No debate, candidatos apresentam propostas para saúde, segurança, condições de ruas e Parque Industrial; e deixam recado final

No debate, candidatos apresentam propostas para saúde, segurança, condições de ruas e Parque Industrial; e deixam recado final

Fotos: Beto Albert (Diário)

A menos de uma semana do primeiro turno das eleições 2024, os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria voltaram a se encontrar para mais um debate eleitoral. Na noite de segunda-feira (30), os postulantes ao Executivo se reuniram na sede do Grupo Diário para apresentarem suas propostas à comunidade sobre temas como saúde, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Confira abaixo as respostas dos candidatos, bloco a bloco, sobre os temas abordados no debate.


1º bloco 

  • Alidio da Luz  perguntou a Paulo Burmann quais as propostas para o transporte coletivo que, segundo o candidato, é um dos principais problemas em Santa Maria.

Resposta de Paulo Burmann (PDT): 

O candidato diz estar comprometido com o transporte público de qualidade para Santa Maria. As propostas do governo incluem restabelecer um novo plano de mobilidade urbana e melhorar, sobretudo, a qualidade do transporte público. Sobre o plano de tarifa social, ele complementa: 

“Isso (o plano de governo) inclui um estudo para termos uma tarifa social, ou seja, tarifa zero para o transporte público de Santa Maria”.


  • Paulo Burmann perguntou para Rodrigo Decimo sobre a política de educação inclusiva. 

Resposta de Rodrigo Decimo (PSDB):

O candidato mencionou sistemas de monitores que auxiliam a rede municipal, no que diz respeito às pessoas que precisam de assistência. Ele mencionou, ainda, o projeto da Casa do Autista: 

“Nós temos um projeto pronto, em fase de orçamentação, para termos a Casa do Autista, além da Apae, mais um apoio importante para todas essas pessoas”.


  • Rodrigo Decimo perguntou para Valdeci Oliveira “Como o senhor quer ser prefeito sendo um dos maiores devedores da prefeitura?”

Resposta do Valdeci Oliveira (PT):

O candidato afirmou que é ficha limpa e uma pessoa honesta. Além disso, disse que a dívida já está sendo contestada pela Justiça. E complementou: 

“Eu desafio qualquer um, que está aqui hoje, neste debate, a fazer qualquer questionamento sobre a minha honestidade” .


  • Valdeci Oliveira perguntou para Moacir Alves qual a proposta do candidato para mudar a realidade da saúde no município. 

Resposta do Moacir Alves (PRD): 

O plano de governo prevê a recriação do Centro Materno Infantil e a implementação de uma unidade voltada à saúde do idoso:

“Vamos recriar o Centro Materno Infantil e criar uma unidade de atenção à promoção da saúde e cuidando da doença do idoso”.


  • Moacir Alves perguntou para Roberta Leitão sobre um projeto da candidata que, segundo ele “obriga os médicos a ter uma multa se não conscientizarem a mulher, vítima de estupro, para ouvir os batimentos do feto”

Resposta da Roberta Leitão (PL): 

A candidata defende que o projeto referido propõe um direito às mulheres vítimas de estupro e que, conforme ela, não têm nenhuma prioridade no atendimento. Roberta ainda explicou que: 

“O texto do projeto cria um direito para que a mulher, caso ela deseje, fazer uma ultrassonografia, tenha prioridade nesse atendimento”.

  • Roberta Leitão pergunta para Giuseppe Riesgo sobre a gestão do atual governo e as heranças passadas na área da saúde em Santa Maria.

Giuseppe Riesgo (Novo):

O candidato mencionou dificuldades em relação ao atendimento em postos de saúde. No plano de governo, propõe a implementação do agendamento digital – em que as pessoas não precisam sair de casa para fazer o agendamento das consultas. Ainda sobre o cenário atual da saúde no município, ele complementou:

“Hoje, em Santa Maria, é proibido ficar doente a partir das 16h. Depois desse horário, precisa ir para o PA do Patronato ou Hospital Casa de Saúde e ficar esperando horas e horas”.


  • Giuseppe Riesgo perguntou para Alidio da Luz sobre quais as propostas do candidato em relação ao desenvolvimento econômico. 

