Ataques diretos, embates ideológicos e provocações: como foi o debate que abriu a semana decisiva das eleições em Santa Maria

Ataques diretos, embates ideológicos e provocações: como foi o debate que abriu a semana decisiva das eleições em Santa Maria

Beto Albert

Faltando menos de uma semana para as eleições do primeiro turno, os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria se enfrentaram em um dos últimos debates, realizado na noite desta segunda-feira (30). Por duas horas e meia, Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) confrontaram ideias e apresentaram propostas para o futuro do município. 

Mediado pela jornalista Kellen Caldas, o programa foi realizado no auditório do Grupo Diário, em Camobi. Diferentemente do primeiro encontro realizado pelo Diário, em 16 de agosto, quando houve um clima mais ameno e com estratégias ainda indefinidas, esta noite foi marcada por embates diretos e mais "acalorados" entre os concorrentes, com pedidos de direito de resposta pela banca julgadora, formada pelo secretário-geral da Subseção da OAB de Santa Maria, Jossimar Manoel dos Santos, pela advogada do Espaço Contábil Simone Zanon, e pelo representante do curso de Direito da UFSM, o professor Luís Gustavo Durigon. Em três dos blocos, as perguntas seguiram temáticas livres, escolhidas pelos próprios candidatos, o que gerou provocações e contestações que, por vezes, se misturaram com propostas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Durante boa parte do programa, houve ataques referente a ideologias dos candidatos e à atual gestão municipal. Os principais assuntos debatidos foram saúde, segurança e desenvolvimento econômico. Confira, abaixo, o encontro bloco por bloco. 



Primeiro bloco

O primeiro bloco foi composto por uma rodada de perguntas entre os prefeituráveis, com tema livre. O tema que prevaleceu no bloco foi saúde. 

  • O candidato Alidio da Luz, do PSol, abriu o debate questionando Paulo Burmann, do PDT, sobre a situação do transporte coletivo. O pedetista afirmou que, se eleito, irá fazer um novo plano para as vias da cidade e garantir transporte de qualidade. Ambos os candidatos defendem a adoção do programa Tarifa Zero.
  • Na sequência, Burman escolheu Rodrigo Decimo, do PSDB, para responder acerca de propostas para educação inclusiva em Santa Maria. O candidato tucano defendeu a criação da Casa do Autista.
  • Seguindo a rodada, pela regra estabelecida, Decimo foi o próximo a escolher o candidato para responder sua pergunta. O alvo foi Valdeci Oliveira, do PT. O atual vice-prefeito questionou sobre supostas dívidas do candidato petista junto à prefeitura. Valdeci se defendeu alegando que não reconhece a dívida e já contestou tal assunto na Justiça.
  • Valdeci escolheu Moacir Alves, do PRD, para responder sobre a situação da saúde no município. O candidato do PRD disse que pretende recriar o Centro Materno Infantil e implantar uma unidade voltada à saúde do idoso. Ele também questionou o atual deputado sobre sua aliança com Farret (vice-prefeito na chapa). O candidato defendeu o companheiro e afirmou que pretende implementar 3º turno nas unidades de saúde e criar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Camobi.
  • A escolhida para dar sequência a rodada foi Roberta Leitão, do PL, questionada por Moacir sobre o projeto de lei de sua autoria que incentiva profissionais da saúde a sugerirem a realização de ultrassonografias às mulheres vítimas de estupro, antes da realização do aborto. A preveiturável defendeu que o intuito da lei foi priorizar as mulheres e não obrigá-las ao procedimento. Ainda reforçou que é uma mulher conservadora e defensora da vida.
  • A temática continuou sendo abordada por Giuseppe Riesgo, do Novo, que foi indagado por Leitão sobre o atual cenário da saúde. O candidato argumentou que este é o principal problema de Santa Maria e propôs implementar o agendamento digital de consultas, afim de diminuir a fila em postos. Ambos atacam o trabalho da gestão atual.
  • No fechamento da rodada, Alidio da Luz, que também abriu o bloco, respondeu sobre desenvolvimento econômico. O candidato do PSol afirmou que é necessário realizar uma “radiografia” da cidade para entender as regiões que precisam de incentivo e defendeu a criação de linhas de crédito e qualificação da mão de obra jovem. Riesgo rebateu dizendo que em sua gestão irá facilitar a abertura de novas empresas.


Segundo bloco

Rodada de perguntas e respostas entre os postulantes, porém com tema sorteado. Cada candidato respondeu apenas a uma pergunta, como no primeiro bloco.

