Foto: Beto Albert (Diário)
Os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria participaram do programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5 FM), durante o mês de setembro e apresentaram as propostas do plano de governo. Ao todo, foram 20 minutos de espaço para cada candidato, no qual ele precisou responder questionamentos em relação a saúde, infraestrutura, educação, segurança pública, habitação e meio ambiente.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Confira as propostas de cada candidato:
- Alidio da Luz (PSol)
- Giuseppe Riesgo (Novo)
- Moacir Alves (PRD)
- Paulo Burmann (PDT)
- Roberta Leitão (PL)
- Rodrigo Decimo (PSDB)
- Valdeci Oliveira (PT)
“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura", diz candidato Alidio da Luz sobre passagem
Saúde
- O candidato propõe a gestão plena dos recursos destinados à saúde por parte do município, com o objetivo de focar em problemas locais, como filas para atendimento, horários de funcionamento dos postos de saúde e cobertura das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
- “A gestão plena é o município ter os plenos poderes e gerir na sua totalidade a saúde na cidade. Portanto, (o município) assumiria todos os ônus e bônus disso. Mas a gestão plena precisa estar baseada em um programa que redesenhe o que é saúde aqui na cidade, inclusive com alguns objetivos a serem alcançados”.
- Outra proposta é a criação de um programa de atenção humanizada ao aborto legal e juridicamente autorizado.
- “Cabe ao município garantir esse direito e ter um programa que capacite os profissionais que vão estar atendendo essa mulher, para que seja um atendimento humanizado e respeitoso com a mulher, que optou e teve legalmente esse serviço garantido pelo Estado. É algo que vemos como um direito conquistado pelas mulheres e que, hoje, sofre um grande ataque por parte de setores conservadores”.
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Transporte público
- Implantação da tarifa zero do transporte público em Santa Maria.
- “Nós vamos rasgar essa planilha e vamos fazer um estudo em conjunto com técnicos da prefeitura, a Universidade Federal, se for possível, e a sociedade para saber de fato quanto custa uma passagem em Santa Maria. Nós não sabemos hoje quanto custa de fato, porque essa planilha é superfaturada”.
Diversidade e Igualdade Racial
- Criação de duas secretarias: uma da Diversidade e outra da Igualdade Racial.
- “No momento de elaboração do nosso programa de governo, sentamo-nos com vários movimentos sociais. A ONG Igualdade organizou uma carta-compromisso para todos os candidatos e colocou algumas pautas. Nós incorporamos todas as pautas do movimento LGBT+ e um dos nossos compromissos é a Secretaria da Diversidade. É uma população que, hoje, merece a atenção do poder público. Da mesma forma, a população negra. A Secretaria da Igualdade Racial seria, obviamente, coordenada pela nossa vice, Marisa Carvalho, que também é militante do movimento e, junto com ele, colocaria uma série de medidas para o município ter uma gestão antirracista”.
Sossego público
- O plano de governo prevê a revogação da 159/2022, que está em vigor desde fevereiro de 2023 e proíbe o consumo de álcool em espaços públicos, como ruas e praças, entre meia-noite e 7h.
- “Se só pode (consumo) em um bar ou boate pagando, você vai tirando o acesso e as oportunidades da juventude. Temos que redefinir e discutir com a comunidade uma maneira de não se ver como um todo. De colocar que toda a cidade vai estar diante desta lei e deste tipo de abordagem, mas ter outras áreas que possam possibilitar essa circulação e não ficar nessa discussão de perseguição da juventude ou de higienização do Centro”.
Habitação e infraestrutura
- Criação de uma empresa pública municipal de construção civil e infraestrutura para gerar emprego e facilitar moradias nas regiões necessitadas, a partir de um levantamento das áreas que estão em risco.
- “Não é um gasto. É um investimento. Você não só vai dar dignidade para essas pessoas e também poderá salvar vidas. Não adianta ficarmos chorando depois que acontece uma catástrofe, um deslizamento, se poderia, enquanto poder público, já ter caracterizado e feito algo por aquela população”.
Segurança pública
- Criação do Conselho Municipal da Segurança Pública, que seria um espaço de reflexão sobre a segurança e temas que o permeiam, como racismo institucional, violência e falta de acesso aos direitos. A iniciativa manterá diálogo permanente com representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.