Resposta do Alidio da Luz (PSol): 

No seu programa de governo, propõe uma radiografia de Santa Maria para saber em quais regiões o poder público deve incentivar o desenvolvimento econômico. Além disso, prevê a linha de crédito para pequenos e médios empresários. Ele complementou: 

“Com uma radiografia se vê as principais necessidades de cada região e como podemos qualificar a mão de obra daquele jovem que possa estar trabalhando aqui”.


2º bloco 

No segundo bloco, rodada de perguntas e respostas entre os postulantes, porém com tema definido previamente definido pela produção. Confira as propostas dos candidatos para o tema de saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico e segurança pública.


Saúde 

  • Rodrigo Decimo perguntou para Moacir Alves: "Quais são os seus projetos para que tenhamos, em Santa Maria, avanços em casos de urgência e emergência?"

Moacir Alves (PRD):
O candidato defendeu que é preciso equacionar as filas de urgência e emergência. Além disso, mencionou a proposta que propõe implementar uma UPA para os animais. Ainda sobre o tema, ele complementou:

"A fila nunca acaba. Na verdade, nós temos que equacionar a questão da fila e combater todas as doenças que possam vir".


Segurança Pública 

  • Moacir Alves pergunta para Roberta Leitão.

Roberta Leitão (PL):

No plano de governo, a candidata propõe a criação de uma Secretaria de Segurança Pública. Sobre a proposta, ela completou: 

"Não podemos permitir que o cidadão santa-mariense ande com medo na rua, conviva com 55 homicídios no ano e tenha o seu patrimônio lesado todos os dias".

Infraestrutura; condições das ruas

  • Roberta Leitão pergunta para Valdeci Oliveira: "O senhor conhece alguma rua, do seu mandato, que ainda esta em boas condições?

Valdeci Oliveira (PT):

Em defesa, o candidato afirmou que, foram 300 ruas asfaltadas durante o mandato – de oito anos . Ele complemento: 

"A Rua do Acampamento, a (Avenida) Rio Branco, a (Estrada) Capitão Vasco da Cunha, a (Avenida) João Machado Soares, a (Avenida) Osvaldo Cruz e tantas outras que hoje são ruas com nenhum tipo de problema". 


Desenvolvimento Econômico; Investimentos no Parque Industrial e Tecnológico 

  • Valdeci Oliveira perguntou para Giuseppe Riesgo: "O que você apresenta, concretamente, para o Distrito Industrial e para o Tecnoparque da nossa cidade?"

Giuseppe Riesgo (Novo):

O prefeiturável destacou a preocupação com o desenvolvimento econômico e oportunidades no mercado de trabalho aos santa-marienses. Sobre o tema, ele ainda ressaltou:

"Eu vou fazer com que Santa Maria seja a cidade amiga do empreendedor. A cidade que mais traz empresas, empreendimentos e empresas para cá".


Infraestrutura – condições das ruas

  • Giuseppe Riesgo perguntou para Paulo Burmann: "Cada lugar que a gente passa é uma cratera, um buraco. Qual a proposta do senhor para isso (condições das ruas)?"

Paulo Burmann (PDT):

No plano de governo, o candidato propõe uma política de pavimentação e melhoria das ruas, especialmente dos nos bairros que, conforme o candidato, estão totalmente abandonados. Ele complementa: 

"Parece que se criou um “cinturão” no centro da cidade e nos distritos que estão penando com as estradas"


Saúde 

  • Paulo Burmann perguntou para Alidio da Luz: "Com relação a atendimento hospitalar, comprovadamente deficitário para o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), qual a sua proposta para colocar em atividade toda a estrutura do Hospital Regional?"

Alidio da Luz (Psol):

O candidato afirmou que o partido (PSol) participou da abertura do Hospital Regional. Além disso, conforme o candidato, o PSol conquistou R$ 1 milhão de emenda para o hospital. Ainda sobre unidade de saúde, o candidato afirmou que:

"Na questão da saúde queremos, principalmente, a gestão plena para conseguir elaborar um programa e executar da melhor maneira possível".


Segurança Pública

  • Alidio da Luz perguntou para Rodrigo Decimo: "O senhor continua achando que está boa a segurança em Santa Maria com recorde de homicídios que vivenciamos hoje?"

