Debate decisivo do 1º turno reúne candidatos à prefeitura de Santa Maria na noite desta segunda; veja como acompanhar

Debate decisivo do 1º turno reúne candidatos à prefeitura de Santa Maria na noite desta segunda; veja como acompanhar

Foto: Beto Albert (Diário)

Na semana decisiva do 1º turno das eleições, o Grupo Diário promove um dos últimos debates entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria. Nesta segunda-feira (30), às 20h, a iniciativa reunirá Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). Assim como o debate na abertura da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o confronto desta noite será no auditório da sede do Diário, no Bairro Camobi.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Será mais uma das derradeiras oportunidades para que os candidatos apresentem suas propostas para governar a cidade. É também uma possibilidade para que os prefeituráveis alcancem a parcela de indecisos, já que o pleito é no próximo domingo (6). Ao Diário, candidatos e assessorias adiantaram estratégias que serão utilizadas no debate. Mas, claro, não entregaram todas as táticas – deixaram para apresentá-las no confronto.

O debate será dividido em quatro blocos (confira abaixo). Em três deles, os concorrentes farão questionamentos entre si, e com tema livre. Em um dos blocos, os assuntos foram definidos pela produção com os temas: saúde, segurança, condições das ruas (infraestrutura) e investimentos no Parque Industrial e Tecnológico (desenvolvimento econômico). Os três primeiros foram baseados nas principais reivindicações apontadas pela população na série de seis reportagens do Diário nas diferentes regiões do município. No último bloco, além da rodada de perguntas entre os candidatos, haverá as considerações finais.

Com duração de cerca de duas horas, o debate será transmitido ao vivo pela TV Diário, nos canais 26 e 526 da Claro/Net, pela Rádio CDN (93.5 FM) e pelo YouTube do Diário (youtube.com/diariosm). A mediação será da jornalista Kellen Caldas, apresentadora do Jornal do Diário. Após o término do debate, os concorrentes ao Executivo farão a avaliação sobre sua participação. 

A diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger, destacou as expectativas:

— Temos empregado amplos esforços para que as propostas dos candidatos para comandar a cidade cheguem aos eleitores por meio de todas nossas plataformas. A expectativa é que os postulantes ao cargo valorizem a oportunidade de mais esse encontro com os santa-marienses para levar ideias e detalhar seus planos factíveis para melhorar a vida da população. Santa Maria merece um debate em alto nível, que realmente ajude o eleitor a exercer o voto consciente.

Uma comissão julgadora analisará os pedidos de resposta, caso ocorram ofensas pessoal e moral contra candidatos. É formada pelo secretário-geral da Subseção da OAB de Santa Maria, Jossimar Manoel dos Santos, pela advogada do Espaço Contábil Simone Zanon, e pelo representante do curso de Direito da UFSM, o pioneiro na cidade, o professor Luís Gustavo Durigon.

O debate tem a parceria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers); Sindomed; Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (Unism); Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm); Beltrame Materiais de Construção; Pampeiro Caminhões e Ônibus; Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon) e Sislimpa.

Confira as estratégias dos prefeituráveis  

Confira as estratégias divulgadas pelos concorrentes à prefeitura por meio de suas assessorias. A ordem é alfabética. Aos candidatos, foi disponibilizado espaço igual, e a resposta foi publicada de acordo com a enviada pelas assessorias:


Alidio da Luz (Psol)

“Como temos tentado fazer ao longo desta campanha, e nos debates anteriores, nossa estratégia é apostar em um debate propositivo, de ideias, apresentando o nosso programa para a população de Santa Maria. Ao mesmo tempo, não iremos deixar de seguir apontando as contradições das demais candidaturas, especialmente aquelas que, embora tentem se apresentar como o novo, a mudança, possuem relações umbilicais com o passado, e com os que já governaram nossa cidade. Nosso objetivo é apresentar o diferencial do PSol nessas eleições, tanto programaticamente quanto na forma de fazer política. Por isso, entre os temas dos quais não abrimos mão, está a luta por um transporte público de qualidade, a partir da proposta da tarifa zero, por exemplo”.