- “Não é só por parte das forças de segurança. Enfrentar o problema da segurança pública passa também pelo acesso da juventude ao esporte, ao lazer, à cultura e aos cursos profissionalizantes, porque existe uma disputa hoje. O Estado, paralelo às facções, disputam essa juventude para que façam parte do tráfico e do crime organizado”.
Fomentar a produção e venda de livros
- “A gente tem feito esse debate sobre a necessidade de fomentar eventos e atividades literárias, festivais de músicas, mas em lugares descentralizados. Ocupar aparelhos de cultura e educação que já existem e fomentar outras atividades: literárias, de música que circulem pelos bairros e também nos nossos distritos".
“Se precisar estender o atendimento da creche até as 21h, vamos fazer isso”, diz candidato Giuseppe Riesgo sobre educação
Gestão 5.0
- O candidato propõe a implantação de uma gestão 5.0 em Santa Maria. A medida busca levantar as demandas cotidianas da população, agilizar processos e outros problemas por meio digital.
- “Eu considero inaceitável que, em 2024, nós ainda tenhamos que fazer o cidadão acordar de madrugada para pegar uma ficha no posto de saúde para quem sabe, ser atendido. Enquanto isso, aqui mesmo em Santa Maria, já temos uma empresa que fornece serviços de agendamento digital para posto de saúde em outras cidades. A tecnologia já existe. Podemos integrar os sistemas, digitalizar e ter um aplicativo da cidade, em que o cidadão possa mostrar os problemas das suas ruas e fazer reclamações em uma ouvidoria. Mas isso ainda não acontece. Então, a gestão 5.0 é utilizar as melhores práticas de gestão para tornar as coisas mais digitais, deixar mais online, para que as pessoas possam interagir e a prefeitura seja cobrada em tempo real”.
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Saúde
- Implantação de um sistema integrado de agendamento de consultas, retornos ou exames por aplicativo ou WhatsApp, sendo que na última ferramenta, o atendimento é realizado por inteligência artificial.
- “(Atendimento pelo WhatsApp). Ele te dá uma lista com agendamento, consulta, retorno, entre outros. Caso você não consiga avançar, é passado para um atendente, que é a pessoa que precisa resolver o problema do cidadão. No último caso, se ele quiser ir até o local, ele pode. Isso não será retirado nunca. Imagina um idoso que não quer utilizar o aplicativo ou o WhatsApp e quer ir lá? Tudo bem. Mas pessoas jovens e que trabalham durante o dia, com certeza, vão querer a agilidade e facilidade do digital”.
- Ampliação dos horários de postos de saúde específicos da cidade para atender a demanda após às 17h.
- “Eu sonho com uma Santa Maria onde as pessoas sejam incentivadas a trabalhar, a buscar seus sonhos e crescer na vida. Se para isso, a prefeitura precisa estender o atendimento do posto de saúde até as 20h, vai fazer isso. Se precisar estender o atendimento da creche até às 21h, vamos fazer isso para que as pessoas possam trabalhar”.
Educação
- Uma das propostas para a área é ampliar o horário de funcionamento das creches após às 17h. Medida seria implementada,levando em consideração a demanda da população e a necessidade de contratação de mais profissionais.
- “Para mim, o atendimento de creche e escolas infantis após as 17h é uma prioridade. Não foi uma ou duas vezes que ouvi pessoas reclamando que elas não têm com quem deixar os filhos, que não conseguem trabalhar durante a tarde e não têm como pedir para um parente ou amigo buscar todos os dias. Muitas vezes, perdem o emprego ou nem conseguem buscar um por medo de deixar as crianças sozinhas.
- Ainda na área da educação, o candidato propõe a oferta de atividades extracurriculares em contraturno escolar, além da ampliação do ensino integral em escolas locais.
- “Uma criança que não tem atividades em contraturno ou ensino integral vai se ocupar fazendo alguma coisa. E precisamos nos preocupar com isso porque ela pode acabar sendo captada pelo tráfico, pelas drogas e pelo crime. Precisamos que as nossas crianças de hoje, além de ter uma boa educação para ter um futuro melhor, não se tornem criminosas e acabem prejudicando famílias, amigos próximos e toda a sociedade. Então, em contraturno, queremos atividades esportivas e culturais que estão faltando hoje em Santa Maria. O ensino integral também é algo que precisa ser estudado para ver qual é o custo disso, onde vai ser implementado e onde precisa mais”.
Parcerias público-privadas (PPPs)
- O plano de governo prevê o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversos espaços e setores de Santa Maria. Para o candidato, essa pode ser uma das soluções para cuidar de situações que o Executivo não tem dado conta.
