coluna marcelo martins

Com obra de R$ 26 milhões, cobertura de esgotamento chegará a 90% em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Obras da rede de esgoto do Bairro Camobi começaram em 2013 e devem ser finalizadas somente em 2023

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no fim da semana passada, um edital para a execução de obras das chamadas redes coletoras e ramais prediais de seis bairros de Santa Maria. Na prática, os serviços preveem a ampliação da rede de esgoto do município. De acordo com a publicação, as empresas interessadas poderão apresentar as propostas no dia 22 de janeiro de 2020. O investimento, de R$ 26 milhões, é da própria Corsan. Uma vez escolhida a empresa que ficará responsável pelos serviços, os trabalhos devem ser concluídos em até 24 meses. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A projeção da própria companhia é que, ao fim das obras (serão 56 km de tubulação), mais de 35 mil pessoas sejam beneficiadas. Um dos bairros mais populosos da cidade, o Pinheiro Machado, será contemplado com a ampliação do tratamento de esgoto. Além desse, outros pontos da cidade serão assistidos. São eles: os bairros Jockey Club, Medianeira, Alegria, Parque Dom Antônio Reis e vila Tomaz.

Atualmente, cerca de 65% dos moradores de Santa Maria contam com acesso à rede de esgoto, conforme a própria companhia. Ao fim da obra, a Corsan projeta que esse índice deve ficar entre 85% a 90%. O percentual considera, ainda, as obras da rede de esgoto do Bairro Camobi, iniciadas em 2013, e que devem se estender até 2023.

Decisão do passado
Ainda em julho de 2014, uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) gaúcho determinou que a Corsan teria de aumentar a rede de esgoto de Santa Maria e, com isso, chegar ao índice de 80% de alcance. A decisão, à época, atendia a um pedido do Ministério Público (MP) que questionava o cumprimento do acordo entre a companhia e a prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Toxoplasmose: transparência para não se ter histeria Anterior

Toxoplasmose: transparência para não se ter histeria

Pozzobom quer ser popular com o restaurante Próximo

Pozzobom quer ser popular com o restaurante

Marcelo Martins