, o que é um direito e dever de todos. Quando uma comunidade escolar se une para manifestar preocupações com a segurança, isso cria pressão para que as autoridades competentes tomem medidas concretas e eficazes para melhorar a segurança de todos no ambiente escolar. A presença em manifestações ensina aos alunos a importância da participação cidadã na defesa de seus direitos. Isso também promove um senso de responsabilidade e comunidade entre os estudantes – finaliza a diretora.


Tanto a coordenação da 8º CRE quanto a diretoria afirmaram que haviam solicitado reforço policial nos arredores da escola. Na quarta-feira (3), havia dois policiais da Brigada Militar em frente ao local.


Relembre o caso

No início da tarde desta segunda-feira (1º), uma briga envolvendo adolescentes deixou dois menores feridos. O fato ocorreu em frente à Escola Cilon Rosa, na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria. Nas imagens, é possível ver que um dos envolvidos estaria armado com um facão. 


De acordo com a ocorrência, a confusão teve início na última quinta-feira (27), quando um dos adolescentes envolvido na briga teria discutido com uma outra adolescente por causa de sua namorada. Como resultado da briga, dois dos envolvidos tiveram ferimentos nas mãos, ao tentarem segurar os golpes de faca dos agressores.


Leia mais:







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

30ª Feicoop inicia no dia 12 de julho com foco na geração de renda após a tragédia climática e outras 5 notícias Anterior

30ª Feicoop inicia no dia 12 de julho com foco na geração de renda após a tragédia climática e outras 5 notícias

Cão Guapo, do Corpo de Bombeiros, recebe homenagem no Legislativo; em breve o herói de quatro patas deve se aposentar Próximo

Cão Guapo, do Corpo de Bombeiros, recebe homenagem no Legislativo; em breve o herói de quatro patas deve se aposentar

Geral