  • Decimo abriu a rodada. O tema sorteado foi saúde e ele escolheu o candidato Moacir para responder acerca de projetos para urgência e emergência. O cirurgião-dentista reforçou a criação do Centro Materno Infantil. Decimo prometeu transformar o Pronto Atendimento (PA) do Patronato, criar um PA na Região Leste, aumentar as unidades de Samu e criar a Motolância.
  • Leitão foi a escolhida para responder Moacir sobre segurança pública. A candidata do PL afirmou que vai criar ações para que os cidadãos tenham tranquilidade em andar na rua.
  • ​Na sequência, Valdeci respondeu sobre infraestrutura, dizendo que continuará agindo da mesma maneira como no passado. Roberta contrapôs, dizendo que obras foram mal feitas. Ambos candidatos atacaram novamente a atual gestão, criticando a gestão das vias.
  • Ainda na rodada, Giuseppe foi convidado a responder para Valdeci sobre desenvolvimento econômico e propostas para o Distrito Industrial e Tecnoparque. O candidato do Novo alfinetou o petista, dizendo que seu partido não defende empreendedores e que se eleito, vai criar uma cidade amiga do empresário.
  • Novamente sorteado o tema de infraestrutura, Riesgo perguntou a Burmann quais as propostas para as ruas de Santa Maria. O pedetista disse que vai dar atenção a bairros e distritos, enquanto o candidato do Novo propôs o ANDA - Ação de Nova Dinâmica de Acessibilidade, voltado a pessoas com mobilidade reduzida.
  • Sobre saúde, Alidio foi escolhido por Burman para responder sobre o atendimento hospitalar. O candidato do PSOL disse que pretende conquistar a gestão plena do Hospital Regional.
  • Fechando a rodada, Decimo foi questionado sobre a situação da segurança e o número de homicídios em Santa Maria. O tucano disse que trabalha com ações transversais para a redução da criminalidade. Afirmou que vai criar uma secretaria de segurança pública, implantar lâmpadas de LED e promover a escola em tempo integral. Ambos trocaram críticas e o candidato do PSOL afirmou que pretende dar atenção às periferias.


Terceiro bloco

  • A candidata do PL abriu o bloco - com regras idênticas ao primeiro - questionando o do PSDB sobre declarar publicamente sua posição como "santa-marista". Os candidatos trocaram alfinetadas sobre ideologias.
  • Decimo escolheu o Burmann para responder sobre supostos caminhões carregados de mantimentos destinados a uma ONG de militantes partidários. O professor defendeu que a justiça deve decidir sobre casos assim e atacou o adversário com situação semelhante no CDM durante doações relacionadas às enchentes.
  • Alidio foi o terceiro candidato a responder na rodada. Ele respondeu sobre a união de partidos adversários.
  • Na sequência, a temática da segurança voltou ao debate. Desta vez entre e o candidato do PSol e Valdeci, a respeito de propostas aos jovens. O candidato do PT disse que é preciso de mais ações na educação e lazer, e que pretende trazer um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para Santa Maria.
  • Moacir, escolhido por Valdeci, foi convidado a fazer uma avaliação da atual gestão referente a infraestrutura. O cirurgião-dentista afirmou que vai trabalhar em “quatro hélices”: governo, sociedade, empreendedores e universidades.
  • Seguindo a rodada, Giuseppe respondeu sobre desenvolvimento rural, dizendo que a cidade carece de projetos e investimentos na área.
  • Por fim, Roberta Leitão foi questionada sobre desenvolvimento econômico, dizendo que o município precisa de ambientes de empreendedorismo.


Quarto bloco

Mais uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos com tema livre. Foi realizado novamente o sorteio de quem começou perguntando, e este, escolheu quem responderia.

  • O candidato do PT abriu a rodada convidando Decimo ao púlpito e criticando a gestão atual. Decimo rebateu, dizendo que sua administração terminou obras inacabadas pela oposição.
  • O convidado do tucano foi Riesgo, questionando por falta de emendas parlamentares enquanto deputado estadual. O candidato do MDB se defendeu e negou as acusações.
  • Moacir Alves foi escolhido para responder sobre o desenvolvimento municipal e reforçou o planejamento de governar em “quatro hélices”.
  • Em mais uma alfinetada, Moacir trouxe a tona novamente o projeto de lei de Roberta Leitão que oferecia o direito de ouvir o coração do feto antes do aborto. A candidata do PL contrapôs dizendo que enquanto vereadora mudou a realidade de várias pessoas e que pretende continuar assim.
  • O clima já estava tenso quando Leitão questionou Burmann sobre supostas “ações de esquerda” como a vinda de Lula à UFSM e o término do vestibular da universidade. Durante sua fala, o professor se referiu a candidata como “santinha do pau-oco” e isso a levou a solicitar um pedido de resposta, que foi concedido pela comissão.
  • Para Alidio, Burman retomou à discussão sobre o atual sistema de saúde. Ambos confrontaram a gestão atual.
  • Por fim, o candidato do PSol perguntou ao candidato do PT sobre a infraestrutura para acolher idosos. Valdeci afirmou que pretende realizar projetos para as calçadas e criar um centro de referência para idosos.
  • No término, os candidatos tiveram 1 minuto para as considerações finais.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Tayline Manganeli

tayline.manganeli@diariosm.com.br

No debate, candidatos apresentam propostas para saúde, segurança, condições de ruas e Parque Industrial; e deixam recado final Anterior

No debate, candidatos apresentam propostas para saúde, segurança, condições de ruas e Parque Industrial; e deixam recado final

Confira como foi o debate entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria Próximo

Confira como foi o debate entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria

Política