Política

Novo presidente da Câmara de Vereadores será conhecido nesta quinta

José Mauro Batista

Foto: Lucas Amorelli (Diário)/Duas chapas, uma governista e outra formada por oposicionistas e dissidentes, disputam a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Santa Maria

A chapa que une os cinco parlamentares de oposição a seis dissidentes governistas deverá ser confirmada na eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria marcada para a tarde desta quinta-feira. O chamado grupo dos 11 é encabeçado pelo dissidente Alexandre Vargas (PRB). Apesar do favoritismo, nenhuma surpresa é descartada. Há pelo menos dois dias é forte o comentário de que o governo Jorge Pozzobom (PSDB) tentaria uma última cartada com a candidatura de Marta Zanella (MDB) à presidência.

Vereadores aprovam projeto que dá desconto de 50% para professores em eventos culturais

Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta renunciaria ao cargo e assumiria sua cadeira na Câmara, ocupada pelo suplente João Kaus (MDB). Seria uma tentativa de reconquistar o voto de Adelar Vargas (MDB), Bolinha, que rompeu o acordo que elegeu presidente Admar Pozzobom (PSDB), irmão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Marta estaria viajando, mas sua presença hoje, na Casa, não seria surpresa.

O bloco encabeçado por Alexandre Vargas já tem estratégia, caso ela apareça: Bolinha seria candidato a presidente, e Alexandre, o vice,invertendo as duas principais posições na chapa. .

- Se ela (Marta) vier, só vai perder a viagem -diz Alexandre, admitindo ceder a vaga para Bolinha.

CPI do Parque de Máquinas aponta omissão, mas não dá nome a responsáveis

- O grupo está fechado, não tem mais volta - diz Bolinha, assumindo que, se Marta aparecer, ele concorrerá à presidência.

Maria Aparecida Brizola Mayer (PP), Drª Cida Brizola, reconhece a dificuldade de enfrentar oposição e dissidentes. Ela foi escolhida pelos governistas para substituir Manoel Badke (DEM), Maneco, candidato pelo acordo assinado no início do ano e que acabou abrindo mão de concorrer à sucessão de Admar. A vice de Cida é a pedetista Luci Duartes, Professora Luci Tia da Moto.

- Não podemos deixar ganhar por WO - pondera Cida, que fechará sua chapa na manhã desta quinta-feira.

Vereadores aprovam abono salarial para 100 agentes de saúde

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, diz que não há pedido de Marta para sair e garante que o governo não vai interferir.

Além de Vargas e Bolinha, o grupo dos 11 é formado por quatro petistas (Valdir Oliveira, Daniel Diniz,Luciano Guerra; e Celita da Silva, Professora Celita), pelos petebistas Deili Granville Silva,Drª Deili, e Ovidio Mayer,Dr Ovidio;  mais Jorge Trindade (Rede), Jorjão; Marion Mortari (PSD) e Leopoldo Vanderlei Ochulaki (PSB), Alemão do Gás.

A chapa encabeçada por Cida Brizola e Tia da Moto tem como apoiadores os quatro vereadores do PSDB - Admar Pozzobom, atual presidente; João Ricardo Vargas, Coronel Vargas; Lorena Santos, Pastora Lorena; e Juliano Soares, Juba. Além deles, também tem o apoio de Manoel Badke (DEM), Maneco, e Vanderlei Araujo (PP).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem assume a presidência da Câmara de Vereadores de Jaguari Anterior

Jovem assume a presidência da Câmara de Vereadores de Jaguari

Viaturas para melhorar a imagem da corporação Próximo

Viaturas para melhorar a imagem da corporação

Política