GOVERNO DO ESTADO

Após baixos preços, é suspensa a venda de ações do Banrisul

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quinta-feira a decisão de não dar continuidade ao processo da venda de um lote de ações ordinárias do Banrisul. O cancelamento do processo foi divulgado em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e, durante a manhã, o governador Eduardo Leite concedeu uma entrevista coletiva, no Palácio Piratini, para dar mais detalhes.

- Essa decisão se dá em defesa dos interesses do Estado. Tivemos ofertas em volume mais do que do suficiente para que se vendesse o lote completo das ações, no entanto, o preço ofertado não atendia ao que nós, governo, entendíamos como razoável para que essa operação fosse levada à conclusão. Nós entendemos que o negócio era consistente, era importante para o Estado, mas jamais faríamos uma venda a qualquer preço - completou.

Ebserh cria Central de Laudos em Brasília para desafogar o Husm

Leite reafirmou que o governo havia identificado a venda das ações ordinárias, mantendo o controle do Banrisul pelo poder público, como uma oportunidade de receita extraordinária para auxiliar o Estado a superar o déficit nas contas e que poderia ser utilizada de forma a colaborar com o programa de ajuste fiscal implementado em sua gestão.

O governador não descartou novas operações ligadas ao Banrisul, mas disse que de imediato o Estado está focado em outras ações estratégicas para recuperar o quadro fiscal e manteve o compromisso de pagar o salário dos servidores em dia.

CRÍTICAS
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), da oposição, criticou a tentativa de venda de ações do banco.

- Da forma como foi proposto, além de trazer prejuízos para os cofres do Estado, pois as ações estão subavaliadas, os recursos seriam utilizados para pagar custeio. Sempre fomos e continuamos sendo contra a venda do Banrisul, mesmo em parte, mas somos ainda mais contrários quanto ao destino que querem dar ao que for arrecadado com a venda das ações, que não é pensando no bem estar do funcionalismo, mas para pagar as contas do mês. É o mesmo que vender o almoço para comprar o jantar. Tira de um lado para colocar no outro e não resolve absolutamente nada da crise financeira pela qual passamos e não destina um único centavo para investimentos - disse Valdeci

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assessores da bancada do PT em Brasília ganham uma bolada Anterior

Assessores da bancada do PT em Brasília ganham uma bolada

Próximo

Trecho de rua cedeu, e moradores estão sem coleta de lixo

Política