- "A prefeitura que tenta fazer tudo, não faz nada. Então, quando você traz as PPPs, permite que um parque ou uma praça seja do setor X. Você traz uma PPP para administrar uma escola e da mesma forma, permite acesso grátis ao público. Traz uma PPP para administrar uma UBS, uma rua, entre várias hipóteses que no mundo todo se faz.“No Brasil, há um certo preconceito com isso, porque alguns grupos da extrema esquerda acham que isso é privatizar o espaço público. Mas não tem nada disso, é uma construção conjunta”.
Segurança
- Mudança na legislação atual da Guarda Municipal para transformá-la em órgão de policiamento ostensivo, além de preventivo.
- “Propomos mais treinamentos para a Guarda e mais armamento para quem puder, porque sabemos que tem alguns guardas que não vão conseguir ter armamento por questões pessoais. Além disso, o aumento do efetivo. Para isso, é necessário fazer um concurso público. Precisa e vai ser feito”.
Transporte
- Estímulo a novos meios de transporte por meio de incentivos fiscais e redução de burocracia para iniciativas privada.
- “Eu quero fazer a licitação do transporte coletivo. Eu acho que o nosso transporte está muito amarrado e hoje ninguém está satisfeito. Nem o cidadão nem a empresa nem a prefeitura. Está ruim e tem que melhorar. Para isso, é necessário flexibilizar um pouco. Existem algumas regras ali no contrato. Um exemplo disso é que você tem que colocar um ônibus gigantesco para buscar duas ou três pessoas. Não faz sentido economicamente isso. Tem que dar mais flexibilidade para poderem ir com um ônibus menos e a empresa gastar menos. Consequentemente, o custo será menor e o preço da passagem poderá ser menor. Inclusive, poderemos ter mais linhas”.
“Queremos a escola permanente, justamente para proteger nossas crianças", diz candidato Moacir Alves sobre educação
Saúde
- O candidato propõe a implementação de um terceiro turno, após as 17h, em unidades de saúde.
- “Vamos fazer um diagnóstico para ver o que, efetivamente, é necessário. Mas, é claro, que precisamos ampliar esse atendimento e vamos ampliar. Eu fui delegado regional da saúde e, como diretor da atenção secundária, nós recebemos, em 2007, um prêmio da União das Associações Comunitárias de Santa Maria pelo trabalho que desenvolvemos lá. Então, além de ampliar o horário, temos conhecimento da complexidade que é, por exemplo, trazer uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) para Camobi, mas vamos lutar para que isso seja efetivado”.
- Recriação do Centro Materno Infantil.
- “Vamos recriar o Centro Materno Infantil porque não é possível que o número diminuto de profissionais nesta área de especialidade estejam separados. Então, vamos recriar o centro materno infantil para que as mães de santa maria possam ter um atendimento digno para os seus filhos”.
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Educação
- Implantação de Escolas Cívico-Militar a partir de uma consulta à comunidade escolar. . Mas neste momento, esse modelo está suspenso por decisão judicial?
- “Não vejo problema nenhum em trazer para a escola esse fundamento. Eu sou oficial da reserva do Exército, tenho essa formação na área, e acho extremamente importante que possamos conduzir isso”.
- O plano de governo prevê a Escola Permanente, com funcionamento em turno integral e nos finais de semana.
- “Queremos a escola permanente justamente para proteger as nossas crianças, para dar oportunidade às mães que trabalham, pela segurança delas estarem lá. A escola permanente, no fim de semana, é um espaço cultural, lúdico. Também está no nosso plano de governo a proposta que prevê que Santa Maria seja uma cidade trilíngue. Além do português, o inglês e o espanhol seriam ofertados já nos anos iniciais".
Segurança Pública
- Ampliação de câmeras em torres de observação nas vias da cidade.
- “Com toda a estrutura da guarda municipal, queremos efetivar o plano de carreira para trazer mais funcionários e qualificar, cada vez mais, essa área tão importante dos servidores da prefeitura. E também ampliar a questão das câmeras e levar para o interior. Tem muito já feito, precisamos dar continuidade e trazer as novidades que as tecnologias nos permite”.
Redução de cargos de confiança
- O candidato também propõe reduzir, em 80%, os cargos de confiança do Executivo.
