"Ele sempre foi apaixonado pela política, desde pequeno", afirma mãe do candidato Alidio da Luz

De convívio fácil, Alidio da Luz sempre foi apaixonado pela política e pela ajuda ao próximo. Apesar da convicção e do pulso firme na profissão, para as mulheres que inspiram o candidato, ele sempre foi uma pessoa brincalhona, tranquila e amorosa. Não faltam histórias que comprovam essas qualidades. Com a palavra, a mãe Celina da Luz Silva e a namorada Clarissa Maus.

O filho da Dona Celina

Alguns podem achar que é papo de mãe, mas Celina jura, de pés juntos, que Alidio é o melhor filho que ela poderia ter. Nascido em Santa Maria e sempre muito próximo dos pais, o candidato teve uma infância alegre e de muito estudo. A mãe faz questão de deixar registrado que ele sempre foi um ótimo aluno e nunca teve problema na escola:

– Meu filho é o maior presente que Deus me deu, é uma pessoa maravilhosa, sempre foi. Nunca ficou doente, nunca repetiu de ano e nunca deu problema. Desde pequeno, preocupado com todos. Ele também é brincalhão. Enche minha casa de alegria. Muito amoroso com nós. O pai dele então... Ele está sempre preocupado e querendo ajudar.

Foi em Santa Maria que Alidio passou os 32 anos. Aqui estudou, trabalhou e iniciou a carreira política. Após o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, ingressou na faculdade, onde se formou em Psicologia. Apesar do interesse na área e de um breve período no Exército, foi na política que encontrou o propósito de vida.

Foto: Arquivo pessoal


"Apaixonado pela política"

Alidio sempre foi apaixonado pela política. Desde pequeno, fazia questão de participar dos debates em casa. Aos 14 anos, ingressou na militância e nunca mais parou.

Ele sempre gostou, é apaixonado pela política. Tanto que ele serviu o quartel um ano e não quis continuar, mesmo sendo convidado. Não quis ficar por causa da política. Ele sempre teve ideias. Ele era pequenininho e já falava. A gente conversava sobre política e ele entrava no assunto, sempre gostou – revela a mãe.

Os pais sempre acompanharam de perto o amor do candidato pela políticaFoto: Arquivo pessoal

Outra característica marcante é a empatia. Celina conta que, quando pequeno, andava na rua e sempre queria ajudar – nem que fosse com uma moeda ou um prato de comida. Qualidade que, segundo a mãe, ele mantém até hoje:

– Ele sempre foi uma pessoa muito reservada. De não andar no mundo por aí. Tinha o videogame dele e era isso. Também sempre gostou de ajudar as pessoas. Quando pequeno, se tinha uma pessoa na rua, ele falava “mãe, tem um homem ali sentado, será que ele não está com fome?” Até hoje, temos esse hábito de tentar ajudar. E ele sempre foi assim. Ele seria um bom prefeito porque iria trabalhar para quem precisa. Ele não ia começar lá de cima, ia começar por quem precisa mesmo.


Amor em tempos de ato político

Foi em um ato político, em maio de 2021, que tudo começou: 1º de maio para ser mais exato. A namorada conta que antes disso, eles circulavam nos mesmos espaços, mas a conversa mesmo aconteceu naquele mês. Foi o amor de Alidio dos tempos de atos políticos:

– Foi no primeiro ato político que teve após a pandemia. Um ato de 1º de maio. Na época, eu participava do coletivo “Sou SUS”, mais ligado às pautas da saúde. Então, eu estava nesse meio, nós circulávamos nos mesmos lugares, mas nunca tinha se visto até esse dia. Foi quando começamos a conversar e partiu daí – lembra Clarissa.

Alidio e a namorada ClarissaFoto: Arquivo pessoal

O relacionamento, de cara, já foi aprovado pela família. Para a sogra, Clarissa já é de casa:

Ela é a filha que Deus me deu. E é uma parceirona dele. Fico feliz que tenha dado certo.


No tempo livre, churrasco e muita música brasileira

Entre uma agenda e outra, comida gostosa, leituras e muita música brasileira. Esses são os passatempos preferidos de Alidio com a família e a namorada. Para Clarissa, nada resume melhor a rotina do casal do que trocar uma ideia, ouvir música e ler um livro.

– Somos caseiros, mas também gostamos de sair para comer um xis, conversar e se divertir. Ele ama uma música, principalmente de artistas brasileiros como o Humberto Gessinger – conta Clarissa.

Já no domingo, não pode faltar um churrasco com a família. Mesmo em tempos de campanha eleitoral, eles fazem questão de se reunir.

– Nós estamos sempre juntos. Nos domingos, sempre assamos uma carne para comer. O dia de domingo é sagrado, precisamos almoçar ou jantar juntos. E ela (namorada de Alidio) mora bem pertinho aqui de casa, a duas quadras, então fica mais fácil – conta Celina.


Política e boa companhia
No dia a dia da campanha política, Alidio conta com o apoio da mãe e da namorada. Clarissa conta que, por conta da faculdade e do estágio, nem sempre pode estar presente. Mas, sempre que dá, faz questão de dar um “pulinho” nas agendas.

– Sempre que tem algum evento, eu acompanho. E no dia a dia também, quando tenho tempo, porque foi uma decisão importante para ele. Ele sempre teve esse perfil de tomar a frente, então foi um processo natural aceitar o desafio de ser candidato a prefeito – afirma a namorada.

Pais e namorada acompanham a campanha políticaFoto: Arquivo pessoal

Por problemas de saúde, Celina não pode estar na rotina da campanha, mas ajuda como pode. Nunca falta roupa lavada e um almoço pronto que, conforme a mãe, tem sido importantes na rotina apertada:

A roupa dele eu que cuido. As camisas sempre passadas e no cabide. Estou sempre aqui para ele, um prato de comida sempre tem. Eu confesso que tive um choque porque é a primeira eleição dele. Mas se ele está feliz, eu também estou. É o que importa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Anterior

"Na infância, ele foi um menino estudioso, mas também muito sapeca", conta a avó do candidato Giuseppe Riesgo

Eleições 2024: último final de semana de campanha tem caminhadas e carreatas na agenda dos candidatos ao Executivo de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: último final de semana de campanha tem caminhadas e carreatas na agenda dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Política