opinião

O teste de fogo à oposição e aos governistas

18.386

O surgimento de três Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) de forma simultânea e inédita dentro do Legislativo de Santa Maria traz consequências diretas à política local. E, inevitavelmente, para todos os lados: aos dois blocos oposicionistas, e, ainda, ao bloco governista. A gestão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tem, neste segundo mandato, uma realidade bem adversa do que foi o primeiro governo do tucano. Lá, em 2017, ele tinha uma base com 16 vereadores. Hoje, são seis parlamentares.

O sexteto, que representa Pozzobom no Legislativo, carece de traquejo, de experiência e, inclusive, de um pouco de maldade. Pozzobom, a exemplo do primeiro mandato, está acuado e, principalmente, à deriva dentro da Câmara. A oposição, que tem todo mérito em saber se valer do papel que é facultada a ela, "sambou" na gestão tucana que não sabe sequer o que faz dentro dos corredores do casarão histórico do Legislativo.

Novo aponta problema no retorno às aulas para mais de 60 municípios

O time da oposição, devidamente bem estruturado, está pronto para o bom combate. À frente do embate, os governistas já demonstraram que não conseguem rebater a artilharia das críticas capitaneadas por Tubias Calil, do MDB, que lidera o bloco mais beligerante. Ao mesmo tempo, os progressistas Roberta Leitão e Pablo Pacheco são nomes que mostraram que não vieram a passeio à Casa. Eles dão o tom cadenciado das cobranças, e, não raro, são acompanhados pelos demais colegas.

Pozzobom, em uma coisa, não tem o que fazer: os nomes governistas são esses. Ou seja, ou eles engrenam na função que cabe a eles, que é a de "sair" em defesa da gestão tucana. Ou, então, a oposição seguirá dando as regras do jogo. O fato é que o tédio, nesta legislatura, não passa sequer perto da Rua Vale Machado. Se, no passado, as legislaturas anteriores estavam acostumadas "ao jogo de cena", nesta, isso não acontecerá. Mérito, até aqui, à oposição que está sedenta por sair do lugar comum.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O aniversário que Santa Maria não terá, mas outros virão com esperança Anterior

O aniversário que Santa Maria não terá, mas outros virão com esperança

Novo aponta problema no retorno às aulas para mais de 60 municípios Próximo

Novo aponta problema no retorno às aulas para mais de 60 municípios

Marcelo Martins