- “É preciso dizer que tem pessoas que ficam em cargos públicos por muitos anos, passando por diversos governos, pela sua qualificação. Então, alguns poderão ficar, considerando a sua capacidade técnica, o seu pensamento mais do que partidário. Com essa redução, vamos governar a cidade com aqueles que conhecem cada setor da cidade”.
Mobilidade urbana
- O plano de governo também prevê a implantação de um terminal de ônibus porque, conforme o candidato, o existente hoje é um espaço muito pequeno.
- “Onde temos o terminal de ônibus, atrás do Colégio Maneco, é um espaço muito pequeno para os próprios trabalhadores. Então, não é possível que uma cidade do tamanho de Santa Maria não tenha um terminal de ônibus. Ele pode também ser um espaço gerador para novos empreendimentos, para gerar emprego e renda”.
- Estudo sobre a viabilidade de instalação de um veículo leve sobre os trilhos
- “O VLT (veículo leve sobre os trilhos) é uma proposta inovadora, já aconteceu no passado, mas quem sabe chegou o momento de buscar os meios para concretizá-lo. O orçamento da prefeitura não permitiria isso, mas com parcerias público-privada e orçamento federal pode ocorrer”
Infraestrutura
- Revitalização do Jockey Clube
- "É um espaço que traz a memória do passado, foi fantástico no aspecto cultural e de eventos, ele pode retomar com todas as novidades que existem. Por exemplo, até num passado recente tivemos eventos de balonismo. Queremos que seja um centro de cultura, de investimento até para o turismo".
Saneamento
- Outra proposta é viabilizar a regularização no uso de poços artesianos.
- "Há um questionamento sobre isso, há um grupo de pessoas que fala sobre isso: não usar esses poços só numa situação de emergência ou urgência (no caso das enchentes), mas que eles possam, enfim, ser utilizados. E vamos conversar com os técnicos especializados".
Economia
- Regulamentação do comércio ambulante e oportunidade de novos empreendimentos.
- “Existe uma regulação sobre os ambulantes. E se ela existe, precisamos fiscalizar. Nós precisamos chamar essas pessoas para conversar, mostrar a legislação e abrir espaço para novos empreendedores nesta área. Temos que regularizar e dar oportunidade para essas pessoas porque gera emprego e renda.”
“Criança com fome não aprende. Nós precisamos cuidar delas”, diz candidato Paulo Burmann sobre educação integral
Saúde
- Implantação do terceiro turno e criação de um hospital municipal
- “Hoje, temos quase 20 mil consultas em espera, porque o sistema não está dando conta de atender essa demanda tão importante da população de Santa Maria. Nós nos surpreendemos com a não existência de um hospital público municipal. Temos o Hospital Universitário, que é federal, e a Casa de Saúde, que é uma parceria. Talvez, até a própria Casa de Saúde, de acordo com as negociações, possa ser transformada em um hospital público municipal para atender a essa demanda. Recursos para a saúde existem”.
- O candidato propôs a implantação de um sistema de classificação de risco em unidades de saúde. A medida busca agilizar os atendimentos e direcionar os usuários para os serviços adequados conforme o nível de necessidade.
- “Todos os serviços de saúde que se preze têm essa constituição para saber para onde mandar e qual a necessidade real do paciente. Então, são coisas que precisam ser tratadas com seriedade e responsabilidade até para dar fluxo ao sistema e uma melhor resposta ao paciente”.
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Educação
- Na área de educação, o candidato prevê a ampliação do ensino integral de forma gradual em Santa Maria. Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) são um dos exemplos citados por Burmann. O projeto criado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e implantado durante os governos de Leonel Brizola mesclam saúde, educação e alimentação.
- “Isso é processo contínuo, nós já deveríamos estar com educação integral. Por mais que alguns digam que escola não é restaurante, criança com fome não aprende. E nós precisamos cuidar das nossas crianças que estão aí, na esperança de um futuro melhor. Isso só vai acontecer através da educação e de um modelo de educação integral. Isso não vai acontecer num passe de mágica”.
- Aumento do número de vagas na educação infantil para zerar o déficit de crianças de 0 a 6 anos fora das escolas
- “Quando o pai e a mãe trabalham, onde a criança fica? Obviamente, o projeto educacional começa dentro da família, mas a educação formal tem um outro sentido. É por isso que precisamos realmente prover as vagas necessárias para a educação infantil. Para que não tenhamos nenhuma criança fora da escola”.
