Trabalhadores do transporte público de Santa Maria estudam entrar em greve

Trabalhadores do transporte público de Santa Maria estudam entrar em greve

Foto: Beto Albert (Diário)

Insustentável é o adjetivo usado pelo sindicato que representa os motoristas e cobradores de Santa Maria ao descrever a situação salarial. Eles aguardam a decisão entre os donos das empresas do setor e a prefeitura para receberem a reposição salarial válida a partir de 1º de fevereiro, pendente desde então. Uma das possibilidades discutidas pela categoria é entrar em greve se não houver apresentação de uma proposta após reunião nesta segunda-feira (17). 

O Ministério Público do Trabalho exigiu uma resposta da prefeitura. Isso foi acordado em sessão de mediação realizada no último dia 11, entre o Judiciário, prefeitura, sindicatos dos trabalhadores e também das empresas do setor.  Entre as pautas que devem ser discutidas, estão as soluções para os valores pendentes e o andamento quanto à planilha de custos do transporte público, que serve para orientar o valor da passagem. 

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Revindicação 

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover/SM), Rogério Santos da Costa, eles aguardam a resolução. O sindicato pediu a inflação do período, que seria 3,2%, e 6% de aumento real. Em números, um motorista hoje recebe R$ 3.332. O ideal seria R$ 3.878, diz a entidade.  

– Estamos estudando o chamamento de greve caso não haja nenhuma proposta após reunião. Já demos todo o prazo possível. Quando precisaram de nós (pandemia), não deixamos na mão. Nunca tivemos tanta dificuldade nas negociações. Os empresários dizem que não tem dinheiro porque a prefeitura não paga e nós ficamos no meio do fogo cruzado, com tudo subindo – pontua Costa. 

Valores pendentes 

Seriam R$ 14 milhões devidos pela prefeitura de Santa Maria. Esse número foi apresentado pelo diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Edmilson Gabardo. 

Entre os valores, o pagamento do subsídio (diferença da tarifa aprovada, de R$ 6,15, para a paga pelos passageiros, de R$ 5) por parte da prefeitura. Segundo a ATU, esse R$ 1,15 por passagem que a prefeitura deveria bancar já acumula cerca de R$ 7 milhões desde 8 de dezembro, quando essa diferença deixou de ser paga pelo município. 

Somado a isso, há mais R$ 7 milhões referentes aos valores devidos em 2020, ainda durante a pandemia. Gabardo ainda explica: 

– Não tem nada mais importante do que pagar os funcionários. Isso foi indicado, inclusive, pelo Ministério do Trabalho. 

Questionado pela reportagem, o secretário de Mobilidade Urbana do município, Orion Ponsi, indicou que o valor pendente de 2020 seria, no primeiro momento, R$ 10 milhões. Mas parte disso foi abatido, ficando um semestre de 2020 a ser pago. Já no que se refere ao subsídio de dezembro/2023 à maio/2024 , o montante pendente giraria em torno de R$ 5 milhões. 

Leia mais: 

Como pagar os valores? 

A última atualização na passagem do transporte público passou a cobrar o valor integral de R$ 5 dos santa-marienses. O ajuste pode ser uma das alternativas para amenizar os prejuízos alegados pelas empresas que operam o sistema de transporte público. 

O secretário Ponsi diz que a prefeitura não descarta o reajuste, principalmente neste momento em que recursos foram realocados para a assistência social após as chuvas de maio. A decisão impacta também o valor que será pago de junho á dezembro em subsídio da passagem. 

Gabardo, da ATU, indicou que a tarifa técnica já não é mais a mesma. Se em 2023 foi acertada como R$ 6,15, agora, já está na casa dos R$ 7. Se esse valor for confirmado, a prefeitura teria que decidir se mantém o valor de R$ 5 para a população. Feito isso, precisaria pagar um valor mais alto de subsídio para arcar com a diferença entre tarifa técnica e tarifa pública. 

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