Em 2022, o mercado de franquias foi um dos setores que manteve seu faturamento em alta, com crescimento melhor do que 2019, ano que não tivemos impacto da pandemia, por exemplo. Isso demonstra a notável resiliência deste segmento diante aos reflexos da pandemia. De acordo com a Pesquisa de Desempenho de Franchising 2022, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor alcançou um total em vendas de cerca de R$ 211.488 milhões, um crescimento de 13,2% em quatro anos. Outro aspecto positivo é média de 9 empregos diretos gerados por cada unidade de franquia, o que representa o potencial do setor em contribuir para a criação de postos de trabalho e impulsionar a economia local.
Modelo
Este tipo de negócio consiste no sistema onde o franqueador cede o direito de uso da marca para o franqueado. O modelo é garantido por meio da Lei de Franquias nº 13.966 (dez./2019). O tipo de contrato estabelece diretrizes para o uso e distribuição da marca e demais acordos. Franchising, do inglês, indica a jornada de transformar o negócio em um modelo replicável, onde é possível ser operado por meio de parceiros.
1º trimestre
A pesquisa do Desempenho do Setor publicada em maio, indica que o primeiro trimestre do ano o setor teve avanços sigficativos. Comparado com o mesmo período no ano anterior, o crescimento chegou a 17,2%. A recuperação do setor é considerada estável pós-pandemia. O mercado é favorável para empresas com um modelo de negócio consolidado, sustentável e com diferenciais de mercado competitivo.
Análise de franquiabilidade
O primeiro passo é realizar uma análise da situação atual do seu negócio para entender se ele pode virar uma franquia. Esse mapeamento observa o produto ou serviço oferecido, o potencial de atender outros tipos de mercados, a organização da empresa, comunicação e condições de mercado. Essa é a hora em que se olha para o posicionamento da marca, a capacidade de gerir múltiplos projetos, know-how do negócio (capacidades e habilidades de atuar com alguma atividade) e marketing do negócio.
Isso envolve avaliar a realidade do seu negócio e, se necessário, trabalhar para atingir as condições adequadas antes de avançar para a próxima fase.
Estruturação
Depois da análise, a estruturação ajuda a construir um modelo de negócio replicável e expansível, em que o franqueador começa a preparar sua empresa para ser uma franqueadora. A viabilidade financeira é analisada com base em cenários de desempenho e custos, embasada em um negócio comprovadamente bem-sucedido. Manuais detalham os processos e ferramentas para transferência de know-how (conhecimento prático). Enquanto isso, a estrutura da franqueadora é definida para atender as necessidades específicas, incluindo suporte e acompanhamento das franquias. Serviços como marketing e treinamento são oferecidos para garantir o sucesso da rede. E por fim, mas não menos importante, diretrizes são estabelecidas para a seleção de franqueados adequados ao perfil desejado.
Expansão
Nesta fase é importante seguir algumas etapas-chave, como: criar um plano de expansão, divulgação adequada e direcionada aos potenciais franqueados e consumidores finais, lidar com os procedimentos burocráticos, analisar os resultados da rede, e por fim, imprementação de melhorias.
Exemplos de sucesso em Santa Maria
O gestor de projetos do Sebrae, Carlos Henrique Karsten Junior, explica que Santa Maria é uma das cidades do interior do RS que possuí um dos maiores números de franqueadoras, são treze e mais três em fase de estruturação. Destacam-se a Químea que iniciou em 2016 seu processo de expansão, tornando-se a primeira franquia focada em serviços e consultoria ambiental do Brasil e hoje conta com 40 unidades. Outra empresa nascida em 2009 em Santa Maria, o Espetiño, estreiou na campanha Sebrae é para ti, e é um dos maiores cases do Sebrae no Projeto Franquias RS. Já possuí mais de 15 unidades no RS e em SC.
Nossa cidade é uma exportadora de modelos de negócios de sucesso e exemplo de empreendedorismo. E precisamos impulsionar ainda mais este modelo de negócios com vistas ao desenvolvimento economico local.
Análise de franquiabilidade
O primeiro passo é realizar uma análise da situação atual do seu negócio para entender se ele pode virar uma franquia. Esse mapeamento observa o produto ou serviço oferecido, o potencial de atender outros tipos de mercados, a organização da empresa, comunicação e condições de mercado. Essa é a hora em que se olha para o posicionamento da marca, a capacidade de gerir múltiplos projetos, know-how do negócio (capacidades e habilidades de atuar com alguma atividade) e marketing do negócio. Isso envolve avaliar a realidade do seu negócio e, se necessário, trabalhar para atingir as condições adequadas antes de avançar para a próxima fase.