Infraestrutura
- O candidato falou sobre o programa SM Sem Buracos, que contaria com a parceria de instituições da cidade para avaliar e estudar formas de melhorar a qualidade das vias.
- “Nós temos um problema de instabilidade de solo em algumas regiões da cidade. Isso é real. Mas temos instituições de formação técnica aqui em Santa Maria que podem dar conta de uma resposta muito rápida e eficiente. Pode e vai ter custos. Mas é preciso trabalhar nesta perspectiva”.
- Ampliação da pavimentação de ruas nos bairros com a incorporação de asfalto sustentável
- “Uma grande parte da população de Santa Maria tira o pé de dentro da porta de casa e pisa no barro ou na poeira. Essa realidade não pode persistir. São condições totalmente desumanas de tratamento da população santa-mariense. Conhecemos a realidade do Centro, que é cheia de buracos também. Mas é muito menos grave do que nós temos nos nossos bairros e no interior”.
Lazer
- Criação de um sistema de piscinas públicas em comunidades de Santa Maria
- “Nós precisamos oferecer para a população alguma opção de lazer. E por que não um investimento nessa área que também é para a prática de esporte? A natação é um dos esportes mais completos e que melhora a vida, saúde e autoestima das pessoas. Então, isso é absolutamente viável. Se vamos fazer duas, cinco, 10 ou 15 (piscinas), vai depender de como se dará o desenvolvimento do município e de recursos”.
Gestão descentralizada
- No plano de governo, o candidato propõe a descentralização da gestão, restabelecendo subprefeituras em regiões urbanas e zona rural da cidade
- “As máquinas se deslocam do centro da cidade para Arroio do Só, Água Boa, Palma ou Arroio Grande com duas horas de deslocamento e retornam. Isso dá, no final do dia, quatro ou cinco horas de trabalho efetivo no local. Então, precisamos ter subprefeituras nessas regiões com equipamento e gente, mas gente dali que conhece os problemas daquela região. Gente do bairro que conhece os problemas do bairro. Por isso, é importante esse processo de descentralização e de regionalização da administração pública”.
“Vamos trazer a gestão do Hospital Regional para Santa Maria”, diz candidata Roberta Leitão
Saúde
- A candidata propõe a gestão plena da saúde para que consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidades que hoje são de responsabilidade do Estado, sejam realizados em Santa Maria
- "Hoje, Santa Maria gere Pronto Atendimento, Unidade de Pronto Atendimento e as unidades básicas e Estratégias de Saúde da Família. Nós vamos dobrar o número de Estratégias de Saúde da Família pelo menos para poder fazer a gestão plena do todo. Ou seja, as consultas especializadas e as cirurgias vão ser feitas aqui. A saúde é um complexo. Preciso melhorar muito a atenção básica para poder gerir a média e alta complexidades"
- Entre os pontos citados durante a entrevista, estão a criação de um centro de atendimentos especializado em saúde com serviços de traumatologia, ginecologia, pneumologia, pediatria, entre outros; implantação e reestruturação de unidades de urgência e emergência, gestão compartilhada do Hospital Regional e um novo foco para o Hospital Casa de Saúde
- “Em Camobi, vamos colocar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a Região Leste. O Pronto Atendimento (PA) da T. Neves vai virar uma UPA. O PA do Patronato vai ser reforçado. Vamos trazer a gestão do Hospital Regional para Santa Maria e fazer uma gestão compartilhada com o consórcio integrado à Região Centro. E vamos transformar a Casa de Saúde em um hospital de pronto-socorro a exemplo do HPS de Porto Alegre”.
Conheça mais sobre a candidata aqui.
Educação
- Na área da educação, a candidata prevê a ampliação de escolas em tempo integral
- “O ensino integral não é jogar a criança para dentro da escola para mãe só deixar o filho lá e poder trabalhar. É dar uma educação integral de qualidade para essa criança. (...) E que ela tenha um desenvolvimento completo do ser humano, passando por todas as áreas”
- “O ensino integral não é jogar a criança para dentro da escola para mãe só deixar o filho lá e poder trabalhar. É dar uma educação integral de qualidade para essa criança. (...) E que ela tenha um desenvolvimento completo do ser humano, passando por todas as áreas”
- A implementação de escolas cívico-militares e maior autonomia para as direções escolares, além da criação de uma comunicação direta com a Secretaria de Educação, também fazem parte das propostas
- “Temos também a intenção de criar um modelo de escolas cívico-militares de Santa Maria. Temos um contingente gigantesco de pessoas tanto das Forças Armadas quanto dos bombeiros, da Brigada e na reserva, que podem nos ajudar nisso”.
