Prazo para entrega da prestação de contas partidárias de 2023 encerra neste domingo

Partidos políticos têm até este domingo (30) para apresentarem à Justiça Eleitoral as prestações de contas anuais relativas ao exercício financeiro de 2023. Todas as legendas que tiveram vigência durante algum período do ano passado, mesmo que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos, devem obrigatoriamente cumprir a medida.


​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A elaboração dos documentos, deve ser feita pelos partidos políticos, por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deve ser identificada a origem dos valores recebidos, detalhando as despesas efetuadas e comprovando a aplicação de recursos públicos. 


O balanço contábil do órgão nacional será enviado ao TSE, o dos estaduais aos tribunais regionais eleitorais e o dos municipais aos juízes eleitorais.


O ato obrigatório está previsto tanto na Constituição Federal (artigo 17, inciso III) quanto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995, artigo 32) e está regulamentado na Resolução TSE nº 23.604/2019. A finalidade é dar publicidade à origem das receitas e à destinação das despesas das agremiações partidárias brasileiras.


Procedimento

Para que o processo de prestação de contas tenha andamento, é importante que os partidos encerrem, no SPCA, a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2023. Somente após essa etapa, o processo será autuado automaticamente pelo sistema.


Em seguida, os demonstrativos gerados por meio do SPCA e a documentação comprobatória inserida nesse sistema serão integrados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Depois da autuação, o partido tem o prazo de até cinco dias para juntar os demais documentos, conforme estabelecido no artigo 29 da Resolução TSE nº 23.604/2019, que traz as principais informações que devem constar da prestação de contas.


É importante que os partidos informem, além do que indica a norma, dados como os comprovantes bancários das receitas financeiras recebidas, incluindo as doações estimáveis em dinheiro, que também devem ser devidamente comprovadas.


*Com informações do TSE 


Leia mais:

Curiosidades eleitorais: Santos juninos e as eleições; qual a relação?

Locais de votação em Santa Maria sofrem alteração para esta eleição

Importância do voto, participação feminina e combate às fake news são foco do TRE gaúcho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para entrega da prestação de contas partidárias de 2023 encerra neste domingo Anterior

Prazo para entrega da prestação de contas partidárias de 2023 encerra neste domingo

Curiosidades eleitorais: Santos juninos e as eleições; qual a relação? Próximo

Curiosidades eleitorais: Santos juninos e as eleições; qual a relação?

Política