infraestrutura

Trecho de rua cedeu, e moradores estão sem coleta de lixo

18.295

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Há 10 meses, moradores da Rua dos Canários, no Bairro Itararé, vivem uma situação preocupante. Por conta das chuvas, um trecho da rua, que tem cerca de 500 metros de extensão, acabou cedendo, e a tubulação que passa por baixo da via quebrou. A erosão fez com que a circulação de veículos pesados, como caminhões, ficasse restrita. Alguns continuam fazendo o trajeto normalmente, para fazer entregas e abastecer estabelecimentos comerciais da vizinhança. Já a empresa responsável pela coleta do lixo afirma que o risco de desmoronamento do asfalto é grande e, por isso, não há como prestar o serviço em toda a extensão da via. Desde então, o recolhimento do lixo está suspenso.

Bairros Dores e Nossa Senhora de Lourdes ficam sem água nesta quinta-feira

Segundo o motorista Atílio Conterato, 72 anos, foram inúmeros os pedidos feitos à Câmara de Vereadores de Santa Maria, para solucionar o problema.

- Nós já fizemos abaixo-assinado, solicitações, audiências... até agora, nada foi feito. Um tempo atrás, instalaram duas lixeiras, na entrada da rua, mas como há moradores cadeirantes e com dificuldade de locomoção, isso não ajuda muito. O nosso medo é que a rua caia enquanto alguém estiver passando. É um perigo, né? - comenta Conterato.

Mesmo com a instalação das lixeiras, o morador afirma que há o risco de o asfalto continuar cedendo com a passagem de veículos e pedestres pelo local. Vereadores da Comissão de Políticas Públicas da Câmara, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, reuniram-se, na semana passada, com lideranças da comunidade para tratar, entre outros assuntos, da reconstrução do bueiro danificado. A prefeitura alega que o local já foi vistoriado e, por se tratar de uma via de solo exposto e possuir uma complexidade maior, o processo para execução da obra está em andamento.

Segundo Severo, o processo de licitação para instalar nova tubulação, contenção, aterro e compactação está praticamente concluído, e os trabalhos devem começar até o início de outubro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Após baixos preços, é suspensa a venda de ações do Banrisul

Próximo

Santa Maria, que não é verde, está menos verde ainda

Política