Assistência
- Implantação do programa Anjos da Guarda, que buscará acolher crianças em situação de trabalho infantil e abuso sexual. A candidata também pretende criar uma rede de proteção e de assistência à população idosa
- “Vamos fortalecer o Conselho Tutelar e fazer grupos de famílias que auxiliem nisso. Nós precisamos de pessoas que ajudem a acolher essas crianças e dar o que elas precisam, que é amor, carinho, cuidado e proteção. Fazer um acompanhamento quase como se fosse um padrinho. O padrinho é para a fé, e esses seriam para a vida. Então, seriam anjos da guarda dessas crianças que tanto precisam de nós. A criança, independente da idade, precisa estar brincando, estudando e vivenciando a melhor fase da vida"
- A candidata também pretende criar uma rede de proteção e de assistência à população idosa
- "Nós temos uma inversão hoje da curva etária em Santa Maria. Temos um envelhecimento da nossa sociedade e hoje, um problema gigantesco de idosos que adoecem, que ficam sozinhos, que não tomam a medicação correta, que não têm quem cuide. Essa é uma realidade muito dura em Santa Maria. Então, também precisamos criar essa rede de proteção, não apenas com voluntários, mas fortalecendo as Estratégias de Saúde da Família para que elas realmente façam esse trabalho de busca ativa e de acompanhamento dos idosos".
Segurança
- Criação da Secretaria de Segurança e a implantação do programa Vizinhança Vigilante, em parceria com a Brigada Militar
- “Eu comecei a identificar que todos os bairros de Santa Maria têm [iniciativas como] Vizinho Seguro, o Vizinho Legal, só que não é interligado com as forças de segurança, porque não temos uma Secretaria de Segurança que seja indutora disso. Então, a Secretaria de Segurança existirá exatamente para fazer essa função de coordenar e interligar as forças de segurança, colocar todo mundo trabalhando alinhadamente para atacar os principais pontos de problemas que Santa Maria tem, além de fazer essa segurança preventiva”.
Defesa Civil
- Criação da Secretaria da Defesa Civil e pronto atendimento a desastres climáticos
- “A Defesa Civil precisa pensar exclusivamente no bem comum. Mesmo que para isso, tenha que doer em outras áreas. Se a Defesa Civil não tem técnicos, independência, autonomia ou um orçamento forte, eu condeno-a. Ela não pode estar atrelada ao Gabinete do Prefeito, embora tenha que trabalhar muito linkada a gestão. Mas ela tem que dar alguns nortes e ter autonomia para fazer”.
“Em todas as nossas Emeis, vamos ter o turno estendido até as 19h”, diz candidato Rodrigo Decimo sobre educação
Saúde
- O candidato propõe a construção de um Pronto Atendimento (PA) no Bairro Camobi para atender as demandas da região Leste e a transição do PA do Bairro Patronato para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Regional
- “Esse trâmite para transformar o PA do Patronato em UPA já está acontecendo. A papelada e documentação já está tramitando junto a Secretaria de Saúde do Estado e outros órgãos que são necessários. O impacto será grande, porque teremos recursos para que possamos melhorar, qualificar e ampliar esses serviços”.
- Implantação do terceiro turno de saúde nas oito regiões administrativas
- "Vamos ter uma unidade básica, em cada uma dessas regiões, que terá o terceiro turno. Já tivemos a experiência de fazer o turno estendido nos últimos anos, que foi um projeto piloto. Agora, vamos implantar nessas regiões administrativas, essas oito unidades, escolhendo aquelas que têm uma melhor estrutura e melhores condições de receber este serviço”.
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Infraestrutura
- Plano de pavimentação em todos os bairros
- “Temos um mapeamento de todas as principais ruas e avenidas que precisam ter uma pavimentação adequada, primeiro, levando em consideração por onde passa o transporte público urbano e onde tem o maior fluxo de veículos. Ao concluí-lo, teremos uma noção do valor que precisaremos. Então, vamos propor junto a Câmara de Vereadores a busca desses recursos, através das várias instituições bancárias e federais que existem, para que possamos implementar esse grande plano de pavimentação municipal”.