Giuseppe Riesgo (Novo)

“O candidato irá mostrar que representa a verdadeira mudança que Santa Maria procura. Irá expor suas ideias e propostas para transformar a cidade e convencerá o eleitor de que é a escolha mais segura para o 1º turno em Santa Maria”.


Moacir Alves (PRD)

 “Iremos realizar um debate amigável, com foco nas nossas propostas para saúde, segurança e educação. Procurando sempre promover o diálogo entre os prefeituráveis e, claro, com atenção máxima às questões prioritárias que um futuro prefeito deve ter”.

 

Paulo Burmann (PDT)

“O candidato seguirá o debate com respeito, apresentando propostas viáveis e executáveis de gestão para Santa Maria, como vem fazendo ao longo desta sua primeira caminhada como candidato a prefeito do município, junto de seu vice, Adilomar Silva – especialista em segurança pública – pautando-se na dignidade humana – emprego, renda e respeito às diversidades –, na educação emancipadora e na gestão eficiente para mudar Santa Maria”.


Roberta Leitão (PL) 

“Nossa linha pro debate será em cima das propostas, nosso plano de governo com foco total em Santa Maria, nós não podemos descuidar dos problemas da cidade. Devemos focar nos problemas que são apresentados no dia dia do santa-mariense e resolvermos. Somente a Roberta tem coragem para enfrentar os problemas e buscar a solução”.


Rodrigo Decimo (PSDB) 

“A nossa estratégia será a mesma adotada nas outras oportunidades, mostrando que a mudança precisa continuar, sem retrocessos ou rupturas. Seguiremos apresentando nossas propostas para o futuro de Santa Maria de maneira transparente e, mais que isso, mostraremos aos ouvintes e telespectadores que o nosso projeto tem um plano sério, consistente e viável para seguir no caminho do desenvolvimento”.


Valdeci Oliveira (PT)

  “Nossa candidatura continuará na linha propositiva, apresentando propostas consistentes para todas as áreas. O ataque será aos problemas da cidade”.



Detalhes do debate

O debate ocorre nesta segunda-feira (30), na sede do Grupo Diário, com transmissão pela TV Diário, nos canais 26 e 526 da Claro/Net, pela Rádio CDN (93.5 FM) e pelo YouTube.​

  • O embate se inicia às 20h e tem duração estimada de 2h, garantindo tempos iguais para todos os candidatos;
  • O debate será dividido em quatro blocos com tempos variáveis em cada um;
  • Uma comissão julgadora analisará os possíveis pedidos de direito de resposta, caso algum candidato se sentir atingido em sua honra.


Formato

1° Bloco

  • Perguntas com tema livre, com 30 segundos para quem pergunta, 1 minuto para quem responde, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica
  • Haverá sorteio do primeiro candidato que fará a pergunta. Ele escolherá o candidato que responderá e, assim, sucessivamente. Cada candidato responderá apenas uma pergunta

2° Bloco

  • Perguntas entre os candidatos, com respostas, réplicas e tréplicas, com temas previamente estabelecidos pela produção (saúde, segurança, condições das ruas e investimento no Parque Industrial e Tecnológico). São 30 segundos para quem pergunta, 1 minuto para quem responde, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica
  • Haverá sorteio do primeiro candidato que fará a pergunta e sorteio do tema a cada pergunta. O sorteado escolherá o candidato que responderá e, assim, sucessivamente. Cada candidato responderá apenas uma pergunta.

3° Bloco

  • Perguntas com tema livre, com 30 segundos para quem pergunta, 1 minuto para quem responde, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica
  • Haverá sorteio do primeiro candidato que fará a pergunta. Ele escolherá o candidato que responderá e, assim, sucessivamente. Cada candidato responderá apenas uma pergunta.

4° Bloco

  • Funcionará exatamente como o primeiro e terceiro blocos, incluindo a despedida dos candidatos.
  • Considerações finais: cada candidato terá 1 minuto para fazer as suas considerações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Claudiane Veber

claudiane.veber@diariosm.com.br

Confira como foi o debate entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria Anterior

Confira como foi o debate entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria

Ministro Paulo Pimenta afirma que não haverá cortes no orçamento federal destinado à recuperação do RS Próximo

Ministro Paulo Pimenta afirma que não haverá cortes no orçamento federal destinado à recuperação do RS

Política