O ecossistema de inovação de Santa Maria vivenciou significativos avanços no primeiro semestre deste ano. Em março, o Santa Maria+, Hub do Inova Centro no Instituto Caldeira foi lançado durante o South Summit Brazil 2023, e no mês passado, o Mercado da Vila Belga foi o cenário para a apresentação das diversas iniciativas, parcerias e resultados que estão sendo colhidos e que vem a somar nas estratégias desenvolvimentistas locais. Além disso, a cidade destacou-se pela grande presença na 1ª edição do Eli Summit RS, evento do SebraeX que reuniu os principais protagonistas da área no Estado, nos dias 31 de maio e 1º de junho em Santa Cruz do Sul.
Apresento, de forma breve, os avanços até o momento, resultado de uma soma de esforços de toda a comunidade.
Panorama
O Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) de 2022 revelou que estamos em 2ª posição no RS com melhores condições para atrair investimentos, atrás apenas da Capital – e em 11º no Brasil. A presença de um polo educacional, aliada à densidade populacional e empresarial da região, são também fatores que nos possibilitam o reconhecimento como um ninho de startups, ideias em ebulição e inovadoras – um desafio abraçado pelo movimento.
Ações locais
O objetivo do Inova Centro é de promover ações que coloquem Santa Maria no mapa da Inovação do Estado, sendo conhecida por sua potência na geração de conhecimento e mentes altamente qualificadas. São 3 focos de atuação do grupo: construir uma comunidade empreendedora, desenvolver uma governança e melhorar a comunicação do ecossistema.
Para isso, instituições agem em colaboração, com planos de ação voltados para o progresso e articulação estratégica alinhada à sua execução. Dessa forma, a cidade torna-se ainda mais atrativa aos olhos do mundo.
Quem faz parte?
Compõem o ecossistema local de inovação os membros da quadrupla hélice, que reúne: prefeitura municipal, entidades empresariais, movimento estudantil, três parques tecnológicos, duas incubadoras, uma aceleradora e mais de 70 startups de áreas tecnológicas e tradicionais – comunidade Santa Valley.
Santa Valley
Desde 2021 a comunidade já reuniu mais de 700 participantes em 16 encontros para realizar trocas, networking e conexões entre donos de negócios e potenciais entusiastas do tema. Temos aí a colaboração entre empreendedores que se reúnem em bares e restaurantes da cidade para realizar trocas de experiências, ideias e boas práticas, em um clima informal e descontraído.
Governança tática
Ao colaborar e unir esforços nas ações previstas de suas respetivas instituições, essa governança atua de forma conectada e orienta o progresso da cidade na mesma direção. São feitos encontros quinzenais e compartilhamento de ações e alinhamentos realizados em um grupo de WhatsApp. O grupo é horizontal e não possui liderança formal, e nas palavras da gestora de inovação do Sebrae, Sarah Bonfanti: “tudo o que é feito no ecossistema é resultado de todos. (...) Trabalhando em conjunto, cada um pode focar no seu papel”.
A trilha para inovar
São seis fases para auxiliar quem tem uma ideia ou negócio inovador. O primeiro passo é a sensibilização, com eventos e oficinas gratuitas sobre empreendedorismo. Em seguida, a ideação, que inclui iniciativas como o Programa Startup RS Start, com workshops e consultorias por profissionais capacitados. Destaco aqui que a primeira turma deste ano teve recorde de inscritos. A validação consiste na testagem do modelo de negócio com apoio da pré-incubadora. Em seguida, o início das operações da empresa, com o suporte dos Programas Locais de Incubação. Por fim, o estágio de expansão do negócio, onde são oferecidos programas de escala e estabelecem-se vínculos com os Parques Tecnológicos.
Santa Maria+
A iniciativa de ter um espaço de 30 m² no Instituto Caldeira em Porto Alegre gera oportunidades de desenvolvimento econômico, social e ambiental para a cidade. Isso permite que a tecnologia e a inovação local estabeleçam conexões com grandes empresas, startups, universidades, hubs e o poder público.