- “Temos um mapeamento de todas as principais ruas e avenidas que precisam ter uma pavimentação adequada, primeiro, levando em consideração por onde passa o transporte público urbano e onde tem o maior fluxo de veículos. Ao concluí-lo, teremos uma noção do valor que precisaremos. Então, vamos propor junto a Câmara de Vereadores a busca desses recursos, através das várias instituições bancárias e federais que existem, para que possamos implementar esse grande plano de pavimentação municipal”.
- Criação de patrulhas em bairros e distritos.
- “Levando em consideração as oito regiões administrativas, cada uma delas vai ter uma equipe dedicada e com equipamentos para executar pequenos serviços e reparos. Não é para pavimentar uma rua ou fazer um volume muito grande de tapa-buracos. Mas aquele buraco da rua que aparecer, essa equipe terá condições de atender. Pintura de meios-fios, corte de grama, enfim, pequenos serviços para dar uma resposta imediata aquela comunidade. Vamos ter a patrulha de zeladoria dos distritos, também terão pessoas e equipamentos. Vamos fazer um dimensionamento de modo que essa equipe possa atender um ou dois distritos, dependendo da situação."
- “Levando em consideração as oito regiões administrativas, cada uma delas vai ter uma equipe dedicada e com equipamentos para executar pequenos serviços e reparos. Não é para pavimentar uma rua ou fazer um volume muito grande de tapa-buracos. Mas aquele buraco da rua que aparecer, essa equipe terá condições de atender. Pintura de meios-fios, corte de grama, enfim, pequenos serviços para dar uma resposta imediata aquela comunidade. Vamos ter a patrulha de zeladoria dos distritos, também terão pessoas e equipamentos. Vamos fazer um dimensionamento de modo que essa equipe possa atender um ou dois distritos, dependendo da situação."
Educação
- Ampliação do ensino integral, contando com espaços esportivos e culturais para receber alunos em contraturno. As opções citadas foram Edutec, Clube dos Ferroviários onde está localizada a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), Centro de eventos, Centro Desportivo Municipal (CDM) e o Complexo Esportivo Guarani-Atlântico
- “Temos a meta ambiciosa de ampliar [o ensino integral] em todas as escolas. Não é um processo rápido ou fácil. Para colocarmos o tempo integral nas nossas escolas municipais, vamos precisar de estrutura. Nem todas ou a maioria não tem como duplicar simplesmente seu espaço. Por isso, vamos ter que buscar alternativas para que possamos receber esses alunos no turno inverso ao do ensino”.
- Turno estendido em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
- “Hoje, o pai ou a mãe que deixa a criança (na escola) precisa pegar às 17h, 17h e pouco. Isso é um transtorno e dificulta, porque ainda é um horário de expediente para essas pessoas. Então, os responsáveis ou pais dessas crianças vão ter a tranquilidade de se dedicar ao trabalho, estudos ou atividades, sabendo que a criança estará em local seguro até às 19h. Em todas as nossas Emeis, vamos ter o turno estendido até às 19h”.
- “Hoje, o pai ou a mãe que deixa a criança (na escola) precisa pegar às 17h, 17h e pouco. Isso é um transtorno e dificulta, porque ainda é um horário de expediente para essas pessoas. Então, os responsáveis ou pais dessas crianças vão ter a tranquilidade de se dedicar ao trabalho, estudos ou atividades, sabendo que a criança estará em local seguro até às 19h. Em todas as nossas Emeis, vamos ter o turno estendido até às 19h”.
Revitalização
- Proposta de revitalização da Rua Alberto Pasqualini
- “Existe um projeto da UFSM que é ocupar aquele espaço do ‘garajão’ e transformá-lo em um espaço aberto de convivência e apresentações culturais. Então, vamos reformar esse espaço da Rua Alberto Pasqualini. Tenho absoluta certeza que será mais um ponto turístico da nossa cidade, agregando a todo o contexto que iremos ter”.
Assistência social
- Criação de um centro de referência especializado para a população de rua
- “O Centro Pop é algo que já estamos maturando e vamos implantar no nosso governo, que é um espaço que recebe os moradores de rua durante o dia e dá todas as condições para eles: alimentação, local para tomar banho e ficar”.
Agricultura
- Criação de um centro de abastecimento de produtos da agricultura familiar para atender as demandas local e regional
- “A ideia é que tenhamos um espaço para receber os produtos tanto da agroindústria quanto o fruto da plantação dos nossos agricultores familiares e, a partir disso, fazer uma distribuição. De alguma forma, já temos um convênio com cooperativas aqui de Santa Maria e isso já está acontecendo em determinada escala. Mas queremos ampliar isso”.
