![Mais de 34 mil famílias gaúchas vão receber o Auxílio Reconstrução nesta semana Mais de 34 mil famílias gaúchas vão receber o Auxílio Reconstrução nesta semana](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/938849/file/desktop/b24cb4df-f1a6-4388-9725-cac4cb42e28e.jpg?1716980262)
Foto: Eduardo Ramos/(PMSM)
No total, 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no Estado irão receber o primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução. O anúncio foi feito pelo ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, na terça-feira (28). Cada família irá receber o valor de R$ 5.100 ainda nesta semana. Elas foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e um integrante da família validou as informações.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
De acordo com o ministro, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa, que irá pagar o benefício.
– Tão logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse dinheiro vai estar na conta – informou Pimenta, em entrevista à imprensa em Porto Alegre, ao lado de demais ministros do governo federal.
Segundo o ministro, a meta é ter duas listas de famílias autorizadas por semana para pagamento do auxílio. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de 20 de maio até a manhã de segunda-feira (27), 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução. Desses, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após checagem dos cadastros enviados, sendo que 42.572 são de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A prefeitura de Porto Alegre encaminhou o cadastro de 24.516 famílias residentes no município na terça-feira.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que as prefeituras não precisam enviar os dados de todas as famílias atingidas de uma única vez.
– A medida que for formando uma lista, vai alimentando o sistema – disse.
Como funciona o cadastro e a confirmação do auxílio
Para a liberação do benefício, é necessário cumprir três fases:
- Prefeituras: as prefeituras dos municípios afetados devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas e das famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio Reconstrução;
- Famílias: a pessoa identificada como responsável pela família beneficiada precisará confirmar, desde o dia 27 de maio, o cadastro no site. É preciso acessar o botão Sou Cidadão pela conta registrada no site Gov.br, com o login e senha cadastrados. Caso haja erro de cadastro, as prefeituras deverão receber os cidadãos para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome;
- Pagamento: a Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.
As famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
Caso o beneficiário não tenha conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Leia também
- Prefeitura estima queda de R$ 35,9 milhões em ICMS devido às enchentes
- Viaduto da Uglione terá bloqueio nesta quinta; ação deve se repetir no sábado, informa o Dnit