Rodrigo Decimo (PSDB):

O candidato reiterou que tem trabalhado, como vice-prefeito, na prevenção dos casos de violência. Na oportunidade, ele citou a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciospe) e  também a instalação de videomonitoramento na cidade. Sobre as propostas para o tema, ele complementou: 

"Nós vamos avançar com a Secretaria de Segurança Pública, com a instalação de lâmpadas de LED, com escolas em tempo integral"


3º e 4 bloco

Nos 3º e 4º bloco, a dinâmica se repetiu. Perguntas com tema livre, com 30 segundos para quem pergunta, 1 minuto para quem responde, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica.

Nos blocos finais, houveram dois pedidos de direito de resposta concedidos aos candidatos Moacir Alves (PRD) e Roberta Leitão (PL).

Considerações finais

Ao término do último bloco, cada candidato teve até 1 minuto para as considerações finais. Confira abaixo, trechos do que disse cada candidato. A ordem das manifestações foi por sorteio. 


Moacir Alves (PRD): 

“Dizer, a Santa Maria, que você nos conhece. Nós estamos preparados, eu e Zeca Lima, para fazer Santa Maria sorrir novamente com saúde e segurança. Nós tivemos a possibilidade de melhorar a saúde de Santa Maria. E, seguramente, meu governo vai governar com servidores, qualificados que são, para que nós possamos dar encaminhamentos e responder aos lamentos da sociedade”. 


Paulo Burmann (PDT): 

“Essa é a hora de mudar, efetivamente, para uma nova proposta de gestão aqui em Santa Maria. Nós queremos colocar toda a nossa disposição, em relação à educação, em relação à saúde, em relação à segurança pública, em relação à infraestrutura… para que nós possamos, efetivamente, dar respostas à população de Santa Maria. Eu tenho experiência em gestão, em saúde, em educação e estou comprometido”.


Giuseppe Riesgo (Novo):

“Eu pergunto a todos aqueles que assistiram ao debate: Quem tem condições, verdadeiramente, de enfrentar o PT no segundo turno dessas eleições? Se pergunte, olhe esse debate, e veja quem tem essa possibilidade. Santa Maria precisa de uma visão nova de futuro, de crescimento, de desenvolvimento, de uma ideia nova e que seja uma cidade que faça a gente ter orgulho de viver aqui”.


Alidio da Luz (PSol):

“Nós precisamos ter, na Câmara de Santa Maria, uma nova composição. O PSol faz falta naquele Parlamento. Muitos nos perguntam: é possível, este ano, o PSol ter uma bancada de vereadores? Eu te respondo que sim, é possível! Se tu que votou na Alice (Carvalho), votar novamente, ou em qualquer outro candidato do PSol-Rede, vai contribuir para uma bancada combativa e que tem coragem”. 


Rodrigo Decimo (PSDB):

“Os candidatos oponentes colocam Santa Maria como terra arrasada. E você sabe, que está nos assistindo, sabe as entregas que houveram no nosso governo. Reconhecemos que não fizemos tudo, por isso que nós queremos a oportunidade de continuar a mudança de Santa Maria. Continuar aquilo que já começamos de forma segura, de forma sólida, com grandes entregas, principalmente na área de educação”.


Valdeci Oliveira (PT): 

“Eu queria pedir, a todo cidadão santa-mariense, que fizesse uma boa análise daquilo que construímos em Santa Maria. E, você, que todos os dias me recebe na tua casa, na rua, na porta da fábrica, na parada do ônibus… porque eu estou em tudo quanto é lugar. Eu quero afirmar contigo, que eu e Dr. Farret, estamos prontos para governar. Estamos prontos para fazer um processo democrático com muita parceria e participação popular”.


Roberta Leitão (PL):

“Realmente, nós só temos uma chance de vencer o passado do Valdeci, do PT, do Lula. E essa chance está nas minhas mãos. Da única mulher capaz de trazer a vida de volta a Santa Maria. Sim, nós temos pesquisa. Sim, nós estamos em segundo lugar e, se tu, não querer a esquerda e o PT governando Santa Maria, lembra: dia 6 de outubro, é Roberta e Marcelino”


Confira o debate na íntegra


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Avião de Lula tem problema técnico e precisa voltar ao México: aeronave ainda está no ar Anterior

Avião de Lula tem problema técnico e precisa voltar ao México: aeronave ainda está no ar

Ataques diretos, embates ideológicos e provocações: como foi o debate que abriu a semana decisiva das eleições em Santa Maria Próximo

Ataques diretos, embates ideológicos e provocações: como foi o debate que abriu a semana decisiva das eleições em Santa Maria

Política