"Nós vamos ter um grande programa habitacional do Minha Casa, Minha Vida", diz candidato Valdeci Oliveira sobre habitação
Saúde
- O candidato propõe a implantação do terceiro turno em unidades de saúde, das 17h às 21h
- “Nós vamos implantar um terceiro turno na unidade de saúde da Região Norte, uma no Bairro Camobi e uma na Região Sul em um primeiro momento. São regiões que, depois das 16h30min, não têm nenhum tipo de cobertura de atendimento. Todas as pessoas que, por ventura, tiverem um problema de saúde, só têm duas alternativas: o Pronto Atendimento (PA) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)"
- Criação de equipes de Atenção Domiciliar para atendimentos de saúde
- “A ideia é que aquelas pessoas que não têm como ir até a unidade de saúde, acamadas ou com dificuldade de locomoção, possam ter atendimento em suas casas. As pessoas não podem ter dificuldades de acesso à saúde. Santa Maria, hoje, tem apenas 23 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), quando deveria, no mínimo, ter 70”
Conheça mais sobre o candidato aqui.
Infraestrutura
- Criação de programa para melhoria e conservação das vias urbanas
- “É um programa (Pé no Bairro) permanente da prefeitura que nós íamos para os bairros da cidade para fazer o que eu chamo de o dia a dia daquela comunidade. E nós temos que ter uma equipe técnica, preparada com equipamentos e a condição de implantar para fazer o serviço bem-feito”
- Elaboração de um diagnóstico das oito regiões administrativas de Santa Maria
- “Nós temos que trabalhar para que as regiões da cidade, cada vez mais, possam ser potencializadas, com infraestrutura necessária para que as pessoas tenham a oportunidade de ter todos os serviços próximos da sua casa"
Educação
- Implantação do ensino integral
- “Temos que trazer para Santa Maria, porque turno integral significa o aluno ir de manhã para a escola, sair no final da tarde e dentro do espaço do contraturno, digamos assim, ter várias atividades de cultura, esporte e lazer”
- Turno estendido nas Escolas Municipais de Educação Infantil
- “Quando falamos em turno estendido, estamos falando das escolas de educação infantil. Não podemos aceitar que uma cidade do tamanho de Santa Maria, boa parte das mães tenha que pegar os filhos às 16h30min ou 17h. Como que essas mães vão trabalhar? Como essas mães vão ter carteira assinada se os pais têm que pegar os filhos? O turno estendido é um debate que precisamos fazer, dialogando, vendo cada realidade”
Espaços públicos
- Construção de espaços urbanos em sintonia com a cultura contemporânea
- “Nós precisamos recuperar a Casa de Cultura, transformar a cidade em uma referência cultural no Centro, nos bairros e nas vilas… Vamos concluir o Centro de Eventos. Da mesma forma o Guarani-Atlântico e transformar aquele campo em um estádio municipal"
Habitação
- O plano de governo prevê zerar o déficit habitacional
- “Nós vamos voltar a ter um grande programa habitacional do “Minha Casa, Minha Vida”, junto com isso buscando ter na prefeitura um setor específico para a questão da regularização fundiária porque as pessoas querem casa, mas também querem a garantia de que onde estejam morando tenha um documento, possam ter uma escritura para poder ampliar a sua casa”
Segurança Pública
- Criação da Secretaria de Segurança Pública e a reestruturação da Guarda Municipal
- “Há a necessidade de ter a secretaria para que a gente possa acessar muitos recursos do governo federal, principalmente do Fundo Nacional de Segurança Pública. E vamos reorganizar a Guarda Municipal para que ela possa, de fato, ser mais equipada e ter mais pessoas”
Meio ambiente
- Criação de um Gabinete para Emergências Climáticas
- “Esse Gabinete, vinculado ao prefeito, é para poder agilizar, fortalecer a relação com a Defesa Civil e ter todo um quadro com capacidade de ação rápida em um caso de emergência”
Economia
- Programa Municipal de Transferência de Renda.
- “Temos que trabalhar a fome, é a coisa mais grave que existe. Se houver necessidade, temos que buscar alternativas de ter um Programa de Transferência de Renda que atenda verdadeiramente os mais vulneráveis. É um processo que se inicia e será amplamente debatido com todos os setores que trabalham com a questão da assistência social”